MOTOGP: MARC MARQUEZ DOMINA QUALIFICAÇÃO GP DA ÁUSTRIA

Eyetime Motorrad Grand Prix von Österreich

Marc Marquez, Andrea Dovizioso e Jorge Lorenzo

Aústria. Cumpre-se este fim-de-semana a 11.ª prova do Campeonato Mundial de MotoGP com a realização do Eyetime Motorrad Grand Prix von Österreich, no circuito Red Bull Ring – Spielberg, na Áustria.

O piloto da Honda Marc Marquez, líder do campeonato, obteve este sábado a pole position para o GP da Áustria que se realiza este domingo. A 11.ª prova da temporada de MotoGP de 2018, realiza-se no circuito de Red Bull Racing que tem 3 curvas à esquerda, 7 à direita e um perímetro de 4,3 quilómetros.

Marc Marquez realizou a volta mais rápida em 1:23,241s conseguindo deste modo, a quarta pole position da temporada numa qualificação que ficou marcada pela luta dada pelas Ducati de Andrea Dovizioso e Jorge Lorenzo ao piloto espanhol da Repsol Honda Team.

Ainda na primeira linha da grelha de partida e ao lado de Marc Marquez classificaram-se, coincidentemente, os dois pilotos da Ducati.

Andrea Dovizioso conseguiu o segundo melhor tempo ao circuito austríaco 1:23,243s.

E Jorge Lorenzo sai do terceiro lugar da grelha após ter terminado a qualificação com 1:23,376.
A segunda linha da grelha de partida está preenchida por Danilo Petrucci (Pramac), Cal Crutchlow (LCR Honda) e Johann Zarco (Yamaha).
Tito Rabat (Ducati), Andrea Iannonne (Suzuki) e Dani Pedrosa (Honda) completam a terceira linha da grelha de partida.

Yamaha pediu desculpas a Valentino Rossi e Maverick Viñales

Num ato de contrição pelos maus resultados obtidos pela Yamaha Kouji Tsuya, diretor técnico da marca japonesa no MotoGP, apresentou formalmente desculpas aos pilotos Valentino Rossi, nove vezes campeão do mundo de MotoGP, e a Maverick Viñales.
A Yamaha que não vence um grande prémio da categoria rainha de MotoGP desde o Grande Prémio da Holanda disputado em 2017 tem vivido um autêntico pesadelo no que se refere a rendimento. O responsável da Yamaha disse que o baixo rendimento no que se refere a velocidade das motos está relacionado com problemas detetados nos sensores da M1 e que por isso “queremos pedir desculpas aos nossos pilotos pelo mau desempenho da moto nesta pista. Estamos a trabalhar para resolver o problema o mais rápido possível”, enfatizou.

Valentino Rossi

 

Maverick Viñales

Os pilotos aceitaram e reagiram bem às declarações de Kouji Tsuya, mas Valentino Rossi, que este domingo parte da 14.ª posição da grelha de partida afirmou que esperava sofrer menos do que sofreu nesta qualificação. No arranque, após a primeira volta cronometrada, partiu uma cremalheira… isso impossibilitou-o de correr o mesmo número de voltas que os colegas, apesar de ter conseguido voltar antes do final do período.  Maverick Viñales parte da 11.ª posição.

O Grande Prémio da Áustria de MotoGP realiza-se este domingo, a partir das 13h00. Antes têm lugar as provas de Moto3 às 10h00 e a de Moto2, às 11h20.

Moto2: Miguel Oliveira sai da primeira linha da grelha de partida

Francesco Bagnaia, Miguel Oliveira e Fabio Quartararo

Depois da vitória na República Checa e de assumir a liderança do campeonato, Miguel de Oliveira obteve este fim-de-semana o segundo melhor tempo na qualificação para o GP da Áustria.

O líder do campeonato de pilotos de Moto2 fez a volta mais rápida em 1:29,719s quase no final do tempo regulamentar, posicionando-se na primeira linha da grelha de partida, situação que ocorre pela primeira vez na presente temporada de Moto2.

