SEAT ARONA E IBIZA COM COCKPIT DIGITAL

O SEAT Arona é o primeiro crossover do mercado a beneficiar de ecrã interativo e personalizável de 10,25 polegadas que desde janeiro deste ano equipa os modelos Leon e Ateca e que a marca espanhola estende ainda ao “best seller” Ibiza.

A instrumentação digital não possui apenas um design mais moderno e versátil, mas também oferece maior funcionalidade, permitindo que os condutores visualizem tudo, desde informações clássicas encontradas em mostradores analógicos, como velocímetro e conta-rotações, até mapas coloridos.

“Estamos totalmente comprometidos em oferecer aos nossos clientes o melhor design e qualidade, trazendo a precisão de um medidor clássico para o mundo digital, onde cada pixel é projetado com a mesma precisão”, disse Alejandro Mesonero-Romanos, diretor de design da SEAT. “Aproveitando-se deste ambiente digital disruptivo, o design de interior do carro evolui para o próximo nível”.

Controlar as informações fornecidas é simples e exige que o condutor simplesmente pressione o botão de controlo ‘Exibir’ colocado no volante para percorrer os três ecrãs principais disponíveis, minimizando a distração e maximizando a clareza das informações fornecidas. As transições entre as informações disponíveis na tela TFT de 1280×480 pixels são suaves graças à sua taxa de atualização de 75 Hz, que facilita a leitura.

O Digital Cockpit da SEAT fornece três formas de visualização principais: Clássica, Digital e Dinâmica

A visualização de informações clássicas dizem respeito os recursos análogos conhecidos, como velocímetro e conta-rotações, mas entre esses dois mostradores digitais podem ser exibidos dados extras, incluindo informações de navegação, música, telefone, dados de direção e informações de assistência à condução. Enquanto informações adicionais também podem ser exibidas no centro dos mostradores.

 

A Digital maximiza o ecrã do Cockpit Digital de 10,25”, mostrando informações detalhadas de mapeamento da zona em que se está a circular, facilitando a localização de estacionamentos, ou de outros pontos de interesse. O mapa pode ser ampliado ou diminuído para facilitar a orientação.

O visor Dinâmico fornece uma clareza aprimorada para informações importantes, como direções passo a passo e informações avançadas do sistema de assistência ao condutor.

Os dados de condução também podem ser exibidos em todas as visualizações, incluindo: consumo de combustível, distância percorrida e quilometragem total. O sistema também permite visualizar informações sobre a música que está a tocar no momento, enquanto se pode percorrer a biblioteca de músicas com a mínima necessidade de tirar os olhos da estrada.

E num mundo que está constantemente conetado, se uma chamada for recebida, o monitor adapta-se automaticamente para incluir o ID do chamador, com a pessoa aparecendo como um ‘pop-up’ no ecrã.

A personalização do Cockpit Digital significa que, independentemente de quem esteja por trás do volante, tem a melhor informação a ser exibida. Dois dos monitores principais – Clássico e Dinâmico – podem ser adaptados para mostrar informações específicas. Isto significa que, se o utilizador quiser misturar as indicações de navegação com os mostradores de velocímetro e conta-rotações tradicionais ou usar o ecrã inteiro para exibir o mapa detalhado, poderá salvar essa definição como um perfil de utilizador e selecioná-la facilmente numa próxima vez que estiver ao volante. Até três perfis por estilo podem ser criados e salvos no sistema. Além disso, o Digital Cockpit possui sensores de luz que, dependendo das condições de iluminação ambiente e por meio de um algoritmo, adaptam a iluminação do display do ecrã.

O Cockpit Digital é um painel de instrumentos que foi projetado como um display interativo e é por isso que pode ser configurado de acordo com as necessidades do condutor.

#TablierMagazine
Fonte: SEAT

Related posts