“JAGDWAGEN” O ‘OFF-ROAD’ DA PORSCHE

História. O Porsche 597 “Jagdwagen” é a resposta da Porsche a um concurso lançado pelo exército alemão durante a década de 1950.

Com sistema all-wheel drive e carroçaria monocoque o “Jagdwagen” podia suportar qualquer tipo de terreno – tanto em terra como na água. No entanto, apenas 71 unidades do veículo off-road foram construídas.
Uma convocatória, para o que mais tarde se tornaria o Bundeswehr em 1953, levou a Porsche a trabalhar num veículo off-road para militares. O veículo devia ser rápido, ágil e leve, oferecendo a maior capacidade de carga possível – além de ser adequado para uso fora de estrada, fiável e de fácil manutenção. Juntamente com a Auto Union (antiga DKW) e a Goliath, uma subsidiária da Borgward, a Porsche foi um dos três fabricantes alemães envolvidos no processo.

Os projetistas equiparam o Jagdwagen tipo 597 com um motor de quatro cilindros modificado do Porsche 356, localizado na traseira do veículo. Com cerca de 50 cv, permitia ao veículo demonstrar uma dinâmica de condução impressionante, apesar da sua inclinação para as capacidades fora de estrada. O “jipe” da Porsche pesava cerca de 870 kg e atingia uma velocidade máxima de 100 km/h.

O primeiro veículo de tração integral a ostentar o nome da Porsche

O motor fornecia a potência ao eixo traseiro por meio de uma transmissão sincronizada de quatro velocidades com equipamento off-road adicional. A tração dianteira comutável fez do 597 o primeiro veículo de tração integral a ostentar o nome da Porsche. No modo de tração às quatro rodas, o carro percorria inclinações até 65% a 1.000 rpm.
O Jagdwagen também podia ser usado em rios – a carroçaria monocoque compata significava que ele flutuava à superfície da água. Como resultado, uma versão inicial do veículo foi produzida sem portas de acesso.
Em janeiro de 1955, os fabricantes apresentaram os primeiros protótipos ao governo no aeródromo de Bonn/Hangelar. O Porsche Jagdwagen gerou um grande interesse e durante os meses seguintes também foi apresentado em bases militares britânicas e francesas na Alemanha. Uma audiência especializada teve a oportunidade de ver o desenvolvimento mais recente da Porsche no Salão Automóvel de Genebra, em março de 1955.

Porsche 597: cerca de 50 unidades em funcionamento

Nos anos seguintes, a Porsche trabalhou para desenvolver o Type 597 “Jagdwagen” e produzir em série. A versão produzida a partir do final de 1957 apresentava uma frente mais inclinada e a adição de quatro portas de aço. Apesar dos testes bem sucedidos, a Goliath e Porsche só foram autorizadas a produzir mais 50 unidades para testes do Bundeswehr, que foi oficialmente fundado em 12 de novembro de 1955. Devido a razões financeiras e política do mercado de trabalho, o contrato foi adjudicado à Auto Union em Ingolstadt, levando a Porsche a suspender o trabalho no projeto.

Assista à história por trás do veículo todo-terreno flutuante da Porsche

https://youtube.com/watch?v=AdPtACsOrSA%3Fautoplay%3D1

#TablierMagazine
Fonte: Porsche

Related posts