TOYOTA APOIA ENERGY OBSERVER: UMA MONTRA DE ENERGIA RENOVÁVEL

Lançado em 2017 em Saint-Malo (França), o Energy Observer é mais do que apenas um barco. A embarcação é uma forma de comunicar mensagens positivas e inspiradoras. Para além disso, apresenta soluções energéticas amigas do ambiente. O Energy Observer apresenta tecnologias que irão apoiar as redes de energia de amanhã para torná-las eficientes e aplicáveis em grande escala. É este modelo, baseado em várias fontes de energia renováveis e armazenamento que a equipa da Energy Observer irá promover na sua tournée mundial.

Energy Observer: navegar seis meses para testar tecnologias

Tal como na viagem de circum-navegação liderada por Fernão de Magalhães, iniciada em 1519, esta viagem é uma odisseia. Num desafio simultaneamente humano e tecnológico, o Energy Observer irá navegar durante seis anos para testar a tecnologia a bordo em condições extremas, levando o primeiro barco de energia autónoma à volta do globo. Além disso, a equipa liderada por Victorien Erussard e Jérôme Delafosse, também procura soluções para promover e liderar uma transição energética ecológica.

A Toyota e o Hidrogénio

O hidrogénio está no centro do projeto Energy Observer, sendo a principal razão para a participação da Toyota Motor Europe. O hidrogénio a bordo da embarcação, permite uma vantagem considerável em termos de peso (cerca de 50%) quando comparado a uma solução de armazenamento exclusivamente a baterias.
Utilizado como meio de armazenamento de energia, o hidrogénio é fundamental para ultrapassar a questão do fornecimento intermitente de energia, tanto em terra quanto no mar: para explorar a energia excedente e, assim, ampliar a autonomia das instalações móveis e estacionárias.

Tokyo 2020: objetivo comum para os dois impulsionadores de Hidrogénio

Após ter navegado junto a França e à Península Ibérica em 2017, a embarcação está a percorrer o mediterrâneo e irá para o norte da Europa em 2019. O Energy Observer tem por objetivo chegar a Tóquio a tempo dos Jogos Olímpicos de 2020.
Victorien Erussard, fundador e capitão da Energy Observer, referiu: “Estamos muito entusiasmados por ter a Toyota Motor Europe a bordo desta missão. Partilhamos a visão do hidrogénio como a chave para acelerar a transição energética, uma visão que desejamos levar para os Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio”.
“O Energy Observer é uma iniciativa empolgante e nós, na Toyota Motor Europe, estamos muito satisfeitos por estarmos associados a uma equipa tão apaixonada e dedicada. Este projeto demonstra, mais uma vez, as várias utilizações práticas do hidrogénio e que podem ser desenvolvidos à medida que passamos para uma sociedade de hidrogénio”, comenta Matt Harrison, vice-presidente de marketing e vendas da Toyota Motor Europe.

A Toyota tem sido pioneira na tecnologia de hidrogénio nos últimos 20 anos, ao realizar testes em condições exigentes para garantir que o hidrogénio possa funcionar como uma alternativa prática de combustível. O hidrogénio permite um reabastecimento rápido, uma autonomia significativa e uma ótima experiência de condução sem emissões, e a pilha de combustível ajuda a locomover carros, autocarros, camiões e até mesmo empilhadores.
Durante a sua expedição, a equipa do Energy Observer está a produzir um documentário sobre soluções fiáveis e concretas em todo o mundo. A sua viagem e descobertas serão transmitidas através de uma série de 8 episódios no Planète + no outono, e também uma série para redes sociais.

Veja a passagem, recente, por Veneza.

E uma explicação detalhada do conceito.

Para mais informação sobre a Toyota consulte: www.toyota.pt.

#TablierMagazine
Fonte: Toyota Caetano Portugal

Related posts