F1: LEWIS HAMILTON VENCEU GP SINGAPURA

Singapura. A 15.ª prova do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 – Formula 1 2018 Singapore Airlines Singapore – Grand Prix Singapore, no Circuito de Singapura, realizou-se este domingo e o vencedor foi Lewis Hamilton (Mercedes) que cumpriu as 61 voltas ao traçado de Marina Bay, em 1:51:11.611s.

Em 2.º lugar classificou-se Max Verstappen (Red Bull Racing) e, em 3.º Sebastian Vettel (Ferrari).

Com a 69.ª vitória da sua carreira, a 4,ª em Singapura, Lewis Hamilton (Mercedes) reforça a liderança do campeonato mundial de pilotos, com 281 pontos. Em segundo lugar na tabela de pilotos está Sebastian Vettel (Ferrari), com 241 pontos e, em terceiro, Kimi Raikkonen (Ferrari), com 174 pontos.
O Campeonato Mundial de Construtores é liderado pela Mercedes, com 415 pontos. Em segundo está a Ferrari, com 390 pontos e, em terceiro, a Red Bull Racing Tah Heuer, com 248 pontos.

A corrida

Depois de uma Qualificação muito disputada entre Lewis Hamilton (Mercedes), que obteve a pole position, Max Verstappen (Red Bull Racing), Sebastian Vettel (Ferrari), Valtteri Botta (Mercedes) e Kimi Raikkonen (Ferrari), assistiu-se a uma corrida de nervos entre estes pilotos, a que se juntou, Daniel Ricciardo (Red Bull Racing).

A corrida começou bem para Lewis Hamilton que quis dominar desde princípio, enquanto Max Verstappen não consegue resistir ao ataque de Sebastian Vettel, que na curva 3 passa para 2.º.

Safety Car em pista pouco depois do arranque do GP de Singapura.

Esteban Ocon bate na parede e tem de ser retirado. Passam-se quatro voltas, Safety Car sai da pista e a corrida recomeça com Hamilton e Vettel na frente. O inglês tenta ganhar vantagem, mas o Ferrari não deixa. Grande pressão nas primeiras voltas com os três primeiros a estarem separados por apenas 1 segundo.

Entre as voltas 15 e 20 ocorrem as primeiras trocas de pneumáticos, com a Ferrari e Vettel a abrirem as hostilidades. Seguiu-se a Mercedes e a Red Bull, e depois de todos terem feito a respetiva troca Vettel caiu para a 7.ª posição e Hamilton regressa à pista em 5.º lugar. Rapidamente subiram para os lugares Top3, com a ida às boxes de Max Verstappen, Valtteri Botas e Kimi Raikkonen. Quem aproveitou para saltar para 1.º, nesta fase da corrida foi Daniel Ricciardo, logo seguido de Lewis Hamilton (9 segundos) e Max Verstappen. Os Ferrari estavam, nesta altura um pouco mais atrasados: Vettel rodava em 4.º lugar e Raikkonen em 6.º, de permeio estava Bottas (5.º).
Perto do meio da corrida, assistiu-se a uma interessante luta pelo nono lugar, que envolveu Pierre Gasly (Toro Rosso) e Charles Leclerc (Sauber), que na volta 27 mostrou a Gasly que estava mais rápido e ultrapassa-o com grande facilidade. Charles Leclerc que tinha saído da 13.ª posição sobe ao 9.º lugar e mostra que o Sauber está mais competitivo.
Entretanto, na frente tudo igual. Ou quase. Daniel Ricciardo, na volta 28 troca de pneus e Lewis Hamilton assume, de novo, a liderança, seguido por Max Verstappen e Sebastian Vettel. Diferença entre 1.º e 3.º é de 7 segundos.
Deixando a frente de corrida assiste-se a disputa de lugar entre Sergey Sirotkein (Williams), Sergio Perez (Force India) e Nico Hulkenberg (Renault). Perez pressiona Sirotkin, e os dois vão cavando um fosso para Hulkenberg (começou a corrida na 10.ª posição e nesta altura circulava em 15.º lugar) que não os consegue acompanhar.

Volta 34 Sergio Perez ao ultrapassar Sirotkin toca neste e fica com o carro danificado tendo que ir à box. O piloto da Williams continuou em pista, mas na sequência do toque é ultrapassado por Nico Hulkenberg (Renault). O acidente entre Perez e Sirotkin fica sob investigação. Os olhares estão todos na reação de Sirotkin que ignorou a amostragem de bandeiras azuis.
Nesta fase da corrida Lewis Hamilton começa a ultrapassar os pilotos mais atrasados e Verstappen e Vettel aproveitam para se aproximarem.
Volta 41 e a direção de corrida revela penalização a Sergio Perez, que tem de passar pelas boxes após o incidente com Sergey Sirotkin. Com tudo isto Sergio Perez cai para o último lugar da tabela de classificação.
Lewis Hamilton, Max Verstappen e Sebastian Vettel estão cada vez mais juntos a diferença entre 1.º e 3.º caiu para 4 segundos. Mas, o interesse da corrida de Singapura passava-se um pouco mais atrás.
Daniel Ricciardo (Red Bull Racing) circula na 6.ª posição e faz a volta mais rápida.
Último terço da prova e na frente tudo permanece igual. Jogo de nervos entre os quatro primeiros.
Além do toque com Sergio Perez, Sergey Sirotkin recebeu uma penalização por não respeitar a ultrapassagem de Brendon Hartley “fechando a porta” ao piloto da Toro Rosso, que quase embateu com a frente esquerda do carro num muro. Decididamente Sirotkein não está nos seus dias.
A cinco voltas do fim Lewis Hamilton gere a corrida, não quer deixar fugir a vitória. Numa altura em que Kimi Raikkonen (5.º) pressiona Valtteri Bottas (4.º) e este recebe instruções da boxe para segurar a sua posição. A distância entre os dois é de 1 segundo.
Kimi Raikkonen não desiste e volta a volta pressiona Bottas. E a diferença quase se desfaz quando estes pilotos têm de começar a dobrar os carros mais atrasados.
A duas voltas do final da corrida noturna nas ruas de Singapura, um verdadeiro espetáculo de cor e luz, com milhares de pessoas a assistir, Lewis Hamilton domina. Nesta fase gere com habilidade a distância que o separa de Max Verstappen e de Vettel, que vem mais de 20 segundos atrás.

Volta 61, linha de meta e o vencedor é Lewis Hamilton. Em segundo, Max Verstappen e, em terceiro, Sebastian Vettel.

Que fantástico fim de semana. Continuem a puxar…” disse Lewis Hamilton via rádio para a boxe.

A próxima prova, a 16.ª do campeonato, Formula 1 Formula 1 2018 VTB Russian Grand Prix que se realiza de 28 a 30 de setembro.

Classificação Grande Prémio de Singapura

Classificação de Pilotos

Classificação Construtores

#TablierMagazine
Fonte: F1.com | Fotos: F1 Twitter / Sky Sports

Related posts