Mobilidade. A Volvo Cars apresentou esta quarta-feira o 360c. Este modelo representa a visão da marca para o futuro da mobilidade. Um protótipo que tem por base o modo de viajar autónomo, elétrico, ligado à cloud e claro seguro.“Onde moraria se pudesse deslocar-se a cada dia de trabalho num espaço de escritório móvel autónomo, totalmente funcional, conectado, confortável e móvel?”
É esta a pergunta a que a Volvo quer dar resposta com o 360c.
E acrescenta: “E se o serviço fosse fornecido por assinatura? Ou se fosse fornecido por um empregador e não por outro – para qual empresa trabalharia?”
Este é um mero vislumbre de uma miríade de cenários e questões levantadas pelo novo conceito Volvo 360c, revelado como parte da visão da empresa para o futuro das viagens.
Os ambientes conceptuais refletem o potencial de mudança na estrutura fundamental de como as pessoas vivem, transformando o tempo de viagem improdutivo ou chato em minutos e horas úteis e agradáveis na estrada.
“O 360c explora o que se torna possível quando removemos o condutor humano, usando novas liberdades no design e recapturando o tempo – é um vislumbre de como a tecnologia de condução autónoma mudará o mundo como o conhecemos. As possibilidades são espantosas”, disse Mårten Levenstam, vice-presidente sénior de estratégia corporativa da Volvo Cars.
Viagens totalmente autónomas e elétricas oferecem uma variedade de benefícios avançados de segurança e ambientais, como menos poluição, menos congestionamentos de tráfego e vantagens relacionadas com a saúde e estilo de vida para aqueles que vivem nas cidades. Também abre possibilidades para mais liberdade residencial, pressão reduzida em preços de bens imóveis e maior disponibilidade de possuir casa própria.
“As pessoas que se tornam menos dependentes da proximidade das cidades são apenas um exemplo do impato que acontecerá ao remover o fardo do tempo não produtivo, associado à viagem”, disse Mårten Levenstam. “O escritório no 360c torna-se viável para as pessoas que vivam a grandes distâncias de cidades lotadas e queiram usar o tempo de forma mais agradável e mais eficaz”.
O 360c é baseado num carro elétrico totalmente autónomo sem condutor humano. Ele reinventa o modo como as pessoas viajam, como elas se envolvem com amigos, familiares e outros contatos, e como elas podem recuperar tempo enquanto viajam.
O conceito apresenta quatro usos potenciais de veículos de direção autónoma – um ambiente para dormir, escritório móvel, sala de estar e espaço de entretenimento – representando uma opção de viagem.
Com o 360c, a Volvo Cars também explora oportunidades para expandir o modelo de negócios para além do de um fabricante de automóveis tradicional. A empresa antecipa o forte interesse dos clientes de diversos setores.
Um exemplo disso é o potencial do 360c como competidor lucrativo de viagens aéreas de curta distância, uma indústria multibilionária composta por companhias aéreas, fabricantes de aeronaves e outros provedores de serviços. O ambiente para dormir no 360c permite viajar em cabine privada de primeira classe, sem a inconveniência da segurança do aeroporto, filas, aviões ruidosos e apertados.
Vídeo relacionado
Mais sobre o Volvo 360c em www.volvocars.com/pt/novos/concept-cars/360c.