SMART FAZ 20 ANOS

Há vinte anos foi lançado um dos veículos mais invulgares de sempre. Reconhecido como diferente dos veículos convencionais – o smart city coupé é atualmente designado por smart fortwo e está no mercado já na sua terceira geração desde 2014. Medindo pouco mais de 2,5m de comprimento, o compacto de dois lugares consegue estacionar perpendicularmente nos lugares de estacionamento paralelos.

Em 1997, no Frankfurt International Motor Show, a smart apresentou respostas originais aos problemas da mobilidade individual urbana, que atualmente são mais prementes que nunca. A produção teve início em julho de 1998.

Passados 20 anos é notório que a ideia revelou-se um sucesso, com mais de 2.2 milhões de modelos smart vendidos até à data.

Graças às inovações tecnológicas e a um design que combina funcionalidade com a alegria de viver, o smart tornou-se um veículo de culto. E a marca mantém-se fiel ao seu papel de pioneira: é a primeira a trocar os motores de combustão por propulsores elétricos.

Após o lançamento inicial do smart fortwo na Alemanha e em 8 países europeus, o modelo está atualmente disponível em 46 países.

Terceira geração recebeu melhorias visíveis

A atual terceira geração foi lançada em 2014. O smart fortwo recebeu melhorias visíveis em todas as áreas e é agora notoriamente mais confortável. O motor instalado na traseira, uma caraterística da smart, está agora também disponível pela primeira vez no smart forfour.

As curtas projeções da dianteira e da traseira, um comprimento mínimo e o elevado ângulo da direção são ótimos pré-requisitos para assegurar que os modelos contornam facilmente quaisquer curvas e cabem em todos os lugares de estacionamento. No que diz respeito ao diâmetro de viragem, o smart fortwo estabelece uma nova referência: com 6,95 m (entre lancis de passeios) e 7,30 m (entre paredes), torna extremamente simples as manobras de inversão. O smart forfour inverte o sentido num diâmetro de viragem praticamente tão compacto quanto a anterior geração do fortwo (entre paredes: 8,75 m). O seu diâmetro de viragem corresponde a 8,65 m (entre lancis de passeios) e 8,95 m (entre paredes).

 

Smart fortwo cabrio exemplo de flexibilidade

Em 2016 foi lançado o smart fortwo cabrio. A capota de lona dobrável tritop permite uma flexibilidade ímpar: com o simples pressionar de um botão, o pequeno citadino transforma-se num veículo com amplo teto panorâmico deslizante.

Na fotografia Smart com personlização Brabus. A gama de motorizações disponível para os três modelos inclui os modernos motores a gasolina de três cilindros com 52 kW/71 cv. Os modelos podem ser equipados com uma caixa manual de cinco velocidades ou com a caixa de velocidades automática de dupla embraiagem twinamic.

 

Todos os modelos disponíveis como veículos elétricos

Desde 2017, as três versões de carroçaria foram adicionalmente disponibilizadas nos modelos elétricos. Desta forma, a smart é o único fabricante de automóveis do mundo a disponibilizar toda a sua gama de modelos nas versões de motor de combustão e também nas versões puramente elétricas.

No Frankfurt International Motor Show de 2017, a smart apresentou o smart vision EQ fortwo – o concept car de um modelo elétrico e autónomo para o transporte público local altamente eficiente e flexível.

O veículo recolhe os passageiros diretamente a partir dos locais por eles escolhidos e não está equipado com volante ou pedais. Trata-se do primeiro concept car a incorporar todos os quatro pilares da estratégia CASE: “Connected”, “Autonomous”, “Shared” e “Electric”.

 

Serviço car2go: partilha de veículos

O serviço car2go, lançado em 2008 como o primeiro sistema a nível mundial de partilha de veículos, desempenhou um papel importante na história de sucesso da smart. Atualmente a car2go tem mais de três milhões de clientes e está disponível em 24 locais na Europa, América do Norte e China. A frota do serviço car2go já é totalmente elétrica em três cidades (Estugarda, Amesterdão e Madrid).

