FORD RECORRE A DRONES PARA INSPECCIONAR EQUIPAMENTOS NAS FÁBRICAS

Segurança. Imaginemos que, de repente, uma simples inovação iria permitir executar uma função árdua, mas essencial, em apenas um décimo do tempo normalmente necessário, e sem os riscos de segurança sempre associados a trabalhos em altura.
É precisamente esta a realidade dos funcionários da Ford, que utilizam agora câmaras montadas em drones para inspecionar, em total segurança, pórticos elevados, tubagens e áreas dos tetos da Fábrica de Motores Ford de Dagenham, no Reino Unido.

Drones ajudam a inspecionar com segurança

Anteriormente, a equipa efectuava estes importantes trabalhos de manutenção com recurso a plataformas elevatórias e andaimes para inspecionar os pórticos com 40 metros de extensão que sustentam a maquinaria pesada existente na fábrica. Para inspecionar todas as áreas, eram necessárias 12 longas horas de trabalho árduo.

Agora, com os pés bem assentes no chão e comandando drones equipados com câmaras GoPro, o pessoal da manutenção consegue inspecionar detalhadamente todas as áreas em apenas 12 minutos. Todas as instalações da unidade de produção podem ser inspecionadas em apenas um dia, incluindo zonas de difícil acesso, para garantir que todas as elas estão em bom estado de manutenção e em cumprimento com os rigorosos padrões de segurança.

Como refere Pat Manning, responsável pela maquinaria na Fábrica de Motores de Dagenham:

“Costumávamos fazer piadas acerca de termos um robot para executar tarefas como mudar uma lâmpada, e que deveríamos era ter um drone para fazer esse tipo de coisas. Normalmente, tínhamos de escalar até 50 metros de altura para fazer as inspeções necessárias no teto e nas zonas das máquinas. Agora, conseguimos inspecionar toda a fábrica em apenas um dia, e sem que os nossos elementos corram os riscos associados aos trabalhos em altura”.

Graças à poupança de tempo, as equipas de manutenção de Dagenham podem realizar inspeções mais frequentes, sem terem de encerrar algumas secções para montar os andaimes que eram então necessários.
Os drones da Ford estão também preparados para trabalhos de inspeção de tubagens, localização de fugas de ar e inspeção da maquinaria. A empresa está agora a avaliar a possibilidade de usar esta tecnologia alada noutras regiões.

#TablierMagazine
Fonte: Ford

Related posts