O PORSCHE 911 R EM MINIATURA QUE PODE SER SEU

Quebra-cabeças. Na constante “viagem” que fazemos diariamente pelas “estradas” da Internet, deparamo-nos com centenas de notícias. Umas mais interessantes que outras, como é sabido. De entre as últimas, que vi uma chamou-me a atenção por se enquadrar na perfeição no “nosso lado de criança”, à semelhança de outras que a Tablier.pt já editou.

Falamos do mais recente brinquedo da Porsche um quebra-cabeças 3D que reproduz na perfeição o 911 R, em miniatura.

Este brinquedo é uma réplica fiel do modelo construído há mais de 50 anos e que «representou um marco na história da Porsche». O fabricante em 2016 decidiu construir uma segunda geração deste clássico, geração que é retratada na miniatura fruto de parceria entre a Porsche e o fabricante de brinquedos Ravensburger.

“Estávamos empolgados por estarmos envolvidos neste projeto, trabalhando em conjunto com o nosso parceiro Ravensburger para recriar um dos nossos carros desportivos icónicos – nada mais que o 911 R – na forma de um quebra-cabeça 3D”, disse Oliver Eidam, responsável pelas parcerias e patrocínios na Porsche.

Neste trabalho os «engenheiros de Ravensburg foram tão meticulosos quanto os seus colegas em Weissach». E se a Porsche é meticulosa no que faz, os técnicos de Ravensburg não ficaram atrás e planearam tudo ao pormenor. «O primeiro passo no processo de desenvolvimento de um quebra-cabeças 3D é um estudo de viabilidade usando um modelo aproximado. Isto é seguido por um protótipo inicial. Com base nesse protótipo, o departamento de desenvolvimento de produtos técnicos divide o veículo em peças de quebra-cabeças individuais. O próximo passo é criar um design detalhado – o segundo protótipo», explicam.

O processo de produção também é meticuloso e segue regras. Neste sentido é explicado que «todos os quebra-cabeças 3D são fabricados usando um processo patenteado que envolve moldagem por injeção, marcação a laser do lado interno das peças com números de identificação e impressão do desenho no lado externo».

E que «o processo de projeto e fabrico precisa assegurar que o movimento das peças durante a pulverização seja minímo – especialmente quando peças do quebra-cabeças curvas e dobráveis estão envolvidas. Restringir o movimento das peças ainda é essencial para produzir uma superfície impressa com precisão, evitando que a cor se infiltre nas bordas de cada elemento do quebra-cabeças. Esta etapa do processo de fabrico assemelha-se aos testes do túnel de vento que ocorrem durante o desenvolvimento do carro desportivo real em Weissach».
E, claro, é preciso produzir algumas ferramentas e a adequada embalagem, antes de finalmente se arrancar com a produção em série do modelo.

Martin Fischer, engenheiro de desenvolvimento da Ravensburger comenta:

“Foi um desafio recriar a forma icónica do Porsche 911 R com a precisão e o máximo de detalhes possíveis. Isso e dividir os segmentos do quebra-cabeças foram os passos mais complexos do ponto de vista técnico”.

Este desafio em formato 3D, do 911 R, dá oportunidade a todos os fãs de quebra-cabeças – a partir dos dez anos – que gostem dos automóveis desportivos da Porsche, poderem experimentar o fascínio destas máquinas através da manipulação de 108 peças.
Está disponível na Loja Online da Porsche, no Museu da Porsche e na Porsche Leipzig, bem como na Loja Online Ravensburger e nas lojas de brinquedos.

Entretanto satisfaça a curiosidade e veja o Porsche 911 R em ação.




#TablierMagazine
Fonte: Porsche

Related posts