A smart é a primeira marca de automóveis a trocar os motores de combustão por propulsores elétricos: desde 2017 que a smart vende apenas veículos elétricos nos EUA, Canadá e Noruega, e a partir de 2020 irá comercializar também apenas veículos elétricos a bateria na Alemanha e na Europa Ocidental. Num futuro próximo seguir-se-á o resto do mundo.

 

Smart: opção pela mobilidade elétrica

O smart EQ fortwo e o smart EQ forfour já tornam a opção pela mobilidade elétrica mais atrativa do que nunca, pois conciliam a agilidade com a condução sem emissões de gases locais – a combinação ideal para a mobilidade urbana. Após o smart fortwo coupé e o smart forfour foi lançado o smart fortwo cabrio alimentado a bateria no verão de 2017.

O smart EQ fortwo e o smart EQ forfour podem ser carregados numa tomada elétrica doméstica – e o potente carregador de bordo que está incluído de série permite um carregamento duas vezes mais rápido comparativamente ao modelo antecessor, em função da versão do país a que se destina o veículo. Desde março de 2018 está disponível um carregador rápido que permite reduzir o tempo de carregamento numa caixa de carregamento doméstica até menos de 40 minutos (10-80%).

Graças às características de potência do motor elétrico, o smart necessita de apenas uma única relação de caixa fixa. Não existe necessidade de quaisquer passagens de caixa – uma vantagem fundamental no denso trânsito citadino. Para efetuar manobras de marcha atrás, o sentido de rotação do motor é invertido.

 

smart EQ control

O modo ECO é um programa de condução particularmente eficiente no que diz respeito à economia de energia. Para economizar energia e estender a autonomia, o smart EQ fortwo e o smart EQ forfour também estão equipados com o controlo da pré-climatização.

Com a app “smart EQ control” é possível aceder a um vasto conjunto de informação específica do veículo elétrico através de um smartphone, tablet ou PC, enquanto as funções como o controlo da pré-climatização ou o carregamento inteligente podem ser confortavelmente controladas de forma remota.

 

Um marco histórico: 20 anos da smart

Os engenheiros de desenvolvimento na Mercedes-Benz já estavam ocupados a trabalhar no “veículo do futuro” no início dos anos de 1970, evoluindo novas e revolucionárias abordagens que por fim deram origem ao conceito do automóvel supercompacto com um comprimento de 2,5m. Passou algum tempo antes de ter sido desenvolvido o pioneiro conceito de segurança que permitiu aplicar a segurança de referência da Mercedes num automóvel extremamente curto.

Em 1989, Nicolas G. Hayek, o inventor do relógio de pulso Swatch, anunciou a sua intenção de lançar no mercado um pequeno veículo citadino. Para tornar esta ideia numa realidade bem-sucedida, Hayek procurou a Mercedes-Benz na qualidade de um parceiro experiente. Os dois parceiros estabeleceram a Micro Compact Car AG, com sede em Biel, na Suíça.

O smart city coupé finalmente teve a sua estreia mundial no Frankfurt International Motor Show em 1997. A produção e as vendas começaram em 1998. No mesmo ano, a smart tornou-se uma subsidiária integralmente detida pela Daimler-Benz AG (agora designada de Daimler AG).

Compare o interior atual com os estudo Eco.

Relembremos outros modelos Smart, apresentados na comemoração dos 10 anos

O concept Smart Crosstown.

O Smart ForFour.

O inesquecível Smart Roadster.

 

Atualmente já é considerado um clássico: está em exposição no Museu de Arte Moderna desde 2002

Apesar da sua tenra idade, é incontestável que o smart fortwo, com o seu carácter único, é já um automóvel clássico. Estando ainda em produção, o smart fortwo foi o único veículo a ser integrado na coleção permanente do mundialmente famoso Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (clique na ligação para ver) como um “clássico de design contemporâneo da última década do século passado”.

 

#TablierMagazine
Fonte: Car2Go Daimler Portugal | Mercedes-Benz MoMA | smart

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