NOVO BMW M5 COMPETITION: DESEMPENHO EXCEPCIONAL

O novo BMW M5 Competition (consumo de combustível combinado: 10,8 – 10,7 l/100 km; emissões de CO2 combinadas: 246 – 243g/km) reúne um desempenho excepcional e uma aura exclusiva. Preconiza um aumento de 25 cv na potência do motor em relação à versão standard do novo BMW M5 o que permite respostas ainda mais diretas contando ainda com o ajuste de chassis personalizado assegurando assim uma experiência de condução inspirada nas corridas.

O lançamento no mercado do novo BMW M5 Competition anuncia a criação de uma nova categoria de produtos. No futuro, a BMW M GmbH oferecerá as variantes mais poderosas dos carros de alto desempenho como modelos autónomos.

 

Motor: mais potência e uma marca distintiva de desempenho

A experiência de conduzir o novo BMW M5 Competition, um modelo com caracter próprio, proporciona uma rica variedade de emoções enraizadas no funcionamento do distinto motor. A unidade V8 de 4,4 litros com tecnologia M TwinPower Turbo produz agora uma potência máxima de 625 cv a 6.000 rpm. O binário máximo é de 750 Nm e pode ser usado numa faixa de rotação extremamente ampla – de 1.800 a 5.800 rpm (ou seja, uma faixa de 200 rpm mais larga do que na versão de série do novo BMW M5).

Os instintos de alta rotação do motor de oito cilindros são, portanto, aproveitados para dar ao novo Competition uma performance superior. A entrega única de potência do carro faz com que a sua presença seja sentida fruto da redução do tempo no sprint 0-100 km/h que se cumpre em 3,3 segundos. Além disso, 0-200 km/h faz-se em impressionantes 10,8 segundos – 0,3 segundos mais rápido que na versão de série do novo M5.

De série o BMW M5 Competition inclui um sistema de escape M Sport específico, com embelezadores de escape em cromado preto. Esta versão de escape controlado por flape duplo gera um som notável e proeminente. Enquanto isso, a adição de um filtro de partículas permite uma redução ainda maior das emissões.

 

Transmissão Mtronic de oito velocidades e M xDrive

A tarefa de retransmitir a potência do novo BMW M5 Competition é novamente controlada pela transmissão M Steptronic de oito velocidades. Três modos diferentes que oferecem uma escolha de gestão do tipo eficiente, desportiva ou ultra-dinâmica, e que podem ser ativados usando o interruptor Rocker Drivelogic no seletor da caixa de velocidades.

Estreado na versão de série do novo BMW M5, o sistema de tração às quatro rodas M xDrive também está presente no BMW M5 Competition aumentando a segurança em estrada e a emoção da condução. Este sistema gera tração extra suficiente para atingir tempos de aceleração dignos de um superdesportivo. A interação controlada entre o M xDrive e o Active M Differential é responsável por canalizar a notável potência do motor para as rodas do carro, sem qualquer perda. A configuração com inclinação traseira do sistema M xDrive é outro fator que contribui para a agilidade do sedan de alto desempenho. Está também disponível uma versão só com tração traseira (2WD).

 

Chassi preciso de alto desempenho

Como todos os BMW M, o novo BMW M5 Competition está equipado com tecnologia de chassis que combina perfeitamente com as caraterísticas de desempenho do motor. As modificações associadas garantem agilidade e precisão em todos os momentos, mesmo em situações de condução extremamente dinâmicas. Além de baixar o veículo em sete milímetros, o ajuste do chassis específico do modelo também inclui criteriosos ajustes na suspensão, nas molas e nos amortecedores.

A curvatura aumentada no eixo dianteiro aumenta a capacidade do carro em absorver forças laterais nas curvas de alta velocidade. Também a barra estabilizadora traseira é mais firme. O eixo dianteiro está equipado com uma nova barra estabilizadora.

Tornar as molas nos eixos dianteiro e traseiro dez por cento mais rígidas do que na versão de série do novo BMW M5 produziu um automóvel mais firme, o que também tem um impacto positivo na resposta da direção. Além disso, molas auxiliares mais curtas reduzem a flutuação nas cargas das rodas, assim como a afinação única do sistema hidráulico do amortecedor. Consequentemente, a conexão direta com o chassis também pode ser claramente sentida no modo Comfort.

As especificações de série do novo BMW M5 Competition incluem jantes exclusivas de liga leve M com design de raios Y em um acabamento bicolor. As jantes forjadas de 20 polegadas recebem pneus 275/35 R 20 na dianteira e 285/35 R 20 na traseira.

 

Design exclusivo e expressivo

A exclusividade do novo BMW M5 Competition é reforçada por uma seleção de recursos de design específicos para este modelo. A pintura BMW Shadow Highline de alto brilho é complementada pelo uso discreto de preto de alto brilho desportivo para a grelha do ‘rim’, a malha decorativa junto da assinatura da BMW M nos painéis laterais dianteiros, o revestimento do para-choques traseiro e tampas de espelho exteriores. Outra caraterística especial são os puxadores das portas, pintados totalmente na cor da carroçaria. O spoiler traseiro e o emblema da tampa da bagageira “M5” – que ganha a inscrição “Competition” – também são em preto de alto brilho.

No habitáculo descobre-se um design discreto nas cores da BMW M GmbH para os cintos de segurança, além de tapetes com tubulação especial e o logotipo “M5”, que apontam para o caráter exclusivo deste BMW M5 Competition. Um outro recurso de identificação é o grafismo “M Competition” que aparece no painel de instrumentos para saudar o condutor quando o sistema está a ser inicializado.

Apreciem…

Aqui ficam, em resumo, os pontos que a marca destaca neste modelo fora de série.

#TablierMagazine
Fonte: BMW Group

Related posts