KIA INICIOU VENDAS DO NIRO NA COREIA

O novo Kia Niro EV foi colocado à venda na Coreia, em antecipação à estreia europeia, que irá ocorrer já em Outubro, no Salão de Paris. Esta versão combina um grupo motopropulsor 100% elétrico, de zero emissões, com o caráter prático e o design de crossover, destacando-se também pela sua ampla autonomia de até 450 km, que o torna um dos veículos elétricos mais eficazes do mercado.
Este novo EV (veja notícia da apresentação do Kia Niro no Salão Automóvel de Busan) ocupa uma posição única no mercado global, já que se trata de um SUV crossover totalmente elétrico. Por outro lado, vem juntar-se às duas versões do Niro já existentes, o Hybrid e o Plug-in Hybrid, também elas orientadas para a eficiência ambiental. Esta é, assim, uma gama “verde” inédita em todo o mercado. As duas versões existentes venderam já mais de 200 000 unidades em todo o mundo desde a sua apresentação em 2016, das quais 65 000 só na Europa. Agora, e desde que a versão EV foi anunciada, no início do ano, a Kia recebeu mais de 5000 pré-encomendas na Coreia.

Kia Niro EV estreia na Europa em Outubro no Salão de Paris

O Niro EV será o segundo veículo elétrico a ser comercializado à escala global pela marca coreana, a seguir ao Soul EV. A estreia na Europa realizar-se-á no Salão Automóvel de Paris de 2018, iniciando-se a respetiva comercialização neste continente no final do ano.Sem fazer concessões em termos do design que se espera de um crossover, o Niro EV proporciona ao condutor uma ampla autonomia com zero emissões e um nível de performance entusiasmante.

A bateria de polímero de lítio de 64 kWh (alta capacidade) permite percorrer até 450 km com um único carregamento e zero emissões. Com o veículo ligado a um carregador rápido de 100 kW, a bateria necessita de apenas 54 minutos para recarregar até 80%. Os clientes também poderão dotar o seu Niro EV de um conjunto de baterias de polímero de lítio de 39,2 kWh (opcional), que assegura uma autonomia de até 300 km com um único carregamento.
A potência é fornecida às rodas dianteiras através de um motor de 150 kW (204 cv), que produz 395 Nm de binário, permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,8 segundos. O conjunto de baterias está localizado abaixo do piso da bagageira, criando um centro de gravidade baixo, ao nível de um sedan ou de um hatchback, o que contribui de forma decisiva para o máximo de estabilidade e prazer de condução em estradas sinuosas.

Comodidade, segurança e condução autónoma “Nível Dois”

Correspondendo à natureza avançada do grupo motopropulsor, o Niro EV disponibiliza uma gama de Sistemas Avançados de Assistência à Condução que auxiliam o condutor em diversos ambientes e situações, diminuindo os riscos de colisão.

Os sistemas de segurança ativa disponíveis incluem o Aviso de Colisão Frontal com Assistência de Prevenção de Colisões Frontais, o Controlo de Velocidade Inteligente com função Stop & Go também inteligente e a Assistência à Circulação na Faixa de Rodagem. Este último sistema é uma tecnologia de condução autónoma de “Nível Dois”, que deteta os veículos que circulam mais à frente no tráfego e identifica as marcações das faixas de rodagem para manter o Niro EV na sua faixa quando circula em autoestrada. O sistema controla a aceleração, a travagem e a direção, consoante o comportamento dos veículos que seguem mais à frente, recorrendo para isso a sensores externos que permitem manter uma distância segura. O sistema de Assistência à Circulação na Faixa de Rodagem funciona até aos 130 km/h.

Design inspirado no Niro EV Concept 2018

Projetado nos centros de design da Kia na Califórnia (EUA) e Namyang (Coreia), o Niro EV incorpora o caráter prático e o apelo de um crossover numa carroçaria elegante e aerodinâmica, com superfícies subtilmente esculpidas. Este modelo demonstra assim que, ao procurarem uma maior eficiência na estrada, os compradores de um EV não necessitam de sacrificar o design ou a versatilidade de um crossover.
O Niro EV diferencia-se dos já existentes Niro Hybrid e Niro Plug-in Hybrid por um vasto conjunto de recursos exclusivos de design. Inspirando-se no Niro EV Concept, revelado na Consumer Electronics Show de 2018, em Las Vegas, o exterior é baseado no conceito “Clean and High-tech”. A grelha futurista e aerodinâmica, designada “nariz de tigre”, possui uma porta de carregamento integrada, com o logótipo do Niro incorporado. As entradas de ar reconfiguradas e as novas luzes de circulação diurna LED, em forma de ponta de flecha, combinam com elementos de destaque em azul claro que ajudam a tornar a presença deste modelo ainda mais afirmativa.
De perfil, a elegante linha definidora e as janelas traseiras afuniladas enfatizam a elegância, oferecendo ao mesmo tempo mais espaço para as musculadas cavas das rodas. O Niro EV está equipado com novas jantes de liga leve de alumínio de 17 polegadas, com cinco raios e um acabamento diamantado em dois tons. É nesta parte do veículo que se encontra o sistema de travagem regenerativa.
Na traseira, o para-choques renovado apresenta elementos de destaque em azul claro semelhantes aos da parte dianteira, enquanto as novas luzes traseiras LED oferecem ao Niro EV a sua “assinatura de luz” muito própria.

Habitáculo moderno com novo sistema de iluminação

O habitáculo combina um design moderno com um espaço generoso e tecnologias que complementam a ação do grupo motopropulsor de zero emissões.

O tablier, por exemplo, apresenta um novo acabamento em azul claro, enquanto a consola central foi simplificada de modo a acomodar o novo seletor de mudanças Shift-by-Wire, uma estreia na Kia.
O novo sistema de iluminação ambiente ilumina tanto a consola central como o seletor das mudanças, permitindo aos ocupantes escolher entre seis cores: branco, cinzento, bronze, vermelho, verde e azul. O acabamento preto e azul de alto brilho projeta-se nas portas, reforçando ainda mais a atmosfera futurista.
O ecrã tátil de 7,0 polegadas HMI (interface homem-máquina) mantém-se no centro do tablier, embora reformulado de forma a oferecer um conjunto de recursos específicos de um EV. O igualmente novo sistema de infotainment permite que o condutor localize os pontos de carregamento mais próximos e monitorize o nível de carga e a autonomia restante da bateria de alta tensão. O painel de instrumentos (um ecrã LCD a cores de 7 polegadas) também é exclusivo do Niro EV e permite ao condutor verificar intuitivamente as informações de condução e do grupo motopropulsor EV durante a viagem.
A consola central reconfigurada também proporciona mais espaço de arrumação na base do tablier, ideal para objetos mais pequenos – incluindo um carregador sem fios para smartphones. Durante o carregamento da bateria de alta tensão, uma luz integrada na parte superior do tablier indica se a bateria está a ser recarregada ou já se encontra com a carga completa. O condutor pode assim verificar rapidamente o estado do carregamento a partir do exterior do veículo.

Aquando do lançamento do Niro, em 2016, a sua nova plataforma foi projetada para acomodar uma variedade de motores. Além disso, a distância entre eixos de 2700 mm garante que todos os ocupantes possam desfrutar de um amplo espaço para as pernas, enquanto os 1805 mm de largura e os 1560 mm de altura da carroçaria proporcionam o máximo espaço para a cabeça e para os ombros. Por fim, os 4375 mm de comprimento, permitem oferecer mais espaço de carga – 451 litros (VDA) – do que muitos outros veículos plug-in e elétricos.

#TablierMagazine
Fonte: Kia

Related posts