‘TYPE R CHALLENGE 2018’ NOVO RECORDE PARA O HONDA EM SILVERSTONE

Seguindo o duplo sucesso do Honda Civic ‘Type R Challenge’ nos circuitos Magny-Cours e Spa-Francorchamps, o hatchback de alta performance estabeleceu um novo recorde com viatura de produção de tração dianteira de 2 minutos e 31.32 segundos no circuito GP Silverstone, no Reino Unido, batendo o recorde estabelecido pela anterior geração Civic Type R num desafio semelhante em 2016.

O Type R foi pilotado pelo tricampeão de carros de turismo, o britânico Matt Neal, que está atualmente a fazer campanha com um Honda Civic Type R no BTCC 2018 com a equipa Halfords Yuasa Racing.

 

Honda Civic Type R: performance empolgante

O circuito GP Silverstone tem uma pista de 5,89 km emocionante, com retas rápidas e curvas de alta velocidade, combinando com as zonas mais técnicas, que exigem que o carro seja conduzido com precisão.

Com um ritmo imediato tremendo, devido ao motor 2.0 VTEC TURBO otimizado, o Civic Type R forneceu uma performance empolgante que permitiu que Matt Neal explorasse as longas retas e acelerasse rapidamente para fora das curvas.

 

Modo +R: o segredo para condução firme

Adicionalmente, a velocidade do circuito significa que as caraterísticas aerodinâmicas são a chave – e o Civic Type R é o melhor da categoria no equilíbrio entre elevação e arrasto o que gerou um benefício significativo. No modo +R, o sistema adaptativo Damper produz uma condução firme, permitindo que seja alcançada mais velocidade ao longo das curvas fluidas do Silverstone.

 

Matt Neal: vantagem do Type R é a curvar

Falando sobre o recorde de volta, Matt Neal disse: “Onde encontrei a maior vantagem do Type R, foi realmente nas curvas a alta velocidade – a estabilidade que é uma combinação do aero e o novo sistema de suspensão avançada. Em curvas como Copse e Stowe, no final da reta Hangar, consegues muita velocidade de entrada com extrema confiança.”

Continuando o seu comentário adicionou: “Não há apenas um ponto que torne o Type R o melhor da categoria – é geral. Partindo do zero, é completamente diferente dos seus antecedentes e a Honda examinou e melhorou toda a área, desde a estabilidade de manuseamento com a suspensão multi-link, o aero, o centro de gravidade que é mais baixo, largo e longo, o feedback que o piloto recebe através da direção até à força entregue pelo motor – é um passo em frente em todas as direções.”

O piloto alinhou-se para as restantes tentativas de recorde de circuito do ‘Type R Challenge 2018’ que incluirão o ex-piloto Formula 1 e atual piloto NSX Super GT Jenson Button (Reino Unido) e o piloto WTCR Tiago Monteiro (Portugal).

O novo recorde no circuito Silverstone é o quarto recorde de volta a ser alcançado pelo novo Honda Civic Type R. Em Abril de 2017, um carro de desenvolvimento de produção tornou-se o carro de produção de tração dianteira mais rápido de sempre ao longo do Nürburgring Nordschleife, com um recorde de volta de 7 minutos e 43.8 segundos. Posteriormente, o ‘Type R Challenge 2018’ começou com o piloto WTCR, Esteban Guerrieri, que estabeleceu um novo recorde de volta para um carro de produção de tração dianteira de 2 minutos e 1.51 segundos no circuito Magny-Cours GP em França, antes de Bertrand Baguette marcar 2 minutos e 53.72 segundos, no mesmo carro, em Spa-Francorchamps na Bélgica.

 

Honda Civic Type R: o mais rápido da sua categoria

O novo Honda Civic Type R mantem a herança da geração hatchback de alta performance da Honda e é o automóvel mais rápido e veloz da categoria. O mais recente automóvel a ostentar o famoso ‘H vermelho’ faz parte do novo programa de desenvolvimento do Civic, de décima geração – o maior da história da Honda – e foi desenvolvido para oferecer a condução mais agradável no segmento hot hatch, tanto na estrada como em pista.

O Novo Honda Civic Type R incorpora um chassis leve, altamente rígido, baixo centro de gravidade e um sofisticado sistema de suspensão dianteira de eixo duplo, que reduz a direção de viragem e aperfeiçoa as curvas no limite.

 

#TablierMagazine
Fonte: Honda Portugal

Related posts