MOTOGP: ANDREA DOVIZIOSO VENCE EM BRNO

Monster Energy Grand Prix České Republiky – Autódromo de Brno, na República Checa

Jorge Lorenzo, Andrea Dovizioso e Marc Marquez

República Checa. Andrea Dovizioso “chegou, viu e venceu” o Monster Energy Grand Prix České Republiky, no autódromo de Brno, na República Checa. O piloto da Ducati Team, conquistou este domingo o GP da República Checa em MotoGP, modalidade rainha do motociclismo. Jorge Lorenzo, colega de equipa do italiano ficou em 2.º lugar, enquanto Marc Marquez, da Repsol Honda Team, ficou em 3.º lugar, fechando assim o pódio.
Com esta classificação o Campeonato do Mundo de Pilotos é liderado por Marc Marquez, com 181 pontos, seguido de Valentino Rossi, com 132 pontos (ficou classificado em 4.º, na prova deste domingo, na República Checa) e Andrea Dovizioso é o 3.º com 113 pontos.

A história da 10.ª prova da temporada de MotoGP que teve lugar este domingo no circuito de Brno, na República Checa é similar a tantas outras. Muitas ultrapassagens, desistências logo no início de corrida e um vencedor que, não sendo inesperado acaba por arrecadar importantes pontos e consolidar, deste modo, o 3.º lugar no Campeonato do Mundial de Pilotos.
Depois de ter conseguido, este sábado, a pole position Andrea Dovizioso partiu bem mas, um Valentino Rossi atento e decidido a conseguir  boa posição surpreende e salta para a frente do pelotão. Andrea segue na sua roda e rapidamente mostra ao italiano da Yamaha que a Ducati tem uma palavra a dizer e ultrapassa-o resgatando a primeira posição.
Enquanto isso Maverick Viñales, Bradley Smith e Stefan Bradl envolvem-se num incidente que deixa os três pilotos fora da prova checa.
Andrea Dovizioso, Valentino Rossi, Marc Marquez, Jorge Lorenzo e Cal Crutchlow seguem em bom ritmo. A estes cola-se Danilo Petrucci que surpreende Crutchlow e passa para a 5.ª posição.

A luta pelos primeiros lugares faz com que os cinco pilotos da frente troquem de posições. Pelo comando também passou o “The Doctor”, numa altura em que  os pilotos da Ducati  imprimem o andamento e lutam pelo terceiro lugar.
Andrea Dovizioso não perde tempo e ultrapassa Valentino Rossi que começa a ter problemas de aderência na sua Yamaha.
É nesta fase da corrida que Valentino Rossi que sai da segunda posição da grelha de partida e avança para a cabeça da corrida, começa a perder andamento para as Ducati e, mesmo para a Honda de Marc Marquez. Qualquer coisa mais tem a Yamaha de fazer para conseguir suplantar a concorrência e ajudar Valentino Rossi a conseguir mais pódios. Só deste modo poderá almejar vencer o Campeonato, ele que atualmente é segundo com 132 pontos.
As voltas finais foram decisivas. As lutas mantiveram-se entre Marc Marquez e Cal Crutchlow, Andrea Dovizioso e Jorge Lorenzo. Os três pilotos da frente iam trocando de posições mas, na última volta, Marc Marquez ataca Jorge Lorenzo e Andrea Dovizioso aproveita e foge. A Ducati estava mais forte que a Honda e Jorge Lorenzo volta a colocar-se à frente do espanhol da Repsol Honda Team.
No fim das 21 voltas aconteceu o que já dissemos no início deste texto: Andrea Dovizioso corta a meta em 1.º.

O seu colega de equipa Jorge Lorenzo, em 2.º.

E Marc Marquez, a estrear nova aerodinâmica, que não conseguiu melhor do que 3.º.

O veterano Valentino Rossi foi 4.º, caçando o lugar a Cal Crutchlow, 5.º, na última curva – provavelmente sem pneus (já que se envolveu logo no início na luta pelo primeiro lugar, com o depósito cheio) – ou à espera de algo que não aconteceu… mesmo assim minimizando o desaire, depois de um arranque tão entusiástico, puxando a cartada e relembrando a todos que continua a lutar até ao xadrez final.

Desta vez, quando começava a ser tradicional as Ducati terem bom ritmo no início de ‘cairem’ no final, algo mudou – talvez nas programações que devem ter poupado as máquinas italianas no começo da corrida e garantiram o fôlego que ninguém contava no final.

 

A próxima prova do Campeonato do Mundo de MotoGP é o Eyetime Motorrad Grand Prix von Österreich que se realiza no fim de semana 10 a 12 de Agosto, na Áustria.

Quadro Classificação Corrida MotoGP

Quadro Classificação Mundial de Pilotos MotoGP

Quadro Classificação Corrida Moto2

Quadro Classificação Mundial de Pilotos Moto2

Quadro Classificação Corrida Moto3

Quadro Classificação Mundial de Pilotos Moto3

# TablierMagazine
Fonte: MotoGP.com | Fotos: MotoGP.com

Related posts