SONO MOTORS PROPÕE: SION ELÉTRICO MOVIDO A ENERGIA SOLAR

Apresentamos hoje aos nossos leitores uma nova proposta de mobilidade pensada e executada pela Sono Motors, empresa com sede em Munique (Alemanha) que em 2019, pretende expandir na Holanda o seu carro elétrico movido a energia solar: Sion.

O Sion é um automóvel compacto equipado com motor elétrico e bateria, que pode ser carregada normalmente na rede elétrica residencial ou pública, mas que dispõe ainda de um sistema de células solares que podem carregar a viatura, mas num ciclo mais lento.


A Sono Motors propõe o Sion como solução para uma “mobilidade infinita”, por um preço de 16 mil euros, excluindo a bateria, que pode ser adquirida ou em alternativa utilizada através do pagamento de uma renda mensal. E acrescenta que o “Sion é o primeiro carro elétrico capaz de recarregar as baterias com o sol”. Está equipado com sistema de carregamento rápido de alta potência e um conceito de habitáculo sofisticado.

A empresa revela que o «Sion está equipado com 330 células solares integradas, que recarregam a bateria através da força do sol. Para protegê-los de influências ambientais nocivas, cobrimos as células solares com policarbonato. É inquebrável, leve e particularmente resistente às intempéries. Sob condições adequadas, as células solares geram energia suficiente para cobrir 30 quilómetros por dia com o Sion. Nós chamamos este sistema viSono».
Estes 30 quilómetros são deste modo acrescentados à capacidade da bateria – 250 quilómetros – sendo suficientes, para uma utilização diária em cidade.

Sion: o exterior inovador

O Sion tem um desenho simples, muito agradável à vista e com formas que deixam antever um habitáculo desafogado e bagageira espaçosa. As células solares foram integradas na carroçaria, quer nos painéis laterais quer no capot, tejadilho e seção traseira. A eficiente do Sion é, segundo a marca garantida pelo «design leve». E acrescentam «o exterior é composto principalmente de policarbonato à prova de ferrugem. Além disso, é resistente a riscos».

Sion: habitáculo simples mas funcional

A Sono Motors quis manter o Sion prático e atrativo. Daí projetar um interior muito simples. «Os eyecatchers são o sistema de filtro de ar breSono e o infotainment, com um ecrã de 10 polegadas».

O painel de instrumentos, digital, mostra ao condutor, de forma clara e num design descomplicado, a velocidade e o nível de carga da bateria. No lado esquerdo o utilizador pode ver o número de quilómetros gerados pelo sistema viSono. «Após 24 horas, esses quilómetros serão transferidos para o lado direito, onde são adicionados ao total restante».

Ainda no habitáculo encontra-se, entre outras, a tecnologia breSono que atua na filtragem do ar através de um musgo especial integrado no painel central. Este «filtra até vinte por cento das partículas finas de poeira e tem um efeito regulador na humidade dentro do Sion». Este musgo, segundo a Sono Motors não necessita de ser regado, nem «requer nenhum cuidado especial».

A inovadora tecnologia biSono

O biSono é a tecnologia de carregamento bidirecional que equipa o Sion. Com este sistema o automóvel «pode não apenas gerar, mas também fornecer energia. Esse recurso transforma o carro numa estação de energia móvel.

Usando uma ficha plug doméstica, todos os dispositivos eletrónicos comuns com até 2,7kW podem ser alimentados pelo Sion”. O utilizador pode ligar os seus dispositivos eletrónicos e alimentá-los com a bateria do Sion. “Com uma instalação plug tipo 2, o Sion pode fornecer ainda mais potência com até 7,6 kW”.

Bateria com alcance de 250 quilómetros

A bateria do Sion tem um alcance de 250 quilómetros. A empresa propõe uma taxa de bateria mensal ou uma compra inicial de bateria por aproximadamente 4.000 euros.

Condição do ar no habitáculo

De série o Sion estará equipado com um sistema de ar condicionado. O ar condicionado faz muito mais do que simplesmente refrescar no verão. Também elimina a humidade do ar ajudando a desembaciar o para-brisas em tempo frio e húmido, melhorando a visibilidade de condução.

Engate de reboque

Com uma capacidade de reboque de até 750 kg, pode rebocar praticamente qualquer reboque sem problemas. O motor de 80 kW e a transmissão de velocidade única garantem boa tração, mesmo em terrenos difíceis.

Segurança

A segurança é muito importante para a Sono Motors. Portanto, o Sion está equipado com travões com sistema ABS, equipamento de alarme, airbags para passageiro e condutor e ESC.

Sistema de manutenção: reSono

 reSono é o sistema de manutenção do Sion. Permite baixos custos de manutenção devido a peças de reposição económicas. Através de um computador qualquer pessoa ou revendedor de automóveis tem acesso a encomendar a maioria dos componentes doi automóvel, uma vez que o manual de oficina é de livre acesso.

Ainda sobre a Sono Motors e o Sion

No âmbito do processo de expansão e em apenas algumas semanas após a conclusão de um test-drive tour pela Europa, a Sono Motors anunciou esta semana que tem planos para entrar nos mercados Holandês e Alemão com a realização de uma tournée que integrará a realização de 37 eventos em 18 cidades e aproximadamente 3.500 test-drives.

A propósito deste anúncio Laurin Hahn, CEO um dos fundadores da Sono Motors, a par de Jona Christians e Navina Pernsteiner comentou:

Os fundadores da Sono Motors Jona Christians, Navina Pernsteiner e Laurin Hahn

“Passamos a marca de 5.000 reservas em junho, encerrando uma fase crucial. Este tour é a nossa maneira de atender ao pedido avassalador de test-drives. Estaremos a disponibilizar test-drives adicionais no nosso mercado principal na Alemanha e vamos a caminho da Holanda. A Holanda em si é um mercado muito interessante para nós, pois é considerado um pioneiro no campo da eletromobilidade. Acreditamos, portanto, que há um grande potencial para um carro elétrico como o Sion e estamos ansiosos para entrar no mercado”.

Sion Tour 2018

(legendas disponíveis em inglês)

Os test-drive planeados para os próximos meses contemplam cidades e datas:

Fürth – 1 a 2 de setembro de 2018;
Darmstadt – 3-4 de setembro de 2018;
Siegburg – Bonn – 5 a 6 de setembro de 2018;
Maastricht – 7 a 8 de setembro de 2018;
Eindhoven – 9 a 10 de setembro de 2018;
Delft – 11-12 de setembro de 2018;
Almere – 13-14 de setembro de 2018;
Groninge – 15-16 de setembro de 2018;
Hengelo – 19 a 20 de setembro de 2018;
Detmold – 21-22 de setembro de 2018;
Hildesheim – 23-24 de setembro de 2018;
Göttingen – 25-26 de setembro de 2018;
Fulda – 27-28 de setembro de 2018;
Heilbronn – 29 a 30 de setembro de 2018;
Memmingen – 3-4 de outubro de 2018;
Weilheim/eRUDA – 5 de outubro de 2018;
Passau – 9 a 11 de outubro de 2018;
Munique – 13 de outubro de 2018.

Com o plano de desenvolvimento em bom andamento a Sono Motors sustenta que o «carro elétrico Sion entrará em produção em 2019».

Para saber mais sobre o Sion, que já tem 6795 reservas, visite www.sonomotors.com que disponibiliza uma secção com a história da empresa em www.sonomotors.com/story.html.

#TablierMagazine
Fonte: Sono Motors | Fotos: Sono Motors

Related posts