MOTOGP: JORGE LORENZO SUPERIORIZOU-SE A MARC MARQUEZ NO GP DA ÁUSTRIA

Monster Energy Grand Prix České Republiky – Autódromo de Brno, na República Checa

Áustria. Jorge Lorenzo e Marc Marquez foram os grandes protagonistas do Grande Prémio da Áustria de MotoGP. Corrida muito disputada, principalmente, nas últimas voltas com a Ducati a mostrar que tem mais poder de aceleração que a Honda. Apesar de ter dominado grande parte da corrida Marc Marquez cortou a meta a 0.130s de Jorge Lorenzo que cumpriu as 28 voltas em 39:40.688s.

Visivelmente satisfeito como é notório na imagem captada no pódio, Jorge Lorenzo aproxima-se de Marc Marquez na classificação de pilotos ao averbar 130 pontos. Marc Marquez lidera com 201 pontos e, em segundo lugar está Valentino Rossi, com 142. O fim de semana não sorriu ao italiano da Yamaha, nove vezes campeão do mundo de MotoGP, mesmo assim terminou o GP da Áustria em sexta posição, com 39:54.714s. 

Marc Marquez, como já dissemos foi segundo no GP da Áustria tendo feito a prova em 39:40.818s.

O terceiro a cortar a linha de meta foi Andrea Dovizioso, colega de equipa de Jorge Lorenzo, Ducati Team, que cumpriu a prova em 39:42.344. O top cinco fechou com Cal Crutchlow (LCR Honda CASTROL) e Danilo Petricci (Alma Pramac Racing).
Com esta vitória Jorge Lorenzo consegue a sua terceira vitória esta temporada mostrando como a Ducati pode ser superior. Logo na partida o piloto espanhol assumiu o comando da corrida, acabando por surpreender Marc Marquez que, embora saindo da pole position, não conseguiu responder de imediato e ficou com Alex Rins, Cal Crutchlow e Andrea Dovizioso na peugada. Mesmo assim, Marc Marquez mostrou que tinha uma palavra a dizer e, no final da primeira volta, já mostrava aos demais que tinham de lutar pelo primeiro lugar.
Após o início da corrida os pilotos da frente distanciam-se dos demais. Alex Rins, em quarto, vê-se surpreendido por Crutchlow, que lhe toma a posição enquanto Valentino Rossi, encetava uma corrida de trás para a frente, seguindo, nesta altura da prova em 9.º.
Durante grande parte da corrida Marc Marquez liderou a prova. A 11 voltas do fim mantinha o 1.º lugar, mas as Ducati “mordiam” a roda traseira da Honda. E começava a dança Marc Marquez, Jorge Lorenzo, que se manteve até ao final da corrida e que teve nas últimas 3 voltas situações de verdadeira disputa com ultrapassagens feitas ao milímetro, entre estes dois pilotos.
A última volta foi mesmo imprópria para cardíacos, como se costuma dizer. Marc Marquez tudo faz para aguentar a pressão de Jorge Lorenzo que arranca para mais uma ultrapassagem de cortar a respiração e cruzar a linha de meta em 1.º.

A próxima prova do Campeonato do Mundo de MotoGP GoPro British Grand Prix realiza-se em Silverstone no fim de semana 24 a 26 de Agosto, na Grã-Bretanha.

Moto2: Francesco Bagnaia vence na Áustria com Miguel Oliveira a 0.264s

Áustria. Não podemos deixar de dar os parabéns a Miguel Oliveira pela fantástica prestação no GP da Áustria deste domingo. O piloto de Almada liderou a prova da primeira volta até à última curva e só foi batido quase em cima da linha de meta por um Francesco Bagnaia que na última curva da prova numa manobra arriscada arrebatou o 1.º lugar a Miguel Oliveira.
Com esta classificação Miguel Oliveira perde a liderança do campeonato de pilotos, estando agora em segundo lugar com 186 pontos a três de Francesco Bagnaia que lidera com 189 pontos. Em terceiro está Alex Marquez com 113 pontos.

Corrida muito disputada, à semelhança da de MotoGP, o Moto2, está cada vez mais interessante. Francesco Bagnaia venceu o GP da Áustria ao completar as 25 voltas ao circuito de Spielberg em 37:45.914s. Miguel Oliveira ficou em 2.º com 37:46.178s.

Luca Marini, da SKY Racing Team VR46, em Kalex, cortou a meta em 3.º lugar ao completar a corrida com 37:51.867s. O Top 5 fechou com Mattia Pasini (Italtrans Racing Tea) e Jorge Navarro (Federal Oil Gresini Moto2).
Miguel Oliveira que partiu do segundo lugar da grelha de partida arrancou muito bem assumindo a liderança desde o primeiro segundo. Ainda no arranque, e na passagem pela curva 1 um toque entre Francesco Bagnaia e Fabio Quartararo quase comprometia a corrida do italiano. Mas tudo não passou de um susto.
Na frente o ritmo imposto por Miguel Oliveira era forte com Bagnaia a tomar consciência de que não podia deixar escapar o piloto de Almada. Com o desenrolar das voltas quatro pilotos começam a disputar os três lugares do pódio, com Mattia Pasini a pressionar Alex Marquez; Luca Marini a ser penalizado por usar demasiadas vezes os limites da pista.
A luta entre Miguel Oliveira e Francesco Bagnaia, a quatro voltas do final, torna-se mais “forte”, com o primeiro ataque a “sério” a ser desferido pelo italiano, que ultrapassa o português. Miguel Oliveira responde de imediato e até ao final os ataques foram-se sucedendo. Até que, na última curva Francesco Bagnaia executa o golpe final. Miguel Oliveira ainda tenta responder, mas a saída mais larga da curva, não favoreceu a recuperação e a linha de meta estava ali mesmo à vista. Nada mais podia fazer se não segurar o segundo lugar.
O azar de uns é a sorte de outros. E mais uma vez estas palavras encaixam nesta corrida. Na última volta Alex Marquez cai na última curva beneficiando com isso Luca Marini, que seguia atrás de si. Um lugar no pódio dado de “bandeja” ao italiano da SKY Racing Team VR46.

O comentário de Miguel Oliveira #44: É um sabor agridoce terminar uma corrida como esta na 2ª posição. Desde o início que sabia que perdia um pouco no 3.º setor e que o Bagnaia era forte. Na última volta tentei fechar a trajetória, mas não deu. Ataquei na última curva, mas com a roda traseira no ar foi difícil parar a moto. Dei o que tinha, estou feliz por mim e pela equipa, e por tudo estar funcionar bem. Na próxima corrida voltarei a lutar pela vitória!


Quadro Classificação Corrida MotoGP


Quadro Classificação Mundial de Pilotos MotoGP


Quadro Classificação Corrida Moto2


Quadro Classificação Mundial de Pilotos Moto2


Quadro Classificação Corrida Moto3


Quadro Classificação Mundial de Pilotos Moto3

#TablierMagazine
Fonte: MotoGP | Foto: MotoGP / #44 Miguel Oliveira

Related posts