TURIM VIBROU COM NOVO FIAT 500X

Emoção. A ação de imprensa de apresentação do novo Fiat 500X trouxe uma emoção especial à cidade de Turim durante toda uma semana, dando a oportunidade de não só conhecer esta cidade, bem como realizar inesquecíveis ensaios de estrada.

O centro do evento foi um dos locais mais icónicos de Itália, símbolo de Turim: o Museu Nacional do Cinema, localizado na Mole Antonelliana, que se eleva na capital de Piemonte há mais de um século.
Com início no domingo, 2 de setembro, todos os dias, ao anoitecer, o pináculo do edifício foi iluminado com os logótipos “Fiat” e “New 500X”. Um tributo que levou muitos residentes de Turim a fotografarem o monumento desde as ruas do centro da cidade, e um sinal tangível do elo profundo que une Turim, a marca Fiat e a melhor tradição cinematográfica desde o início do século 20.

Várias viaturas Fiat têm entrado nos filmes de realizadores famosos ao longo dos anos com uma continuidade impressionante, comprovando o estatuto da marca italiana como uma verdadeira herança nacional, indo bem para além das fronteiras do próprio mundo automóvel.

Fiat e o cinema juntos desde 1911

Em 1957, por exemplo, Fellini escolheu o 1100 B e o 600 Trasformabile para “As noites de Cabiria”, e quase 50 anos mais tarde, o próprio 500X participou no êxito de Ben Stiller “Zoolander 2”. E quem se pode esquecer dos vários locais da cidade de Turim usados como cenários de filmes fantásticos? Por exemplo, a Piazza Castello apareceu em “Ana e as suas irmãs”, de Woody Allen, enquanto a Piazza CLN proporcionou o cenário para as cenas torturantes de Dario Argento. Os mais de 1500 filmes, incluindo documentários e vídeos publicitários, produzidos pela Fiat desde 1911 até hoje, são igualmente de grande valor artístico.
O mais recente capítulo na parceria da Fiat com o mundo cinematográfico é a deliciosa curta-metragem inspirada no filme de culto “Regresso ao Futuro”, com uma participação especial do ator Christopher Lloyd. Esta curta ilustra, ao perfeito estilo 500, todas as inovações do Novo 500X. Obteve mais de 36 milhões de visionamentos em apenas alguns dias: um sinal tangível da expectativa e do interesse despertado pelo Novo 500X. O cinema é um sonho acessível, suspenso entre o passado e o futuro, e uma interpretação perfeita das várias épocas. Estes conceitos não só descrevem a Sétima Arte de forma muito eficaz, como também resumem o espírito que inspirou o Fiat 500 desde o próprio surgimento até ao nascimento da sua família, agora mais completa que nunca.


Uma família que continua a expandir-se com novas caraterísticas, como a estreia no novo 500X dos inovadores motores FireFly Turbo 1.0 e FireFly Turbo 1.3. Apresentados pela primeira vez num modelo Fiat, os dois motores são mais uma confirmação da supremacia da engenharia do Grupo. Correspondendo ao que o nome indica, os novos motores Turbo FireFly são as mais compactas e limpas fontes de energia a equipar atualmente os modelos da marca italiana.

Mais do que mera inovação tecnológica, o novo 500X apresenta também uma gama completamente renovada, com dois tipos de carroçaria e três níveis de equipamento – Urban, City Cross e Cross.

«É imensa a excitação quando passamos do grande ecrã para o banco do condutor: para mostrar todas as novidades tecnológicas no novo 500X, a Fiat concebeu um test-drive de cerca de 60 km, incluindo o centro de Turim e as colinas que envolvem a cidade. Os convidados da ação de imprensa saíram da magnífica Piazza Carlo Emanuele II e dirigiram-se à Villa della Regina, com a sua paisagem deslumbrante.

Daí, subiram os mais de 700 metros da Colle della Maddalena com o Faro della Vittoria, a obra em bronze encomendada ao escultor Edoardo Rubino pelo Senador Giovanni Agnelli em 1928, no cume. Os 500X tomaram então uma estrada secundária sinuosa até à pequena localidade de Cambiano, onde entraram na autoestrada, antes de terminarem a viagem às portas do pavilhão de caça real recentemente restaurado em Stupinigi, regressando depois ao centro de Turim. Foi o percurso perfeito para testar o potencial dos vários sistemas de assistência à condução existentes no novo crossover da Fiat, e que tornam qualquer viagem numa experiência confortável, segura e agradável», explica a marca.

O novo 500X é o sucessor do crossover lançado em 2014, líder em Itália desde o seu lançamento, um dos top 5 na Europa, e o modelo Fiat com maior capacidade de atração. Para fazer face a este desafio, foi concebido como um automóvel capaz de viajar no tempo, combinando uma tradição consolidada de sucesso, enraizada na história da marca, com novas tecnologias que saem “diretamente” do futuro. Um modelo de sonho criado pela imaginação de um cineasta? Não: uma realidade, pronta a viajar pelas estradas da Europa. E como a curta-metragem diz, “Um sabor de amanhã. Hoje”.

#TablierMagazine
Fonte: FCA – Fiat Chrysler Automobiles

Related posts