RALI DA TURQUIA: EXCELENTE PRESTAÇÃO DA TOYOTA GAZOO RACING

Dobradinha. A TOYOTA GAZOO Racing alcançou um excelente resultado no exigente Rali da Turquia, com os pilotos Ott Tänak e Jari-Matti Latvala a ocupar os dois primeiros lugares do pódio.

Esta é a primeira vez que a Toyota consegue este resultado, desde o regresso da equipa ao Campeonato Mundial de Ralis no início de 2017, levando-a ao topo da classificação de fabricantes.

Esta é também a terceira vitória consecutiva do estónio Ott Tänak e do Toyota Yaris WRC. É ainda a primeira vez que qualquer piloto ou equipa atinge esta consistência de vitórias, desde que teve início a mais recente era de “World Rally Cars” na temporada passada.

Rali da Turquia: uma prova muito dura

Ausente do calendário do WRC desde 2010, o Rali da Turquia foi uma prova dura para todas as equipas e pilotos, com etapas inteiramente novas em estradas de terra solta e pedras, que se mostraram extremamente exigentes para carros e pneus. Terminaram apenas cinco WRCs e a focalização da Toyota e seus pilotos na fiabilidade e em evitar erros acabou por trazer dividendos.


O Rali da Turquia teve início na quinta-feira à noite com a super especial noturna de 2 km, em Marmaris. Ott Tänak foi o piloto mais rápido da Toyota em terceiro, com Esapekka Lappi em sétimo e Jari-Matti Latvala em nono. Sendo que os três Yaris WRC da TOYOTA GAZOO Racing estavam a apenas quatro segundos do líder.

A manhã de sexta-feira revelou-se desafiante para pilotos e máquinas devido ao piso, muito agreste, com muitas pedras e pó. O Toyota Yaris WRC de Jari-Matti Latvala terminou o primeiro dia inteiro de rali na quarta posição, a 16,3 segundos do primeiro classificado. Ott Tänak teve uma manhã difícil, mas, durante a tarde, conseguiu imprimir um ritmo mais forte e foi o mais rápido na última especial do dia, subindo para quinto lugar da geral. Depois de chegar em segundo, nas duas últimas especiais, Esapekka Lappi terminou o dia em sétimo, a apenas alguns segundos do colega Estónio.

Dureza da prova atinge rivais da TOYOTA GAZOO Racing

No sábado, Ott Tänak manteve o andamento consistente e um ritmo forte ao longo das três especiais da manhã, subindo para segundo lugar ao meio-dia, logo à frente de Latvala.

A dureza da prova atingiu os rivais na primeira etapa da tarde e Tänak conseguiu o melhor tempo, alcançando a liderança, com o seu colega Latvala a subir para segundo lugar. Os dois pilotos da Toyota concluíram em segurança o resto do dia, com Tänak a dilatar a sua liderança para o seu colega Latvala para 13,1 segundos e a mais de um minuto de vantagem para o piloto em terceiro. Esapekka Lappi estava em sexto lugar da geral quando fez um pião na última especial da manhã e que deixou o seu carro preso na beira da estrada, sem possibilidade de continuar em prova.

Nas quatro especiais de domingo, os dois pilotos da frente continuaram a evitar problemas. Tänak venceu o Rali com 22,3 segundos sobre o colega Latvala e a quase um minuto e meio do terceiro classificado. Com este resultado a Toyota somou 43 pontos para o campeonato de fabricantes, com cinco pontos de avanço quando faltam apenas três ralis até ao final da época. Tänak, que também obteve três pontos com o terceiro lugar na Power Stage, subiu para segundo lugar na classificação de pilotos, a apenas 13 da liderança. Latvala, obteve o quarto melhor tempo na Power Stage, subindo para quinto na classificação atrás de Lappi.

Presidente da Toyota: “Agradeço a todos os fãs pelo seu apoio contínuo à equipa”

Akio Toyoda, presidente da Equipa e da Toyota, no último dia de prova comentou:

“Depois da Finlândia e Alemanha, a TOYOTA GAZOO Racing, conseguiu um ótimo resultado pela terceira vez consecutiva. Fico feliz, tal como os fãs que nos apoiam em todo o mundo. O rali da Turquia foi muito duro, muito para além das nossas expectativas, para todos os componentes do carro, incluindo chassi, motor e pneus devido ao piso com pedras e às altas temperaturas. Ao terminar com este resultado, agradeço aos pilotos, co-pilotos e a todos os membros da equipa. Obrigado a todos e parabéns! Durante o rali, o Yaris WRC não funcionou perfeitamente o tempo todo. Havia problemas menores para cada carro e cada piloto teve que ser cauteloso chegando ao parque de assistência e melhorando o carro juntamente com os engenheiros e mecânicos para depois continuar em prova… foi assim que alcançamos o pódio.

Quando terminou em segundo lugar da geral, Latvala disse que no domingo iria pilotar para a equipa e o seu colega de equipa. Estou contente por ver o resultado desse trabalho em equipa. E estou orgulhoso não só dos vencedores, Tänak e Järveoja, mas também de todos os meus colegas da TOYOTA GAZOO Racing que se esforçaram ao máximo para que isso acontecesse. Nesta equipa, a Toyota Motor Corporation trabalha para fabricar carros que os condutores podem conduzir com mais facilidade. Juntamente com os nossos fantásticos companheiros de equipa continuaremos a fazer automóveis cada vez melhores para partilharmos mais alegrias no futuro. Agradeço a todos os fãs pelo seu apoio contínuo à equipa”.

Classificação final do Rali da Turquia (Domingo – para mais informação: www.wrc.com)

1.º – Ott Tänak/Martin Järveoja (Toyota Yaris WRC) 3h59m24.5s
2.º – Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila (Toyota Yaris WRC) +22.3s
3.º – Hayden Paddon/Seb Marshall (Hyundai i20 Coupe WRC) +1m46.3s
4.º – Teemu Suninen/Mikko Markkula (Ford Fiesta WRC) +4m10.9s
5.º – Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai i20 Coupe WRC) +7m11.7s
6.º – Henning Solberg/Ilka Minor (Skoda Fabia R5) +13m40.6s
– Jan Kopecky/Pavel Dresler (Skoda Fabia R5) +18m25.2s
8.º – Simone Tempestini/Sergiu Itu (Citroen C3 R5) +19m37.1s
9.º – Chris Ingram/Ross Whittock (Skoda Fabia R5) +20m21.3s
10.º – Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford Fiesta WRC) +20m51.2s
Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota Yaris WRC) desistiram

#TablierMagazine
Fonte: Toyota Caetano Portugal

Related posts