NISSAN REVELA OBSERVATÓRIO ESPACIAL MÓVEL: CONCEPT NAVARA DARK SKY

Concept. A Nissan revelou esta quarta-feira, no Salão Automóvel de Hannover de 2018, o concept Navara Dark Sky, “afirmando assim que o céu nunca é o limite”.

O projeto desenvolvido em colaboração com a Agência Espacial Europeia (ESA), funciona como um laboratório de astronomia móvel, incluindo, pela primeira vez a nível mundial, um telescópio com capacidades de observatório astronómico montado num reboque todo-o-terreno personalizado.

Tratando-se da mais recente materialização da Mobilidade Inteligente da Nissan, o veículo está equipado com a tecnologia de assistência ao condutor ProPILOT, a qual foi atualizada para permitir que a Navara se tornasse mais segura e conveniente nas operações de reboque.
A ESA está a realizar um mapeamento das estrelas com uma precisão inédita através da utilização do satélite Gaia, o qual já observou mais de mil milhões de estrelas. O protótipo Nissan Navara Dark Sky apoia este projeto ajudando os astrónomos a realizar observações de acompanhamento do universo a partir de localizações de difícil acesso, denominadas “dark sky” (céu escuro) porque afastadas do brilho noturno das zonas urbanas, que reduzem a visibilidade do céu.

“O concept Nissan Navara Dark Sky é um exemplo brilhante de como a Nissan pode ser um verdadeiro parceiro, permitindo que os nossos clientes se desloquem sem limites”, afirmou Ashwani Gupta, vice-presidente Sénior da unidade de negócios de veículos comerciais ligeiros da Nissan. “Através da Mobilidade Inteligente da Nissan e do ProPILOT, estamos a criar as melhores soluções para as fronteiras empresariais do futuro, independentemente da complexidade das necessidades comerciais”.

O veículo inclui um conjunto de funcionalidades inteligentes que foram otimizadas para cumprir os requisitos dos clientes dos veículos comerciais:

– O sistema ProPILOT aumenta o controlo do condutor ao combinar as tecnologias de Controlo Inteligente da Velocidade de Cruzeiro e de Assistência à Condução da Nissan. Esta solução conserva a distância relativamente ao veículo da frente mantendo simultaneamente o automóvel e o conjunto centrados durante a condução em faixa única, inclusive em curva;

– O sistema de Câmara Inteligente de Visão 360º foi atualizado para incluir o reboque, proporcionando ao condutor uma vista aérea de 360º em torno do veículo e de todo o conjunto, facilitando a operação de estacionamento;

– O Aviso de Ângulo Morto foi melhorado para realçar objetos em ângulos mortos dentro do alcance do reboque;

– O Alinhamento de Acoplamento de Reboque Inteligente permite que a Navara assuma o controlo da direção, da aceleração, do travão e da caixa de velocidades, de forma a conseguir manobrar automaticamente e alinhar com o reboque para acoplar facilmente;

– As baterias portáteis da Nissan utilizam tecnologia de veículos elétricos proveniente do Nissan LEAF para assegurar o abastecimento de energia, independentemente de quão remota for a localização.

No centro do reboque encontra-se o telescópio ultra potente PlaneWave. As tecnologias otimizadas de Mobilidade Inteligente da Nissan permitem transportar o telescópio para localizações remotas de céu escuro.

“O concept Nissan Navara Dark Sky permite realizar observações em locais muito remotos, evitando a poluição luminosa e transportando telescópios de forma segura e fácil”, afirmou Fred Jansen, diretor Sénior de Missão da ESA para o Gaia.

“Telescópios como o que se encontra no reboque são necessários para realizar o estudo de planetas e estrelas na nossa galáxia, permitindo campanhas de acompanhamento a partir da Terra através dos dados proporcionados pelo Gaia”.

Paolo D’Ettore, diretor da unidade de negócios de VCL da Nissan Europa, disse: “Na Europa, quase um quarto dos nossos clientes da Navara utilizam o reboque regularmente. Utilizando as tecnologias da Mobilidade Inteligente Nissan, quisemos construir a pick-up mais avançada e capaz para responder às suas necessidades. O resultado é o concept Nissan Navara Dark Sky e, no futuro, pretendemos tornar o reboque uma atividade mais simples e mais confortável para todos os nossos clientes”.

