VERIFICAÇÃO DE PONTOS DE SOLDA COM ULTRASONS

Meios auxiliares de diagnóstico são algo com que, a maioria de nós, já teve que lidar. Excelente ajuda, na maioria das vezes, para que os médicos descubram o que nos enferma.

Mas, e na vida de um automóvel? Sabia que os ultra-sons podem ser usados para examinar a qualidade dos pontos de solda – existindo muitos mais do que eu imaginava possível, se é que alguma vez pensei nisso – numa estrutura automóvel.

“O princípio em jogo aqui é que as ondas acústicas de alta frequência passam pelo material, no nosso caso um ponto de solda. As ondas são tipicamente refletidas a partir do ponto final do material, mas se encontrarem um defeito elas são refletidas anteriormente ”,

diz Petr Hájek, coordenador da oficina de soldagem da fábrica em Kvasiny, ao explicar o princípio por trás do teste ultrassónico das soldas.

Das linhas de produção, em Kvasiny, saem ŠKODA KAROQs, KODIAQs e SUPERBs.

Fiquem com o vídeo “My Machine – The Ultrasonic Welding Check“, diferente do que é costume – eu gostei mas, ao mesmo tempo fiquei algo ansioso a imaginar o futuro. Como eram diferentes as coisas e como os postos de trabalho são agora tão entregues a robots.

#TablierMagazine
Fonte: ŠKODA

 

Related posts