AUDI E-TRON PROTOTYPE EM TESTE NO PIKES PEAK

Performance elétrica. O protótipo Audi e-tron combina potência e alta eficiência. Com uma potência de até 300 kW, o SUV de tamanho compacto com motor totalmente elétrico acelera de zero a 100 km/h em menos de seis segundos. No ciclo de teste WLTP, cobre mais de 400 quilómetros com uma carga de bateria.

Um fator importante para o longo alcance é o conceito de recuperação mais inovador entre os concorrentes. O SUV elétrico provou isso com um desempenho impressionante em Pikes Peak.

Cada quilómetro ladeira abaixo traz em torno de um quilómetro adicional na autonomia

Nos 4,302 metros de Pikes Peak nas Montanhas Rochosas do sul onde Walter Röhrl venceu a subida mais famosa do mundo no Audi Sport quattro S1 em 1987, é o protótipo Audi e-tron que agora causa sensação com o seu sistema de recuperação que é variável e, portanto, o mais eficiente entre todos os concorrentes. No percurso de descida de 31 quilómetros, o SUV elétrico regenera tanta energia que a bateria pode cobrir aproximadamente a mesma distância novamente. A diferença de altitude de cerca de 1.900 metros fornece as condições necessárias para isso.

O sistema de recuperação contribui para até 30% da autonomia do SUV elétrico. Envolve os dois motores elétricos e o sistema de controlo do travão integrado eletro-hidraulicamente. Pela primeira vez, três diferentes modos de recuperação são combinados: ‘coasting’ manual, ‘coasting’ automático, recorrendo a tecnologia preditiva e ainda através da travagem regenerativa. Até 0,3 g, o protótipo Audi e-tron recupera energia somente através dos motores elétricos, sem usar o travão convencional – que cobre mais de 90% de todas as desacelerações. Como resultado, a energia é devolvida à bateria em praticamente todas as manobras normais de travagem.

O condutor pode escolher o grau de recuperação em três etapas usando as patilhas do volante. No estágio mais baixo, o veículo desacelera sem binário de arrasto adicional quando o condutor solta o pedal do acelerador. No estágio mais alto, o SUV elétrico reduz visivelmente a velocidade – o condutor pode desacelerar e acelerar usando apenas o pedal do acelerador. Não há necessidade de usar o pedal do travão neste cenário de desaceleração.

Os travões das rodas entram em ação apenas quando o condutor desacelera em mais de 0,3 g usando o pedal do travão. Eles respondem com extrema rapidez, graças a um novo conceito de atuação eletro-hidráulica. A Audi é o primeiro fabricante mundial a usar este conceito num veículo de produção em série com acionamento elétrico. Um pistão hidráulico no módulo do travão compacto gera pressão adicional e, portanto, força de travagem adicional para o binário de recuperação.

Quando a travagem de emergência automatizada é realizada, há apenas 150 milissegundos entre o início da desaceleração e a presença de pressão máxima de travagem entre as pastilhas e os discos. Graças a esse rápido acúmulo de pressão, a distância de travagem é reduzida em até 20% em comparação com um sistema com travões convencional.

Dependendo da situação de condução, o sistema de controlo de travagem eletro-hidráulico integrado decide – eletricamente em cada eixo individual – se o e-tron desacelerará usando o motor elétrico, o travão da roda ou uma combinação dos dois. O pedal de travão é desacoplado do sistema hidráulico. A transição do travão do motor para o travão de atrito puro é suave, e o condutor não percebe isso. Este sistema permite que o SUV elétrico explore seu potencial máximo de recuperação de forma direcionada.

O sistema utiliza sensores de radar, imagens de câmara, dados de navegação e informações Car-to-X para detetar o ambiente do tráfego e a rota. Outra vantagem na condução é que ao interagir com o auxiliar de cruise control adaptativo (opcional), o auxiliar de eficiência também pode desacelerar e acelerar o SUV elétrico de forma preditiva.

Informações adicionais sobre o protótipo Audi e-tron estão disponíveis em https://www.e-tron.audi/en.

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Fonte: Audi

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