Nissan Navara Dark Sky inspirada no cosmos

O design do protótipo Nissan Navara Dark Sky foi inspirado no cosmos. O esquema de cores escuras exterior representa temas da nebulosa recorrendo a padrões paramétricos, e o interior alia as tonalidades profundas do céu noturno aos tons laranja do pôr-do-sol.

O debruado em laranja refletor nos assentos também proporciona visibilidade no interior do veículo, tornando desnecessária a utilização de luz branca, a qual iria perturbar a visão noturna do astrónomo.

Uma vez que a luz vermelha é a que menos afeta a visão noturna dos humanos, a Navara e o reboque utilizam exclusivamente iluminação vermelha para evitar perturbações no campo visual durante as observações.
Trabalhando em estreita colaboração com a ESA, o módulo do reboque também incorpora uma atmosfera especial refrigerada, permitindo que o telescópio permaneça estável e calibrado à temperatura ideal durante a deslocação para as diferentes localizações.
Após a chegada, geralmente a localizações de difícil acesso, o tejadilho mecanizado do módulo do reboque pode ser aberto para focar o telescópio no céu noturno. Utilizando um espelho de 40 centímetros (primário), tem capacidade para proporcionar visualizações detalhadas para lá dos anéis de Saturno, para galáxias distantes, nebulosas e supernovas.

Robustez e motor diesel biturbo

O concept Nissan Navara Dark Sky foi projetado tendo em vista a robustez para salvaguardar as exigências dos clientes. Um acoplamento de reboque seguro aliado a um chassis robusto em escada, um motor diesel biturbo de 2.3 litros e 190cv e 450Nm de binário permitem que a Navara enfrente terrenos difíceis em áreas remotas e reboque facilmente o peso do módulo do telescópio.

A Navara e o reboque integram conjuntos de baterias portáteis de VE, tirando partido da tecnologia de baterias de veículos elétricos. Quando instalados, os conjuntos de bateria estão constantemente em modo de carregamento e prontos a utilizar sempre que necessário.

Entre as funcionalidades inteligentes adicionais encontram-se o Wi-Fi, uma estação com um portátil e transmissão UHF para comunicar dados instantaneamente, em qualquer zona do mundo. Oito unidades radar combinadas, em cada canto do automóvel e do reboque, informam o condutor sobre a área circundante do veículo através do ecrã tátil do sistema de infotenimento NissanConnect no painel de instrumentos.
Os sistemas líderes mundiais de Mobilidade inteligente da Nissan permitem que a Navara manobre o reboque do telescópio até à posição ideal. Os sensores de radar e as câmaras analisam o terreno e identificam a localização correta e estacionam e estabilizam o reboque. Em comparação com a Navara de série, a altura de condução total do concept Nissan Navara Dark Sky foi elevada, criando uma distância ao solo extra para reforçar a atitude “todo-o-terreno” do veículo.
Após o Salão Automóvel de Hannover, a Nissan vai doar o telescópio para transmitir o espírito de exploração e aventura e para inspirar e educar as gerações do futuro.

Agência Espacial Europeia (ESA) criada em 1975

A ESA é uma organização intergovernamental criada em 1975 com a missão de dar forma ao desenvolvimento da capacidade espacial europeia e assegurar que o investimento no espaço beneficia os cidadãos da Europa e do mundo.
A ESA tem 22 estados membros: Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha, Suécia, Suíça e o Reino Unido. A Eslovénia é um membro associado.
A ESA estabeleceu cooperação formal com seis estados membros da UE. O Canadá participa em alguns programas da ESA no âmbito de um Acordo de Colaboração.
Através da coordenação dos recursos financeiros e intelectuais dos seus membros, a ESA pode realizar programas e atividades que ultrapassam o âmbito de qualquer país europeu isolado. Está a trabalhar em particular com a UE na implementação dos programas Galileo e Copernicus bem como com a Eumetsat no desenvolvimento de missões meteorológicas.
A ESA desenvolve os veículos de lançamento, os veículos espaciais e as instalações no solo necessárias para manter a Europa na vanguarda das atividades espaciais a nível global.
Atualmente desenvolve e lança satélites para observação terrestre, navegação, telecomunicações e astronomia, envia sondas às zonas mais longínquas do sistema solar e colabora na exploração humana do espaço. A ESA também possui um sólido programa de aplicações focado no desenvolvimento de serviços de observação terrestre, navegação e telecomunicações.

Saiba mais sobre a ESA em www.esa.int

#TablierMagazine
Fonte: Nissan

Related posts