TOYOTA E UBER QUEREM EXPANDIR PARTILHA DE VEÍCULOS AUTÓNOMOS

Parceria. A Toyota Motor Corporation (TMC) e a Uber Technologies, Inc. (Uber) anunciaram um acordo para expandir a colaboração para avançar e levar ao mercado um serviço de mobilidade de veículos autónomos partilhados. Com este objetivo, a tecnologia de cada empresa será integrada em veículos Toyota com o propósito específico de serem utilizados na rede de veículos partilhados da Uber. Para além desta colaboração a Toyota confirma o investimento de cerca de 430 milhões de Euros na Uber.

“Combinar esforços com a Uber, uma das empresas líderes em I&D de condução autónoma e de veículos partilhados, poderá promover ainda mais a mobilidade futura”, disse Shigeki Tomoyama, vice-presidente executivo da TMC, e presidente da Toyota Connected Company.

“Este acordo e investimento são um marco importante em nossa transformação para uma empresa de mobilidade, pois ajuda a fornecer um caminho para a expansão segura de serviços de mobilidade partilhados, que incluem veículos e tecnologias da Toyota”.

À medida que a Uber e a Toyota olham em frente para um futuro autónomo, esta parceria será fundamental para a realização da tecnologia de autogestão em maior escala. A Uber e a Toyota antecipam que os veículos autónomos produzidos em massa serão propriedade de gestores de frota de veículos autónomos.

“O acordo é o primeiro de seu género para a Uber e sinaliza o nosso compromisso em levar tecnologias de classe mundial para a rede Uber”, disse Dara Khosrowshahi, CEO da Uber.

“O nosso objetivo é disponibilizar os carros autónomos mais seguros do mundo na rede Uber, e este acordo é outro passo significativo para essa realidade. A tecnologia avançada da Uber e o compromisso da Toyota com a segurança e sua reconhecida capacidade de fabrico fazem desta parceria um passo natural. Estou ansioso para ver o que a nossas equipas realizam juntas”.

A frota inicial “Autono-MaaS” (um serviço de mobilidade autónoma) será baseada na plataforma do monovolume Sienna da Toyota. O Sistema de condução autónoma da Uber e o sistema de apoio de segurança automatizado Toyota Guardian serão integrados nos veículos Autono-MaaS. A Toyota irá também utilizar a sua Plataforma de Serviços de Mobilidade (MSPF), a sua principal infraestrutura de informação para veículos conetados. Os testes estão previstos na rede de “Ride-sharing” da Uber em 2021.

“O sistema de condução autónoma da Uber e o sistema Guardian da Toyota irão monitorizar independentemente o ambiente do veículo e a situação em tempo real, aumentando a segurança geral do veículo tanto para o condutor como para o veículo”, disse Gill Pratt, CEO do Toyota Research de Pesquisa.

“Esperamos que esta parceria acelere o desenvolvimento de ambas as empresas e a implementação da tecnologia de condução autónoma”.

#TablierMagazine
Fonte: Toyota Caetano Portugal | Foto: Family Toyota of Arlington

Related posts