RALI DA ALEMANHA: SEGUNDA VITÓRIA NO MUNDIAL PARA O TOYOTA YARIS WRC

Alemanha. A TOYOTA GAZOO Racing alcançou no rali da Alemanha a segunda vitória consecutiva no mundial de Ralis.

Depois do triunfo na Finlândia, Ott Tänak, assegurou novamente o primeiro lugar no Rali alemão, naquela que é a primeira vitória do Toyota Yaris WRC em asfalto. Como na Finlândia, a equipa conseguiu um duplo pódio, com Esapekka Lappi a terminar em terceiro lugar e a permitir à Toyota subir para o segundo lugar no campeonato de fabricantes, ficando a apenas 13 pontos da liderança.
Após vencer a especial de abertura do rali da Alemanha na quinta-feira 16 de agosto, o Estónio Ott Tänak venceu cinco das seis especiais no primeiro dia inteiro de prova, na sexta-feira, colocando o Yaris WRC na frente com 12.3 segundos de vantagem para o segundo classificado. O finlandês Jari-Matti Latvala, arrancou na sexta-feira de décimo quinto e foi subindo na geral, terminando o dia na quinta posição a apenas 1 segundo do quarto lugar. O colega finlandês Esapekka Lappi, começou na sexta-feira de décimo segundo e também foi recuperando lugares, terminando o dia em sétimo lugar da geral.


No sábado, o Toyota Yaris WRC voltou a mostrar um desempenho excecional no asfalto alemão. Ott Tänak dilatou a sua liderança para 43,7 segundos, Jari-Matti Latvala venceu duas classificativas e subiu de quinto para terceiro lugar e Esapekka Lappi também subiu duas posições, de sétimo para quinto lugar da geral. O forte andamento nas rápidas curvas, entre campos e vinhas, permitiu colocar os três Yaris WRC da TOYOTA GAZOO Racing no Top 5 quando restavam apenas três classificativas para o fim do rali.

No domingo, o último dia de prova, Tänak geriu cuidadosamente as duas especiais e selou a vitória na Power Stage de Bosenberg. Esta foi a terceira vitória de Ott Tänak e do co-piloto Martin Järveoja, desde que integraram a TOYOTA GAZOO Racing no início do ano e aproxima Tänak dos dois pilotos à sua frente no campeonato de pilotos. Esapekka Lappi e o seu navegador Janne Ferm subiram de quinto para terceiro e conseguiram o terceiro tempo mais rápido na Power Stage, neste que é o segundo pódio de Lappi no espaço de três provas e o primeiro em asfalto no WRC.
Jari-Matti Latvala foi obrigado a desistir na primeira etapa de domingo, devido a uma falha na bomba hidráulica, que fez com que seu carro perdesse velocidade. Um final inglório para o Finlandês que começou o dia a apenas 0,8 segundos do segundo lugar da geral.

Classificação final do Rali da Alemanha
Para mais informação: www.wrc.com

1 – Ott Tänak/Martin Järveoja (Toyota Yaris WRC) 3h03m36.9s
2 – Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupe WRC) +39.2s
3 – Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota Yaris WRC) +1m00.9s
4 – Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford Fiesta WRC) +1m34.5s
5 – Teemu Suninen/Mikko Markkula (Ford Fiesta WRC) +2m02.9s
6 – Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai i20 Coupe WRC) +2m13.8s
7 – Craig Breen/Scott Martin (Citroen C3 WRC) +2m39.1s
8 – Marijan Griebel/Alexander Rath (Citroen DS3 WRC) +10m41.2s
9 – Jan Kopecky/Pavel Dresler (Skoda Fabia R5) +13m12.8s
10 – Kalle Rovanpera/Jonne Halttunen (Skoda Fabia R5) +13m16.6s
Jari-Matti Latvala/Miikka Anttilla (Toyota Yaris WRC) desistiram

A próxima ronda do campeonato mundial de ralis disputa-se de 13 a 16 de setembro na Turquia, mais precisamente em Marmaris, junto à costa mediterrânica.

#TablierMagazine
Fonte: Toyota Hybrid

Related posts