GT X EXPERIMENTAL: A NOVA IMAGEM DA OPEL

Novidade. O GT X Experimental – que demos a conhecer em julho* – é o concept car que redefine os valores da marca Opel: alemã, acessível e emocionante.

Neste contexto a nova frente dos futuros modelos da Opel, inspirada no conceito “Vizor”; Opel GT X Experimental será revelado ainda este ano e, segundo Michael Lohscheller, CEO da Opel, o concept “sublinha a importância da identidade da marca no plano estratégico PACE!”.

Como vai ser o design dos próximos modelos da Opel

Parte integrante do Groupe PSA há exatamente um ano, a Opel escolheu a data deste aniversário para revelar os primeiros detalhes do protótipo Opel GT X Experimental e, com isso, fazer uma antevisão do futuro da marca e do design dos seus próximos modelos. Neste contexto, destaca três valores que constituem, mais do que nunca, as suas referências: uma marca alemã, acessível e emocionante.

Vamos seguir, com rigor, os valores da nossa marca, em tudo o que fizermos. Isto é válido tanto para as ideias como para o desenvolvimento de novos modelos, sendo peça-chave do nosso plano PACE!. A identidade da nossa marca é o nosso futuro”, defende Michael Lohscheller. “Por isso, encarreguei as nossas equipas de design e de engenharia de traduzirem esses valores num concept car. O Opel GT X Experimental, que terá estreia mundial antes do final do ano, é o resultado desse trabalho”.

Opel GT X Experimental: primeiro olhar sobre os planos da marca

O Opel GT X Experimental oferece um primeiro olhar sobre os planos da Opel para o futuro e sobre a aparência dos modelos do fabricante projetados para meados da década de 2020. O protótipo revela, nomeadamente, o novo conceito que dará forma à secção dianteira desses modelos. As linhas principais são dadas pelo “Opel Compass”, que define dois eixos principais que intersectam o logótipo Opel colocado no centro da grelha. Na vertical sobressai o vinco central do capot do motor e na horizontal a assinatura em forma de asa das luzes diurnas. O lendário ‘Blitz’ está no ponto fulcral deste desenho.
Os faróis, as luzes diurnas, as câmaras e os sensores dos sistemas de assistência à condução, bem como o logótipo Opel, são enquadrados num único elemento de design. Esta peça, cuja criação foi inspirada na viseira de um capacete de moto, recebe a designação de “Vizor” e dará ao rosto dos futuros modelos uma nova e marcante identidade.

Estamos a revelar novos potenciais. Apenas um ano depois de integrarmos o Groupe PSA e após nove meses desde que anunciámos o nosso plano estratégico PACE!, tornámo-nos bastante mais eficientes e podemos olhar o futuro com verdadeira confiança. Anunciámos recentemente os resultados financeiros do primeiro semestre, que revelam lucro operacional de 502 milhões de euros, margem operacional de cinco por cento e free cash flow operacional em torno de 1,2 mil milhões de euros. E agora estou particularmente orgulhoso de levantar um pouco o véu sobre o GT X Experimental. Este protótipo espelha, com confiança, os valores da nossa marca. Engenharia alemã, precisão e qualidade, surgirão acompanhadas de ideias inovadoras e emocionantes. O GT X Experimental incorpora tudo isso”, explica o CEO da Opel.

O novo Opel GT X Experimental será revelado este ano. O nome está ligado a uma longa tradição de importantes concept cars da Opel. O fabricante de automóveis de Rüsselsheim foi o primeiro a apresentar um estudo de design na Europa, com o Experimental GT, em 1965. O Monza Concept (2013) e o GT Concept (2016), por seu turno, constituíram marcos relevantes no percurso que trouxe a marca até ao GT X Experimental. Na verdade, ambos tinham afinado os valores da Opel e destacado temas como a eficiência e o design puro, sem assumirem formas irrealistas.

A equipa de Design da Opel trabalhou com base na herança deixada pelos protótipos históricos e traçou uma nova execução de design marcante para o exterior e para o interior dos seus futuros modelos. “Nós somos a marca que tem orgulho na sua herança alemã, mas que também quer assumir o novo espírito da atual Alemanha moderna. Isto orientou-nos na criação dos alicerces de uma nova filosofia de design para a Opel. Queremos criar automóveis emocionantes, que se destacam, mas que também mostram pureza na execução. O nosso novo protótipo capta essas duas premissas na perfeição e fornece o enquadramento para os nossos futuros modelos”, explica o vice-presidente de Design da Opel, Mark Adams.

*leia CONCEPT DA OPEL DIVULGA OS TRAÇOS DO FUTURO.

#TablierMagazine
Fonte: Opel

Related posts