Contra tudo o que seria de esperar, nomeadamente os problemas tidos na qualificação, Lewis Hamilton, em Mercedes, foi o vencedor do Grande Prémio da Alemanha de Fórmula 1. O piloto cumpriu a prova em 1:32:29.845.

Nos lugares seguintes do pódio ficaram Valtteri Bottas, também em Mercedes e colega de equipa de Hamilton, que manteve o lugar obtido na qualificação, o segundo, concretizando, deste modo, mais uma “dobradinha” para a equipa alemã.
No terceiro lugar ficou Kimi Raikkonen (Ferrari), que curiosamente também tinha saído da terceira posição, da grelha de partida. Max Verstappen (Red Bull Racing) classificou-se em 4.º lugar.
História do GP da Alemanha
O Emirates Grosser Preis von Deutschland 2018, que decorreu este domingo, no circuito de Hockenheim, na Alemanha, constituiu uma verdadeira surpresa para a Ferrari que levou um autêntico “balde de água fria”.
Após um GP da Grã-Bretanha classificado como um dos melhores do presente campeonato, o GP da Alemanha, deste domingo, poderá ser catalogado como uma das corridas mais “loucas” realizadas desde o início da temporada.

Lewis Hamilton chegou, viu e venceu, relançando as contas do campeonato mundial de pilotos.
O certo é que, como dissemos este sábado (ver F1 GP ALEMANHA: VETTEL JOGA EM CASA E CONSEGUE POLE POSITION) Sebastian Vettel jogava em casa e estava muito motivado para vencer este GP da Alemanha. Desde logo ao arrebatar a pole position e a bater o recorde do circuito de Hockenheim. A vitória era importante para Vettel e para a Ferrari, pois reforçava a liderança do Mundial. Mas a verdade é que a corrida para ele acabou na 52.ª volta, das 67 realizadas, não tendo pontuado.
O certo é que Vettel partiu da 1.ª posição da grelha de partida e Lewis Hamilton do 14.º lugar da grelha, mas no final foi o inglês a conseguir o lugar mais alto do pódio e a recuperar, igualmente, a liderança do Mundial de Pilotos com 188 pontos, seguido de Sebastian Vettel, com 171 pontos e de Kimi Raikkonen, com 131 pontos.
A história da corrida anda à volta da ida às boxes para troca de pneus e da chuva, que ameaçava. Caía aqui e ali, depois parava e isso ia baralhando as estratégias das equipas.
Como já dissemos, Lewis Hamilton, partiu do 14.º lugar e fez uma corrida de trás para a frente, subindo lugares a pulso. Na frente a estratégia era olhar para os lugares do pódio, com Vettel bem encaminhado, seguido de Valtteri Bottas, Kimi Raikkonen e Max Verstappen.

Kimi Raikkonen abriu a “dança” da ida às boxes pois ao partir com ultramacios não podia arriscar. Entretanto, os restantes pilotos do quarteto da frente também mudaram de pneus e Raikkonen assume a liderança da prova. Sebastian Vettel seguia tranquilo, pois as ordens da equipa dadas a Raikkonen eram no sentido deste deixar passar o alemão.
Ainda antes da chuva se fazer anunciar e deixar a pista com algumas zonas mais húmidas Lewis Hamilton vai às boxes e troca de pneus. Deixa os macios e regressa à pista com ultramacios, para deste modo, atacar em força. Mas, a chuva continuava a cair e a deixar pilotos e estrategas numa grande incerteza.

Nesta fase Valtteri Bottas acaba por chegar ao segundo lugar, deixando atrás de si Kimi Raikkonen, numa altura em que o “azar” bate à porta de Sebastian Vettel que perde um bocado da asa da frente do lado esquerdo.

Mas, isso até foi o menos, perante o que aconteceu. A utilização de pneus menos adequados ao piso (Vettel circulava com pneus macios) que se encontrava molhado acabou por ditar o despiste do alemão que, numa curva, perde o controlo do Ferrari, só parando no muro de proteção da pista.
Desilusão estampada nos rostos dos homens da Ferrari. Júbilo na Mercedes que deste modo via surgir a oportunidade, de que Lewis Hamilton precisava. Com o Safety Car em pista Valterri Bottas e Kimi Raikkonen vêm de novo às boxes e trocam de pneus para melhorarem a aderência até ao final da corrida, enquanto Lewis Hamilton aproveita para subir mais um pouco e ficar no primeiro lugar a olhar para a concorrência, pelos retrovisores do Mercedes, que no dia anterior até tinha tido uns problemas.
Sai o Safety Car de cena e, até ao final, tudo igual.
Hamilton, Bottas e Raikkonen sobem ao pódio. Mercedes com esta inesperada dobradinha, acaba também por subir ao primeiro lugar da classificação do Mundial de Construtores, tendo agora 310 pontos. É seguida da Ferrari, com 302 pontos e da Red Bull Racing, com 211 pontos.
A próxima prova, a 12.ª do campeonato, Formula 1 Rolex Magyar Nagydíj 2018 realiza-se em Budapeste de 27 a 29 de julho.