JEEP® CHEROKEE: 44 ANOS DE HISTÓRIA

Quatro milhões. Cherokee é um dos nomes mais marcantes na história da Jeep®. Este nome é icónico e suscita emoção; é um nome que representa 44 anos de história e quase quatro milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

Novo novo Jeep® Cherokee lançado na Sicília

O cenário de charme siciliano, que acolheu recentemente, o lançamento internacional à imprensa do novo Jeep® Cherokee, foi o local ideal para apresentar a história deste modelo.


Como todos os outros modelos na família Jeep, o Cherokee nasceu dos valores centrais da marca – paixão, autenticidade, aventura e liberdade. No entanto, desde o início que tem mostrado também um caráter próprio e um espírito de inovação único. Isto ajudou o modelo a dar início ao segmento dos SUV de dimensões médias e a torná-lo no maior do mundo, com mais de 12 milhões de vendas por ano.
Passemos em revista a história da evolução deste modelo, que faz os sonhos dos fãs da Jeep em qualquer canto do mundo.

A primeira geração (1974 – 1983): dirigida às famílias jovens

Quando a primeira geração do Jeep Cherokee (SJ) foi apresentada em 1974, o público-alvo eram jovens entusiastas de 4×4. Entusiastas que talvez tivessem família, mas mesmo assim queriam continuar a desfrutar o ar livre. Os designers e os engenheiros da Jeep criaram um veículo para o condutor do CJ, modelo mais pequeno da marca, que desejava um veículo fechado maior, para levar a família numa aventura ou apenas para ir às compras. O Cherokee de 1974 baseava-se no Wagoneer, mas no início oferecia apenas um modelo de duas portas.
Este utilitário desportivo de duas portas era equipado com o revolucionário sistema de tração às quatro rodas Quadra-Trac, que proporcionava tração automaticamente utilizando um terceiro diferencial de deslizamento controlado, que monitorizava constantemente a tração das quatro rodas.
Novidade na gama Cherokee foi a comercialização, em 1977, de um modelo de quatro portas, que podia ser utilizado diariamente nas deslocações para o emprego, ou para uma saída em família fora de estrada. Disponível nas configurações base, carroçaria larga, “S” e Chief, havia um Cherokee para todos os que quisessem aventura com conforto e estilo, incluindo, em 1978, um pacote elegante “Levi Edition” que permitia ter o tecido dos bancos no padrão dos famosos jeans de denim azul da Levi-Strauss.


Em 1980, o Cherokee tinha construído a sua reputação como um dos mais versáteis SUV do mercado. A robusta construção e o amplo e confortável habitáculo para seis passageiros tornaram-no a escolha ideal para quem desejava fazer viagens, com qualquer tipo de condições meteorológicas ou condições da estrada. Alguns dos elementos de série incluíam transmissão de quatro velocidades com relação curta completamente sincronizada, rodas dianteiras de cubo livre e barra dianteira estabilizadora. O Cherokee SJ foi produzido até 1983 e foi substituído pelo Cherokee XJ.

A segunda geração (1984 – 2001): a revolução do mercado dos SUV

Quando apresentada em 1984, a segunda geração do Cherokee, ou série XJ, veio revolucionar de forma significativa o mercado dos SUV. Uma das principais caraterísticas do XJ era a estrutura híbrida e construção monobloco que dava maior rigidez e ajudava a reduzir o peso e o consumo de combustível. Havia ainda uma nova suspensão dianteira “Quadra-Link” para manter a durabilidade de um eixo dianteiro sólido e melhorar o comportamento dinâmico e a condução, e montagem robotizada para otimizar os acoplamentos e os acabamentos. Meia tonelada mais leve do que o antigo Cherokee, 10 cm mais baixo, 15,2 cm mais estreito e com menos uns incríveis 53,3 cm de comprimento, a série XJ oferecia 90% das capacidades do antigo Cherokee. O Cherokee criou o segmento de mercado dos SUV de dimensões médias e foi líder de vendas consistente no mercado dos SUV compactos durante 17 anos.
Com 29,7 cm de distância ao solo, ângulo de ataque de 28,4 graus e ângulo de saída de 31,2 graus, opção entre dois sistemas de tração 4×2 e 4×4 – SelecTrac e CommandTrac em movimento – e quatro portas –, o Cherokee dominou o seu segmento de mercado durante anos.
O XJ Cherokee cehgou à Europa no início de 1985, tendo o modelo com volante à direita sido introduzido no Reino Unido em 1993.

A terceira geração (2002 – 2007) e quarta geração (2008 – 2013)

A terceira geração (KJ) substituiu a série XJ antes de ser substituída pelo modelo da quarta geração (KK). As duas gerações foram vendidas como Liberty na América do Norte e Cherokee na Europa.
A série KJ esteve disponível de 2002 a 2007 e foi o primeiro veículo da Jeep a utilizar suspensão dianteira independente desde o Wagoneer nos anos 60. Estava disponível nos nas versões Limited, Renegade e Sport e apresentava os sistemas de tração às quatro rodas Select-Trac temporário ou Command-Trac permanente.
Disponível de 2008 a 2013, a quarta geração do Cherokee (KK) foi apresentada em 2008. Durante este tempo, o Cherokee apresentou-se em dois níveis de equipamento básicos – Sport e Limited – mas, para satisfazer as exigências dos clientes, existiram várias edições especiais, incluindo a Renegade, Latitude, Arctic e 70.º aniversário.

Quinta geração do Jeep Cherokee (2014 – hoje): capacidade de todo-o-terreno excecional

A quinta geração do Cherokee começou a ser comercializada na Europa em 2014. O Cherokee KL, como é conhecido, foi o primeiro modelo da Jeep a usar a plataforma Compact U.S. Wide (CUS-wide), desenvolvida em conjunto pela Chrysler e a Fiat. Disponível nos níveis de equipamento Sport, Longitude, Limited e o mais recente especialista todo o terreno da gama Jeep Trailhawk, o Cherokee de 2014 foi o primeiro veículo 4×4 a oferecer a desconexão do eixo traseiro quando a tração integral não é necessária, o primeiro SUV de média dimensão a adotar a transmissão automática de nove velocidades e o primeiro a apresentar vários sistemas de tração integral, incluindo Active Drive I, Active Drive II e Active Drive Lock para capacidades todo o terreno de referência.
O novo e atualizado Jeep Cherokee, que está agora a ser introduzido na Europa, é o veículo com maiores capacidades da sua categoria – um veículo que nasceu para “ir a qualquer lugar” e “fazer qualquer coisa”, oferecendo os mais altos níveis de segurança, versatilidade e capacidade. Está tão à vontade com as exigências da vida citadina moderna como com as aventuras no terreno, graças às características de funcionalidade e capacidades 4×4 sem paralelo, complementadas com a mais recente tecnologia em termos de comportamento em estrada, conforto, entretenimento, segurança, comodidade e proteção.
O novo Cherokee apresenta um design renovado que realça a personalidade premium da marca, mas mantendo-se fiel ao icónico estilo da Jeep. Dispõe de iluminação LED, capot caraterístico em “cascata” com nova estrutura em alumínio leve e nova porta traseira.No interior, há todo um conjunto de tecnologias de fácil utilização para maior conforto, conectividade e proteção dos ocupantes, enquanto a superior qualidade dos materiais e da construção revela verdadeira atenção ao pormenor.

#TablierMagazine
Fonte: Fiat Chrysler Automobiles

Related posts