O melhor tempo foi, no entanto, obtido por Francesco Bagnaia – 1:29, 409s. Com esta é a sua terceira pole position da temporada.

Enquanto o francês Fabio Quartararo (Speed UP) conseguiu o terceiro melhor tempo da qualificação com 1:29,930s.
Jorge Navarro Alex Márquez e Mattia Pasini constituem a segunda linha da grelha de partida e Marcel Schrotter, Brad Binder e Lorenzo Baldassarri estão na terceira linha.

Recorde-se que apesar do acidente que sofreu nos Treinos Livres 3 quando Iker Lecuona falhou uma travagem no final da reta da meta e abalroou, com alguma violência, a moto de Miguel Oliveira este conseguiu uma boa prestação na Qualificação e está muito confiante para a corrida deste domingo.

Segundo informação do site oficial #44 Miguel Oliveira «o piloto da Red Bull KTM Ajo enfrentou uma 3.ª sessão de treinos livres com o piso molhado, usando os 45 minutos em pista para trabalhar afinações para uma possível Qualificação à chuva. Miguel Oliveira foi conseguindo melhorar os seus tempos e sentiu-se mais confortável à medida que a sessão foi progredindo. Fechou a sessão com o 7.º melhor tempo, 1min39,399s. Já a encerrar o treino, o piloto de 23 anos sofreu ainda uma aparatosa queda após ser colhido por outro piloto na curva 1, de onde saiu ileso.

Com o sol a aparecer e as máquinas de MotoGP a rodarem pouco tempo antes, o traçado apresentou-se completamente seco para a sessão de Qualificação de Moto2. De regresso aos pneus slicks, houve uma mudança na estratégia habitual da classe intermédia, com os lugares de grelha a não ficarem decididos logo nas primeiras voltas. Miguel Oliveira fez os seus melhores tempos nas voltas finais, sempre dentro do Top3, e terminou com o segundo lugar na grelha, 1min29,719s».

O comentário de Miguel Oliveira #44:Tem sido um fim de semana difícil devido às condições climatéricas, por isso tivemos muito pouco tempo para ajustar as afinações da moto para condições em seco. Ainda assim, a minha moto estava com bom desempenho desde o início da Qualificação. Sofremos um pouco com a falta de aderência a chegar às curvas, mas no final conseguimos uma boa volta que nos permitiu conquistar a nossa primeira fila da frente do ano. Estamos felizes com isso!
Antes de pensarmos na corrida de amanhã [domingo], vamos primeiro ter de analisar a Qualificação; como tivemos apenas duas sessões em seco, será importante entender quem tem o melhor ritmo. Como sempre, o nosso objetivo é lutar pela vitória e tentar cometer o menor número de erros possível”.


Quadro Qualificação MotoGP


Quadro Qualificação Moto2


Quadro Qualificação Moto3


Eyetime Motorrad Grand Prix von Österreich, no circuito Red Bull Ring – Spielberg, na Áustria

Inaugurado em: 1969
Comprimento: 4,3 km
Curvas: 3 à esquerda; 7 à direita
Largura: 13 m
Reta maior: 626 m
Distância prova MotoGP: 120,9 km (28 voltas)
Distância prova Moto2: 108,0 km (25 voltas)
Distância prova Moto3: 99,3 km (23 voltas)
Melhor volta: 1:24.312 – Johan Zarco
Velocidade média: 182,6 km/h
Velocidade máxima: 316,5 km/h

Programa para este domingo:
07h40 – Warm Up Moto3
08h10 – Warm Up Moto2
08h40 – Warm Up MotoGP
10h00 – Corrida Moto3
11h20 – Corrida Moto2
13h00 – Corrida MotoGP

#TablierMagazine
Fonte:
MotoGP / MotoGP Twitter /#44 Miguel Oliveira

Related posts