FERRARI MONZA SP1 E SP2: O NOVO SEGMENTO CHAMADO ‘ICONA’

Novo conceito. Os novos Ferrari Monza SP1 e SP2 foram revelados pela marca italiana por ocasião do Dia do Mercado de Capitais, na fábrica de Maranello. Os novos carros de séries especiais de edição limitada são os primeiros de um novo segmento chamado ‘Icona’, inspiram-se nos Ferraris mais evocativos dos anos 50 e apresentam a mais avançada tecnologia de carros desportivos.

Destinados a clientes e colecionadores, o Monza SP1 e SP2 fazem referência aos icónicos barchettas do passado: o 1948 166 MM, que originalmente inspirou o nome ‘barchetta’, e os 750 Monza e 860 Monza. Projetados com o único objetivo de vencer, esses modelos intransigentes ajudaram a construir a lenda da Ferrari nos anos 50, oferecendo inúmeras vitórias no World Sports Car Championship.

O Ferrari Monza SP1 foi projetado como um carro de estrada de um só assento que oferece uma experiência verdadeiramente única ao volante.

A segunda configuração, o Monza SP2, graças à eliminação da cobertura do tonneau e ao acréscimo de um segundo painel de proteção e uma segunda barra de protecção, é um veículo de dois lugares que permite ao passageiro partilhar as mesmas sensações do condutor.

O Monza SP1 e o SP2 apresentam um design exclusivo, a melhor relação peso-potência de qualquer barchetta, graças ao uso extensivo de fibra de carbono na construção, e detalhes distintos, como os faróis dianteiros e traseiros, jantes e interior, o que aumenta ainda mais a exclusividade destes carros. Equipados com o motor mais potente que a Maranello já construiu, um V12 de 810 cv, podem acelerar de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e 0 a 200 km/h em 7,9 segundos.

A arquitetura dos dois carros é baseada numa forma monolítica com um perfil de asa aerodinâmico onde a completa ausência de teto e pára-brisa deu aos projetistas a liberdade de criar proporções únicas.

O resultado é a sensação de velocidade alucinante normalmente experimentada apenas pelos pilotos de Fórmula 1, que deriva do conceito de um cockpit esculpido no próprio volume do carro que envolve o condutor.

O Centro de Design da Ferrari procurou criar um design muito puro, como se tivesse nascido de um único traço de lápis, para transmitir um ideal de elegância intemporal, forma minimalista e detalhes refinados. Soluções visualmente complexas, como as observadas em carros de corrida recentes, foram evitadas, dando lugar a uma linguagem de design formal mais discreta. Nunca um modelo expressou tal poder narrativo, destacando a ligação entre homem e automóvel.

Uma escolha radical foi feita para o design das portas compactas dos carros que se abrem para cima. Igualmente importante é o conjunto de asa em fibra de carbono que é articulado na frente para mostrar o imponente motor V12 uma vez aberto.


Tal como acontece com os modelos de corrida, a carroçaria de ambos os carros é feita inteiramente de fibra de carbono leve. Todo o interior é recortado no mesmo material com um acabamento natural para melhorar o impacto desportivo do design. A redução de peso e a configuração ‘barchetta’ garantem uma dinâmica única: perfeitamente equilibrada, sem qualquer tipo de rolamento, para uma condução pura e sem compromissos.

Porque estes são carros desportivos autênticos “en plein air”, um dos maiores desafios do projeto foi gerir os fluxos aerodinâmicos dentro do cockpit na ausência de um pára-brisa. A solução foi o inovador e patenteado “Virtual Wind Shield” incorporado na carenagem à frente do painel de instrumentos e do volante. O “Virtual Wind Shield” desvia uma parte do fluxo de ar para manter o conforto de condução.

Especialmente para os proprietários do Monza SP1 e SP2, a Ferrari, em colaboração com duas das principais marcas de luxo, Loro Piana e Berluti, criou acessórios elegantes. A seleção para o condutor inclui macacões de corrida, jérsei, capacete, luvas, lenço e sapatos de condução. Estes apresentam uma série de soluções técnicas para garantir um ajuste confortável e garantir a liberdade de movimento durante a condução.

Aqui fica a World Premiere destes ícones.




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Fonte: Ferrari

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