MOTOGP: ANDREA DOVIZIOSO COM A POLE POSITION EM BRNO

Monster Energy Grand Prix České Republiky – Autódromo de Brno, na República Checa

MOTOGP: Andrea Dovizioso surpreende concorrência e sai da pole position

Valentino Rossi, Andrea Dovizioso e Marc Marquez

República Checa. Terminado o período de paragem de verão, cumpre-se este fim-de-semana a 10.ª jornada da temporada do Campeonato do Mundo de MotoGP com a realização do Monster Energy Grand Prix České Republiky, no Autódromo de Brno.
Depois da sessão de sexta-feira este sábado tiveram lugar as qualificações e a pole position foi resgatada, na última volta da qualificação por Andrea Dovizioso (Ducati) com o tempo de 1:54,689 segundos. Esta é a primeira pole position do piloto italiano, nesta temporada e a sexta da sua carreira no MotoGP.

A seu lado Andrea Dovizioso tem o irreverente Valentino Rossi (Yamaha) que obteve o segundo melhor tempo da qualificação, com 1:54,956 segundos.

A fechar a primeira linha da grelha de partida para o Grande Prémio da República Checa de MotoGP está o sempre aguerrido Marc Marquez (Honda), que fez a volta mais rápida em 1:54,961 segundos.
Atrás destes pilotos estão Jorge Lorenzo (Ducati), Cal Crutchlow (LCR Honda) e Danilo Petrucci (Pramac).
Supremacia da Ducati e da Honda nas duas primeiras linhas da grelha de partida, que deixam deste modo, espaço, na terceira linha da grelha de partida para Johann Zarco (Tech3), em Yamaha, Andrea Iannone e Alex Rins, ambos do Team Suzuki Ecstar, em Suzuki.
Dani Pedrosa (Repsol Honda Team), em Honda; Tito Rabat (Reale Avintia Racing), em Ducati e Maverick Viñales (Movistar Yamaha MotoGO), em Yamaha, integram a quarta e última linha da grelha de qualificação para o Grande Prémio da República Checa que decorre este domingo, a partir das 14h00. Antes têm lugar as provas de Moto3 às 11h00 e a de Moto2, às 12h20.

Moto2: Miguel Oliveira sai da segunda linha da grelha de partida

Miguel Oliveira estabeleceu como objetivo para o GP da República Checa deste fim de semana melhorar a sua performance em Qualificação, para evitar o esforço extra das recuperações no domingo. Foi exatamente o que fez hoje, em Brno, ao estabelecer o 4.º melhor registo da sessão.
Na última sessão de Treinos Livres, o piloto de Almada usou as primeiras voltas para testar algumas modificações de afinação pendentes, tendo dedicado o restante tempo em pista a procurar o seu ritmo de corrida. O resultado foi positivo e Miguel Oliveira conseguiu baixar os tempos de sexta-feira. Terminou em 7.º com 2:03,216s, um dos melhores registos na sessão da classe intermédia.
Como vem já sendo habitual em Moto2, as posições na grelha foram praticamente definidas nos 10 primeiros minutos da sessão de Qualificação, com a borracha deixada pelos pilotos de MotoGP a favorecer a aderência. Miguel Oliveira conseguiu tirar partido dessas condições e estabeleceu o seu melhor registo do fim de semana, 2:02,446s. Os primeiros 9 pilotos ficaram separados por menos de 3 décimas de segundo. O piloto da Charneca da Caparica aproveitou novamente o resto da sessão para continuar a trabalhar no seu ritmo para domingo.

O comentário de Miguel Oliveira #44: Foi uma sessão de Qualificação positiva. Mudámos a nossa estratégia para este fim de semana; trabalhámos para melhorar a moto para uma volta rápida. No final tudo correu como esperado, mas claro que ter apenas 5 minutos para estabelecer uma marca significa que a minha volta teve erros e podia ter sido melhor. Comparada com as minhas posições na grelha das últimas corridas, é uma situação muito melhor. É o meu melhor resultado de Qualificação da temporada, igualando o que conseguimos no Qatar, por isso estamos de volta à segunda linha e espero que isso seja o início de uma mudança e que possamos continuar neste sentido. Sabemos que amanhã o calor será um fator que poderá ser decisivo. Temos um ritmo muito bom e sinto-me confortável, por isso teremos de gerir o aspeto físico da corrida da melhor forma possível para alcançar um bom resultado”.

Moto2: Luca Marini obtém pole-position

Como já dissemos Miguel Oliveira (Red Bull KTM Ajo) obteve este sábado o quarto melhor tempo da grelha de partida (2:02.446s), estando na segunda linha da grelha de partida, com Marcel Schrotter (Dynavolt Intact GP) – 2:02,449 s – e Francesco Bagnaia (SKY Racing Team VR46), líder do campeonato, que obteve 2:02,451 s.
Com este feito, Miguel Oliveira encontra-se numa melhor posição para poder atacar desde o início do GP da República Checa de Moto2 deste domingo e não ter de fazer a corrida de trás para a frente, como tem acontecido em provas anteriores. Sublinhe-se que esta é a segunda melhor qualificação da temporada de Miguel Oliveira.

Luca Marini, Alex Marquez e Mattia Pasini

Bem na frente destes pilotos está a primeira linha da grelha de partida com a pole position a pertencer ao italiano Luca Marini (Sky Racing Team) com o tempo de 2:02,244s, que tem a seu lado Alex Marquez (EG 0,0 Marc VDS), que fez a volta mais rápida em 2:02,359 s e Mattia Pasini, (Italtrans Racing Team), que cumpriu a volta mais rápida em 2:02,417s.
Para o piloto italiano da Sky Racing Team esta é a primeira pole position da sua carreira.

Quadro Qualificação MotoGP

Quadro Qualificação Moto2

Quadro Qualificação Moto3

Monster Energy Grand Prix České Republiky – Autódromo de Brno, na República Checa

Inaugurado em: 1920
Comprimento: 5,4 km
Curvas: 6 à esquerda; 8 à direita
Largura: 15 m
Reta maior: 636 m
Distância prova MotoGP: 113,5 km (21 voltas)
Distância prova Moto2: 102,7 km (19 voltas)
Distância prova Moto3: 97,3 km (18 voltas)
Melhor volta: 1:56.027 – Dani Pedrosa (2015)
Velocidade média: 161,1 km/h
Velocidade máxima: 316,4 km/h

Programa para este domingo:
07h40
– Warm Up Moto3
08h10 – Warm Up Moto2
08h40 – Warm Up MotoGP
10h00 – Corrida Moto3
11h20 – Corrida Moto2
13h00 – Corrida MotoGP

#TablierMagazine
Fonte:
MotoGP / #4 Miguel Oliveira

Related posts