MOTOGP: MARC MARQUEZ SAI DA POLE POSITION EM ASSEN

Grande Prémio Motul TT Assen – TT Circuit Assen – Holanda

MOTOGP: Marc Marquez domina qualificação em Assen

Holanda. O Campeonato do Mundo de MotoGP cumpre este fim-de-semana a oitava prova da temporada com mais um conjunto de três corridas no TT Circuit Assen.

O programa arrancou sexta-feira com treinos livres, prosseguiu este sábado com as qualificações, no circuito com 4,5 km de comprimento e 18 curvas (6 à esquerda e 12 à direita).

Nas qualificações deste sábado Marc Marquez volta a mostrar que tem uma palavra a dizer e fez a volta mais rápida ao circuito de Assen em 1:32.791 saindo da primeira linha da grelha de partida para o GP da Holanda de MotoGP. Esta é a sua segunda pole position da temporada.

Ainda na primeira linha de grelha de partida está o indomável Cal Crutchlow que rodou apenas 0,041 segundos mais lento que o piloto da Honda.

Valentino Rossi, “The Doctor”, completa a primeira linha da grelha de partida com o tempo 1:32.850.

A segunda linha da grelha é constituída por Andrea Dovizioso (Ducati Team), Alex Rins (Team Suzuki Ecstar) e Maverick Viñales (Movistar Yamaha MotoGP).

Seguem-se Aleix Espargaro (Aprilia Racing Team Gresini), Johann Zarco (Monster Yamaha Tech 3) e Andrea Iannone (Team Suzuki Ecstar).

A última linha da grelha de partida é constituída por Jorge Lorenzo (Ducati Team), Danilo Petrucci (Alma Pramac Racing) e Alvaro Bautista (Angel Nieto Team).

Este é o panorama da grelha para a prova holandesa cuja quarta sessão de treinos livres ficou marcada por uma queda, embora sem consequência de maior, de Valentino Rossi, nove vezes campeão do mundo de MotoGP e, que nas últimas provas mostrou que ainda tem uma palavra a dizer no que respeita ao campeonato, pois encontra-se na segunda posição com 88 pontos, atrás de Marc Marquez (115) e à frente de Maverick Viñales (77).

Entretanto, o piloto Franco Morbidelli (Marc VDS) não correrá este domingo, na sequência da quedaque sofreu. Franco Morbidelli caiu na terceira sessão de reinos livres. Embora tenha saído da pista consciente e pelo próprio pé, fraturou o terceiro metacarpo da mão esquerda, pelo que não participará na corrida.

 

O Grande Prémio Motul TT Assen – TT Circuit Assen – Holanda realiza-se este domingo, às 13h00, antes tem lugar a prova de Moto3, com início às 10h00 e a prova de Moto2, às 11h20.


Moto2: Miguel Oliveira preparado para mais uma recuperação

Assen. 0,620s separaram Miguel Oliveira da pole position este sábado em Assen, dia em que se realizaram a terceira sessão de treinos livres (FP3) e a Qualificação para a corrida deste domingo no traçado holandês. O piloto luso conseguiu a 17.ª melhor marca, 1:38,228s, e vai partir da 6.ª linha com o foco em mais uma sensacional recuperação, como já nos tem habituado.

Na FP3, a última sessão de treinos livres do fim de semana, conseguiu melhorar face às sessões de sexta-feira, mostrando o seu muito bom andamento e motivação para a Qualificação. Nos resultados combinados das sessões de treinos foi seu o 15.º melhor registo, 1:38,770s.

Já na sessão de Qualificação, com três paragens nas boxes, o piloto de 23 anos da Red Bull KTM Ajo conseguiu rodar consistentemente nos 1min38, mas bisou o 17º melhor tempo, a +0,620s da pole position, fazendo antever mais uma forte recuperação até ao topo.

No final da Qualificação o piloto de Almada comentou: “A história da qualificação repete-se. Eu com esta moto conseguiria nos treinos livres ter andado muito próximo do topo, mas como se tem verificado nas últimas corridas, dos treinos livres para a qualificação, todos os nossos rivais melhoram meio segundo, seis décimas, e nós, apesar de também melhorarmos, estamos sempre com alguma diferença de tempo. É uma situação complicada, já sabemos que para a corrida temos um bom ritmo, sabemos que em condições normais estamos lá, muito próximos do topo; o problema é sair já próximo das posições pelas quais queremos lutar e assim é complicado. Para mim, sentir que dou o meu máximo, sentir que a equipa também dá o seu máximo para experimentar coisas e o resultado não sair, deixa um pouco o sentimento de que nos falta algo e é esse algo que andamos à procura já há tantas corridas e ainda não conseguimos encontrar. A cada corrida aprendemos algo novo, há que pensar positivo e, bom, estando a um ponto do líder, isso faz-nos acreditar que amanhã faremos uma boa corrida de recuperação, como sempre, e tentaremos pontuar o máximo possível”.

 

Francesco Bagnaia consegue a pole-position

Francesco Bagnaia, Marcel Schrotter, Luca Marini

O campeonato de Moto2 promete, para este fim de semana, mais uma corrida cheia de emoção. Pelo menos é o que se espera por parte de Miguel Oliveira que, mais uma vez, prepara a estratégia para fazer uma rápida recuperação de posições e terminar no pódio. Recorde-se que o piloto português está a um ponto do líder do campeonato Francesco Bagnaia.

Francesco Bagnaia que conseguiu a pole position ao fazer a volta mais rápida ao circuito em 1:37.608.

 

Ao seu lado, na primeira linha da grelha de partida, o italiano tem Marcel Schrotter, que sai pela terceira vez, esta temporada, da primeira linha da grelha de partida.

 

A primeira linha da grelha de partida fecha com Luca Marini que se estreia nesta posição.

A corrida de 24 voltas deste domingo terá início às 11h20, hora de Portugal Continental.

 


Quadro Qualificação MotoGP


Quadro Qualificação Moto2


Quadro Qualificação Moto3

 


Grande Prémio Motul TT Assen – TT Circuit Assen – Holanda

Inaugurado em: 1949
Comprimento: 4,5 km
Curvas: 6 à esquerda; 12 à direita
Largura: 14 m
Reta maior: 487 m
Distância prova MotoGP: 118,1 km (26 voltas)
Distância prova Moto2: 109,0 km (24 voltas)
Distância prova Moto3: 99,9 km (22 voltas)
Melhor volta: 1:33.617 – Marc Marquez
Velocidade média: 169,9 km/h
Velocidade máxima: 319,8 km/h

Programa para este domingo:

07h40 – Warm Up Moto3
08h10 – Warm Up Moto2
08h40 – Warm Up MotoGP
10h00 – Corrida Moto3
11h20 – Corrida Moto2
13h00 – Corrida MotoGP

 

#TablierMagazine
Fonte: MotoGP / #44 Miguel Oliveira | Fotos: Francesco Bagnaia Twitter / Marcel Schrotter Twitter / Luca Marini Twitter

Related posts