NOVO PEUGEOT 508 SW EM JANEIRO DE 2019 NA EUROPA

Poucos meses depois da berlina fastback 508, a Peugeot revelou a versão SW do novo Peugeot 508 que tem estreia marcada para a próxima edição do Salão Automóvel de Paris. Segundo a marca o início da comercialização é janeiro de 2019 em toda a Europa, seguindo-se os mercados internacionais no decorrer do 1.º semestre.

Peugeot 508 SW inspirada no mundo das shooting breakes

Uma profunda transformação. O novo Peugeot 508 SW desafia as normas do mercado das breaks do segmento D e tem a sua inspiração no mundo das shooting breakes.

Com silhueta baixa e dinâmica adota um design incisivo, conseguindo aliar a elegância atlética e o sentido prático em termos de habitabilidade e volume e acessibilidade da bagageira. Dotada da última geração do Peugeot i-Cockpit® e com um raio de viragem bastante contido, a nova break tem um largo campo de ação: das zonas ultraurbanas aos grandes espaços das autoestradas.

 

Desenhada a partir da berlina

A exemplo do Peugeot 504, nascido há cinquenta anos, a marca teve sempre como tradição desenhar as suas breaks a partir das silhuetas das berlinas. Da mesma forma, o novo Peugeot 508 SW beneficia de todos os atributos estéticos do design radical da berlina, adotando uma morfologia muito dinâmica devido às suas novas proporções.

Com 4,78 m de comprimento (apenas +3 cm face à berlina e -5 cm face à anterior geração), o perfil do novo Peugeot 508 SW revela linhas firmes e fluidas, encimadas por uma linha de tejadilho baixa e alongada.

Detalhe único numa break de um construtor generalista, as portas sem moldura permitem refinar e dinamizar a silhueta, bem como limitar as superfícies vidradas. As juntas e as junções foram reduzidas com o melhor savoir-faire, a montagem dos pneus foi adaptada para preencher na perfeição as cavas das rodas, a antena de tejadilho foi eliminada (agora com tratamento em serigrafia). A sua silhueta pretende ser também musculada e de inspiração topo de gama.

A frente recebe óticas Full LED e a assinatura visual vertical das luzes diurnas com LED opalescentes. Apresenta uma identidade forte e exclusiva, sublinhada pelo Leão ao centro da grelha e o logo «508» no ‘nariz’ do capot.

O visual da traseira sugere potência e modernidade com uma faixa horizontal em preto brilhante enquadrada pelas luzes traseiras Full LED tridimensionais herdadas da berlina. Acesos de dia e de noite com uma intensidade adaptativa, estas luzes dão um realce constante e evolutivo das garras coloridas desde o perfil até à traseira. A duas duplas saídas de escape cromadas conferem-lhe um dinamismo ainda maior.

O acesso à bagageira é feito por um portão prático (que pode ser motorizado e mãos livres), privilegiando a acessibilidade. O piso é simultaneamente baixo e largo (6 cm mais baixo que na berlina, a apenas 63,5 cm do solo, e 2,4 cm mais largo). A chapeleira escamoteável permite visualizar de imediato a totalidade da bagageira. Com uma capacidade de 530 litros sob a chapeleira, a bagageira tem formas simples e totalmente aproveitáveis.

A modularidade é um dos argumentos de uma break. Neste caso, a modularidade traduz-se num banco traseiro rebatível 2/3 – 1/3 dotado da função Magic Flat. Este sistema permite um rápido rebatimento das metades do banco traseiro através do acionamento de dois comandos acessíveis na bagageira. O resultado é a obtenção de um piso praticamente plano com um volume total de carga de 1.780 litros.

 

Peugeot i-Cockpit domina habitáculo

À semelhança da nova berlina Peugeot 508, a versão SW conta com a mais recente interpretação do PEUGEOT i-Cockpit®.

Isto é possível devido a:

– um volante compacto revestido a couro (perfurado no GT Line e GT);
– um comando da caixa automática de funcionamento elétrico por impulsos integrado na consola central repleta de espaços de arrumação;
– revestimento do tablier, consola central e painéis das portas em carbono ou madeira natural (carvalho cinzento nos níveis GT Line e essência de Zebrano exclusivamente no GT) em função dos níveis de equipamento;
– cromados acetinados no volante, painéis das portas e saídas da ventilação, bem como nas sete teclas tipo piano – toggle switches – ou ainda na moldura do ecrã tátil central;
– revestimento do porta-objetos do lado passageiro (todos os níveis) e nas bolsas de arrumação dos painéis das portes dianteiras (no GT Line e GT).

A disposição e o volume dos espaços de arrumação foram alvo de um cuidado especial. Assim, é possível colocar garrafas de 1,5 litros no portas-luvas ventilado, uma de 1 litro em cada prateleira das portas e duas de 0,5 litros nos espaços sob o apoio de braços central.

Graças a uma solução engenhosa, toda a zona junto ao comando da caixa EAT8 pode acolher facilmente os maiores smartphones (se não estiverem a ser carregados por indução no compartimento sob a consola).

 

Máximo conforto para os passageiros

Os ocupantes dos lugares da frente dispõem de bancos envolventes e ergonómicos (com certificação AGR: Aktion für Gesunder Rücken, associação independente alemã de especialistas em ortopedia e ergonomia) e beneficiam de cinco programas de massagem multipontos. A gama compreende uma escolha de revestimentos de elevada qualidade e requinte, como a Alcantara® ou o Couro Nappa. Este último está disponível em duas cores: preto ou vermelho.

