DS 3 CAFÉ RACER: “IT ROCKS!”

Edição limitada. Desde o seu lançamento que o DS 3 se tem destacado, graças a uma personalidade forte e audaz. Aproveitado a “onda” a DS Automobiles lança em Portugal uma nova Edição Limitada, ultra-original, moderna e arrojada, o DS 3 Café Racer, que estará disponível a partir de 25.632 euros.

Inspirado no mundo “Café Racer”

Esta nova proposta inspira-se no mundo “Café Racer”, uma aliança entre história, design retro e glamrock, e tecnologias modernas, que resulta numa experiência exclusiva.


Símbolo de luxo com um toque de rock, de classicismo e alguma provocação assumida, mas também de uma criação neo-vintage, o estilo “Café Racer” ultrapassa, largamente, o círculo das motos e toca mundos tão diversos como a moda, o lifestyle, a literatura, as revistas. O DS 3, também um ícone de moda e da sua geração, propõe agora uma interpretação deste verdadeiro fenómeno da sociedade.


O DS 3 Café Racer inspira-se no trabalho de preparadores de eleição, como Shinya Kimura (construtor de motos customizadas), no conceito wabi sabi (“austeridade requintada”) e em eventos como “Wheels and Waves”, para demonstrar a história rica e gloriosa da DS e o espírito irreverente da Marca.

Ornamentação original

O estúdio BMD concebeu todas as decorações que ornamentam a Edição Limitada, e que apelam a um universo rock e vintage inédito, aliando requinte e design. Por sua vez, as equipas da DS Automobiles completaram este DS 3 Café Racer para torná-lo num automóvel único, moderno e com uma personalidade forte, capaz de se distanciar do mundo estereotipado que nos rodeia.

O maior elemento da personalização é o tejadilho com pintura vintage creme Parthénon, revestido por uma obra exclusiva e excecional, afixada artesanalmente, que representa, de forma subtil, a Marca DS e o movimento “Café Racer”.
Os emblemas específicos no capot e nas portas, as decorações no portão da bagageira e no aileron barbatana de tubarão fazem referência ao autocolante do tejadilho, sendo alguns dos elementos que sublinham o requinte e a atenção ao detalhe desta edição limitada.
A zona superior das portas e as laterais do habitáculo, os embelezadores do tejadilho e do spoiler também recebem a pintura Parthénon para acentuar o contraste com as 5 cores de carroçaria disponíveis: Preto Perla, Azul Encre, Verde Saphir e Vermelho Rubis completam a soberba tonalidade Cinza Platinum que revela a forte personalidade do DS 3 Café Racer.
A modernidade revela-se de forma sóbria e elegante, em linha com os códigos do espírito “Café Racer”: exclusivas jantes de alumínio de 17’’ Bellone em Preto Brilhante, com os cubos das rodas em Creme Parthénon, guarda-lamas e proteções laterais de cor escura e com pigmentação texturizada, embelezador da placa de matrícula cromado, puxadores das portas e caixas dos retrovisores em preto brilhante, suportes em preto mate e vidros traseiros escurecidos.

Ambiente artesanal e muito moderno

A imersão no mundo “Café Racer” continua no habitáculo, com o tablier em cor creme Parthénon, decorado artesanalmente com uma obra que evoca a decoração do tejadilho.

O ambiente interior exclusivo é reforçado pelos bancos com grafismo tipo bracelet, revestidos a couro Nappa Castanho Trinitario (em opção), e pespontos em cor creme que recuperam a decoração do tablier: um ambiente topo-de-gama ao serviço do conforto do condutor e dos seus passageiros.
A atenção aos detalhes revela-se pela presença de pespontos em cor creme no volante em couro perfurado e na pala do painel de instrumentos.

O punho da caixa de velocidades em couro, tal como a pedaleira e o apoio de pé em alumínio, dão um toque desportivo e requintado pela qualidade dos materiais utilizados.
Um tablet tátil com um grande ecrã de 7’’ e navegação conectada (em opção), proporciona um interface para uma utilização intuitiva.
Para uma conectividade permanente, o DS 3 Café Racer dispõe da função Mirror Screen, para acesso e utilização do smartphone em segurança (protocolos Apple CarPlay™ ou MirrorLink® ), e da DS Connect Box, que permite ao condutor aceder a diferentes serviços.

Como refere Eric Apode, Diretor de Produto e de Desenvolvimento da DS Automobiles:

“Este profundo fascínio pelo movimento Café Racer, pelo glamour do rock e das belas máquinas do passado, pela beleza de objetos únicos e pessoais, conduziu-nos à criação desta edição limitada fora do comum. Temos a união da modernidade, da liberdade de criação e a homenagem ao passado glorioso, com referências ao legado do desporto automóvel. A DS Automobiles acredita apaixonadamente no automóvel e demonstra, mais uma vez, a sua profunda ligação aos objetos criativos, personalizados, e audazes”.

Além do automóvel, os clientes podem desfrutar de acessórios de moda elegantes e modernos, como lenços de sedas delicadas, em preto e creme, com as tonalidades do tejadilho e do tablier, e motivos que reproduzem o grafismo do modelo.


Em Portugal, esta nova Edição Limitada DS 3 Café Racer recebe o bloco a gasolina 1.2 PureTech 110 S&S, associado à transmissão automática de 6 velocidades EAT6. Debitando uma potência máxima de 110 cv às 5.500 rpm e disponibilizando um binário máximo de 205 Nm às 1.500 rpm, o consumo anunciado é de 5,2 l/100 km e as emissões de CO2 de 119 g/km (valores médios). Acelerando dos 0 aos 100 km/h em 11,1 segundos, o conjunto atinge uma velocidade máxima de 190 km/h.

O Universo Café Racer

Com raízes na Grã-Bretanha, o termo “Café Racer” popularizou-se junto dos motards britânicos no início da década de 60. Os adeptos desta tendência pegavam nas suas motos e percorriam as ruas de Londres, cumprindo uma espécie de roteiro que tinha os cafés como denominador comum. Tinham, por hábito, modificar as suas máquinas de forma a torná-las o mais leves possível, criando, assim, uma estética simultaneamente radical e sóbria.
Desde então, a tendência espalhou-se por toda a Europa e também chegou ao Japão e à América. Atualmente, em todo o mundo, estes artistas criam nas suas oficinas motos excecionais, com um aspeto rude e ao mesmo tempo nobre, em homenagem às glórias do passado, mas também virados para o futuro.
O estilo “Café Racer” tornou-se sinónimo de luxo com um toque de rock, com criações simultaneamente radicais e neo-vintage. A sua influência ultrapassa largamente o círculo motard e toca mundos diversos, tais como a moda, o lifestyle, a literatura e até mesmo revistas.

BMD Design criado em 2001

Designer gráfico de formação, o artista Bruno Michaud criou o estúdio BMD em 2001. Projeta-nos na França dos anos 30 com os seus métodos de trabalho artesanais. Bruno Michaud é um defensor do trabalho manual, o que lhe permite trabalhar mais de perto com os objetos que cria e, assim, estimular todos os sentidos.
Atualmente, os trabalhos executados manualmente são amplamente apreciados, sendo já muitas as marcas que se viraram para os valores que este tipo de fabrico possibilita: a autenticidade, o savoir-faire e o regresso às origens.

Já no início de junho a Tablier Magazine tinha dado notícia desta e de outras séries especiais – releia aqui.

#TablierMagazine
Fonte: DS

Related posts