SMART FOREASE NO SALÃO AUTOMÓVEL DE PARIS

Concept. A smart celebra o 20.º aniversário no Salão Automóvel de Paris (4 a 14 de outubro) com a apresentação de um concept car que interpreta e incorpora de forma inovadora a condução divertida em ambiente urbano: o smart forease.

Trata-se de um modelo extrovertido e que oferece uma solução descomplicada para a mobilidade urbana. A céu aberto, o condutor encontra-se no centro da azáfama da cidade, na qual, graças ao motor elétrico, poderá conduzir livremente. O estilo aberto e minimalista é um tributo aos pioneiros concept cars “crossblade” (2001) e “forspeed” (2011) da smart.

Os modelos smart são, por natureza, veículos práticos. As qualidades fantásticas da marca serão evidenciadas aos visitantes do Salão Automóvel de Paris através do novo prótotipo. Reduzido ao essencial, é incondicionalmente aberto, não presta atenção às formas convencionais e, evidentemente, a sua propulsão é obtida com recurso a um motor elétrico. Segue o lema original da smart, reduzir ao máximo, defendendo a autêntica mobilidade urbana que continua a ser o conceito subjacente à marca.

Um concept emotivo

Quer a marca smart quer o smart forease significam emotividade, estilo de vida e atitude. O veículo deve a sua beleza à abertura do interior ao seu ambiente, à ausência de um tejadilho e ao para-brisas de menores dimensões. Com a pintura em branco metalizado e os elementos de cor em “stream green”, o smart forease promete uma experiência de condução descontraída, liberta das ideias convencionais, mas em harmonia com o ambiente que o rodeia.

Design: com base no smart EQ fortwo cabrio

Os designers deram vida à estética da marca smart com o smart forease, criando um sentimento de leveza que resulta da abordagem visionária e típica da smart (tranquilidade ao ser inovador): a beleza ímpar, a leveza e a energia (leveza energizante) são obtidas através da redução ao essencial (redução inteligente).

Tal como os anteriores concept cars “crossblade” (2001) e “forspeed” (2011), o novo concept não presta atenção à ideia convencional de que um veículo geralmente integra um tejadilho. É aberto aos raios solares e ao vento, permitindo aos seus passageiros desfrutarem de uma experiência de condução desafogada e pura. O para-brisas de menores dimensões oferece pouca resistência ao vento frontal. A segurança é uma cortesia das duas barras de proteção anticapotamento atrás dos bancos.
Os manípulos das portas, que estão embutidos na porta, conferem um toque de elegância, enquanto a pintura é em branco metalizado. Esta caraterística proporciona um contraste subtil com a célula Tridion em prateado mate e com os elementos brilhantes em “stream green”, quer no interior quer no exterior do modelo. Alguns destes elementos são imediatamente percetíveis, como os pespontos contrastantes em verde nos estofos, o contorno verde do interface de multimédia e as superfícies contrastantes em “stream green” nas laterais dos bancos. Outros destaques tornam-se aparentes num segundo olhar quando observados a partir de certos ângulos, como o elemento alveolar verde no interior das saídas de ventilação ou os detalhes nos faróis e nas jantes.

O conceito de veículo descapotável produz uma ligação entre o exterior e o interior, estando em evidência a permanente combinação total de cores. O interior contribui para o impacto exterior do veículo. Isto também é refletido nos detalhes tecnológicos retido pelo habitáculo. Uma caraterística de destaque corresponde aos dois ecrãs redondos no lugar das saídas de ventilação central no tablier – como se o ar fresco existente ainda não fosse suficiente! Os instrumentos podem ser utilizados, por exemplo, para apresentar os conteúdos da app “ready to”, que permite ao condutor partilhar o seu smart com amigos ou monitorizar as suas funções. Os altifalantes do sistema de áudio, fornecem uma perfeita qualidade de som para ouvir música ou realizar chamadas telefónicas, estão visivelmente integrados no painel traseiro do habitáculo.

A partir de 2020 na Europa só smart elétricos

O smart forease tem por base o smart EQ fortwo cabrio e integra todos os equipamentos que permitem a sua condução. É um tributo aos dois anteriores concept cars crossblade (2001) e forspeed (2011). Mostra também uma antevisão dos futuros modelos elétricos da marca. A smart é a primeira marca de fabricantes de automóveis a adotar uma mudança sistemática dos motores de combustão para os motores elétricos como meios de propulsão: desde 2017 que vende exclusivamente veículos elétricos nos EUA, Canadá e na Noruega.

A partir de 2020 irá comercializar também na Europa apenas veículos elétricos.

#TablierMagazine
Fonte: Daimler

Related posts