Nos lugares traseiros, os passageiros beneficiam de bancos cujas costas apresentam uma inclinação de 27° para maior conforto. O espaço livre até ao teto aumenta em 4 cm face à berlina e os ocupantes podem desfrutar de um teto de abrir panorâmico com uma ampla superfície vidrada.

Tal como todos os pontos de iluminação do habitáculo, as luzes de leitura individuais integradas no teto são em LED e táteis.

O sistema Hi-fi topo de gama foi desenvolvido pela FOCAL®, especialista francês em sistemas acústicos.

Dotado de 10 altifalantes equipados com tecnologias exclusivas FOCAL®, este sistema oferece um som puro, sofisticado e perfeitamente repartido a bordo do veículo. Os tweeters são guarnecidos de grelhas em metal escovado nas 4 portas.

O interior do novo PEUGEOT 508 SW confirma, assim, a sensação de qualidade e de exigência que o modelo apresenta exteriormente. Esta excelência traduz-se também pela profusão de equipamentos relacionados com o conforto ou a segurança.

 

Uma segurança optimizada

O novo Peugeot 508 SW oferece um amplo conjunto de ajudas à condução de última geração em resposta, designadamente, às exigências do EuroNCAP. Em relação à restante gama Peugeot, as novidades adotadas são as seguintes: Sistema de visão nocturna (Night vision); Cruise Control adaptativo com função Stop & Go (com caixa automática EAT8) com controlo ajustável da distância entre veículos; ajuda à manutenção da posição na via de circulação, com escolha da via por parte do condutor (associado ao ACC Stop & Go); Full Park Assist com função perimétrica Flankguard (apenas com a caixa automática EAT8); óticas traseiras ARS (com intensidade luminosa adaptativa) acesas em permanência.

Além destas novidades o modelo recebe ainda sistemas de ajuda à condução como: travagem automática de emergência de última geração (deteta peões e ciclistas, de dia e de noite, até 140 km/h) e Alerta de risco de colisão; alerta ativo de transposição involuntária da faixa (ou da berma) com correção da trajetória a partir de 65 km/h; alerta de fadiga do condutor; assistente automático de máximos; reconhecimento dos sinais de velocidade e de recomendação; reconhecimento alargado de sinais de trânsito (Stop, sentido proibido) e sistema ativo de vigilância do ângulo morto (com correção da trajetória). Esta função está disponível a partir dos 12km/h.

 

Conetividade presente

A bordo do novo 508 SW, a conetividade está sempre presente graças aos seguintes equipamentos: Navegação 3D conectada com TomTom® Traffic; função Mirror Screen, compatível com os protocolos MirrorLink®, Android Auto e Apple CarplayTM (via smartphone) e com reconhecimento de voz; zona de carregamento para smartphones por indução (aparelhos compatíveis com a norma Qi); 4 tomadas USB; Peugeot Connect SOS & Assistance, sistema de chamadas de emergência eCall e serviço de assistência; Peugeot Connect packs, conjunto de tele-serviços úteis para a manutenção do veículo.

 

Nova geração de motores

O novo Peugeot 508 SW beneficia da nova geração de motores PureTech e BlueHDi (com tecnologia SCR) disponíveis na berlina. Na oferta a gasolina, são propostas duas versões do motor PureTech de 1.6 litros de cilindrada:

– PureTech 180 cv EAT8
– PureTech 225 cv EAT8

Na gama Diesel, estão disponíveis quatro opções BlueHDi com 1.5 e 2.0 litros de cilindrada:

– BlueHDi 130 cv CVM6
– BlueHDi 130 cv EAT8
– BlueHDi 160cv EAT8
– BlueHDi 180 cv EAT8

Todas estas motorizações possuem homologação de acordo com a norma «Euro6.2 temp», em antecipação às exigências da norma Euro6.d que entra em vigor a partir de janeiro de 2020, e cumprem também as normas para as emissões de óxidos de azoto. Os valores de emissões de CO2 são best in class e têm em conta os novos requisitos técnicos da norma WLTP, que consiste na harmonização entre os consumos homologados e os consumos obtidos em utilização pelos clientes.

Na família de motores PureTech, quando em modo ECO, a caixa de velocidades automática EAT8 passa automaticamente para o modo Neutro (freewheeling). Esta função está disponível entre os 25 e os 130 km/h, quando as condições o permitem. A sua ativação só é possível quando não é detetado qualquer movimento nos pedais. Este dispositivo totalmente imperceptível para o condutor, permite diminuir os atritos internos da caixa de velocidades e reduzir o consumo do veículo em cerca de 3%.

 

Versão a gasolina híbrida Plug-in no 2.º semestre de 2019

No segundo semestre de 2019, a gama será enriquecida com uma versão a gasolina Híbrida Plug-In, com excelentes performances, com funcionamento ZEV (Veículo Zero Emissões) alargado de 50 km no ciclo WLTP), sem qualquer prejuízo na capacidade da bagageira, dado que as bateriais estão alojadas sob os assentos do banco traseiro.

À semelhança da berlina, o novo Peugeot 508 SW será produzido na fábrica de Mulhouse e beneficiará, no seu lançamento, da marca «Origine France Garantie».

 

#TablierMagazine
Fonte: Peugeot

Related posts