F1 GP RÚSSIA: GOLPE DE TEATRO DÁ VITÓRIA A LEWIS HAMILTON

Rússia. A 16.ª prova do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 – Formula 1 2018 VTB Russian Grand Prix, realizou-se este domingo e o vencedor foi Lewis Hamilton (Mercedes).

Ao vencer na Rússia Lewis Hamilton consegue a 70.ª vitória da carreira. Em segundo lugar ficou o seu colega de equipa Valtteri Bottas (Mercedes), e o terceiro a cortar a linha de meta foi Sebastian Vettel (Ferrari).
Lewis Hamilton (Mercedes) reforça, com esta terceira vitória consecutiva, a liderança do campeonato mundial de pilotos, com 306 pontos. Em segundo lugar na tabela de pilotos está Sebastian Vettel (Ferrari), com 256 pontos e, em terceiro Valtteri Bottas (Mercedes), com 189 pontos.
O Campeonato Mundial de Construtores é liderado pela Mercedes, com 495 pontos. Em segundo está a Ferrari, com 442 pontos e, em terceiro, a Red Bull Racing Tah Heuer, com 292 pontos.

A corrida…

12.15 hora portuguesa. 14.15 hora russa. Partida do GP da Rússia com Valtteri Bottas a segurar bem o ataque de Lewis Hamilton que por momentos teve Sebastian Vettel ao seu lado, mas que conseguiu debelar o ataque e manter-se atrás do colega de equipa.
Início do GP da Rússia muito emotivo.
Na segunda volta Valtteri Bottas começa a abrir para Lewis Hamilton, querendo ir embora. A distância dos Mercedes para os dois Ferrari também aumenta. Mais atrás Max Verstappen (a festejar o 21.º aniversário), partia da última posição da grelha mas, rapidamente se desenvencilhou da concorrência com uma condução precisa ultrapassou até chegar (na volta oito) à quinta posição. Brilhante. Atitude que também lhe valeu a distinção de Piloto do Dia – Veja aqui a partida de Max Verstappen.
Como dissemos Valtteri Bottas partiu bem superiorizando-se ao companheiro de equipa e mostrando que tinha uma palavra a dizer nesta corrida, No entanto, tudo se manteve até à altura da necessária troca de pneus. E o primeiro a ir às boxes foi mesmo Valtteri Bottas, na volta 13, seguindo-se-lhe Sebastian Vettel. Na frente fica Lewis Hamilton. E a “dança” nas boxes continuou pouco depois com a entrada de Lewis Hamilton, na volta 15. Curioso é que cada piloto do grupo da frente que foi às boxes para troca de pneus regressou sempre à pista e ocupou o 5.º lugar. Com esta situação Kimi Raikkonen e Max Verstappen ocupam momentaneamente a primeira e segunda posição.
E pouco mais atrás os Mercedes continuavam desenfreados a mostrar à Ferrari que estavam mais rápidos.
Chegados à volta 19, Max Verstappen, que curiosamente tinha partido do último lugar da grelha, como já dissemos, liderava a corrida. Atrás dele vinha Valtteri Bottas e Lewis Hamilton em andamento forte. Em quarto lugar Sebastian Vettel tentava acompanhar os Mercedes, mas o Ferrari não tinha andamento para aqueles.
E é na volta 25 que acontece o que podemos chamar de golpe de teatro – que acaba por dar a vitória a Lewis Hamilton. Valtteri Bottas recebe via rádio instruções de Toto Wolff chefe da equipa alemã, para deixar passar Lewis Hamilton, que teria problemas com os pneus e que ele ficaria a “travar” Sebastian Vettel. Bottas trava e espera que o colega de equipa o passe.
Até à volta 44 nada de novo. Só quando Max Verstappen vai à boxe para troca de pneus. Lewis Hamilton assume a liderança que não mais larga até ao final, ainda que Valtteri Bottas tenha questionado a equipa, também via rádio, se não haveria de novo troca de posições. A resposta foi negativa.

Uma resposta que não agradou a Valtteri Bottas que se mostrou constrangido durante a cerimónia no pódio.
Em entrevista afirmou:

“Um dia difícil. Um bom resultado enquanto equipa mas pessoalmente como todos viram foi um tanto difícil. Lewis está lutando pelo campeonato, então sempre temos um plano, mas foi isso”.

E Lewis Hamilton também se mostrou incomodado. Não festejou efusivamente a vitória, como é seu timbre e mostrou-se também constrangido. Em entrevista comentou:

“Na verdade, é um dia muito difícil. Valtteri foi um verdadeiro cavalheiro por me deixar passar. Para ter um um-dois normalmente estaríamos exultantes. Valtteri merecia ganhar… Mas hoje foi um verdadeiro esforço de equipa”.

Também Sebastian Vettel (Ferrari) comentou o que se passou em pista:

“Foi complicado. Eles (Hamilton e Bottas) funcionaram muito bem juntos. Eu tentei colocar pressão sobre Valtteri mas não podia chegar perto o suficiente… Foi uma boa corrida… Mas não o resultado que queríamos”.

A próxima prova, a 17.ª do campeonato, Formula 1 – Formula 1 2018 Honda Japanese Grand Prix, realiza-se de 5 a 7 de Outubro, no Suzuka International Racing Course.

Classificação Grande Prémio da Rússia

Classificação de Pilotos

Classificação Construtores

#TablierMagazine
Fonte: F1.com | Fotos: F1 Twitter / Portal A Tarde

Related posts