“TYPE R CHALLENGE 2018”: NOVO RECORDE EM EAU ROUGE

Depois de ter alcançado no mês passado um recorde de volta no circuito Magny-Cours, o hatchback de alta performance estabeleceu um novo recorde com viatura de produção de tração dianteira de 2 minutos e 53.72 segundos no Spa-Francorchamps na Bélgica. O Type R foi pilotado pelo antigo campeão mundial FIA WEC LMP2, Bertrand Baguette, que atualmente compete ao volante do Honda NSX-GT nas series Super GT com a equipa Nakajima Racing.

Spa-Francorchamps é um dos circuitos mais longos da temporada de corridas de muitas categorias a 7.004 km, incorpora retas muito rápidas e curvas de alta velocidade, juntamente com secções mais técnicas de baixa velocidade e mudanças significativas de elevação. O líder de aceleração e velocidade total do motor Civic Type R 2.0 VTEC TURBO, permitiu que Bertrand Baguette explorasse as longas retas e acelerasse rapidamente para fora das curvas arrebatadoras.

A performance aerodinâmica foi também crítica para o tempo de volta, o design perfeitamente concebido do Civic Type R com um chassi suave, cortina de ar frontal, spoiler traseiro fino e geradores vortex contribuiu para níveis superiores de estabilidade a alta velocidade. No Modo +R, o sistema adaptativo Damper produz uma condução firme e lisa, perfeita para condução em pista, permitindo que seja alcançada mais velocidade ao longo dos famosos troços Eau Rouge e Kemmel Straight da Spa-Francorchamps.

Falando sobre o comportamento do Type R, Bertrand Baguette disse: “Com a tração dianteira é expectável subviragem, mas este carro é muito equilibrado. Ganhas imediatamente muita confiança visto que te dá imenso feedback pelo volante, especialmente no modo +R. O chassi é muito rígido, a traseira é muito estável e a frente adere bem para te dar bastante conexão frontal, entre a viatura e a estrada. A aerodinâmica ajuda a que a viatura se sinta ligada ao piso a grandes velocidades e tem um fantástico nível de tração”.

A Honda estabeleceu a referência no Spa-Francorchamps durante um desafio semelhante em 2016, utilizando a geração anterior do Civic Type R. Também reivindicou o tempo de volta de corrida em Silverstone, Estoril e Hungaroring. A edição de 2018 do desafio irá revisitar estas pistas durante o verão.

 

Jenson Button, Tiago Monteiro e Matt Neal também vão participar

Outros pilotos confirmados para as restantes tentativas de registo de circuito no Type R Challenge 2018, incluindo o ex-campeão mundial da Formula 1 e atual piloto NSX Super GT Jenson Button (Reino Unido), o piloto WTCR Tiago Monteiro (Portugal) e a lenda BTCC Matt Neal (Reino Unido).

O novo tempo referência no circuito Spa-Francorchamps é o terceiro recorde de volta obtido pelo novo Honda Civic Type R. Em Abril de 2017, uma viatura de produção tornou-se o automóvel mais rápido de tração dianteira a percorrer as voltas do Nürburgring Nordschleife, com um tempo de volta de 7 minutos 43.8 segundos. No último mês o piloto WTCR, Esteban Guerrieri, estabeleceu aos 2 minutos e 01.51 segundos o recorde de volta para uma viatura de produção de tração dianteira no circuito Magny-Cours GP em França, parte do Type R Challenge.

O novo Honda Civic Type R mantém a herança da geração hatchback de alta performance da Honda e é o automóvel de tração dianteira mais rápido da categoria. O mais recente automóvel a ostentar o famoso ‘H vermelho’ faz parte do novo programa de desenvolvimento do Civic, de décima geração – o maior da história da Honda – e foi desenvolvido para oferecer a condução mais agradável no segmento hothatch, tanto na estrada como em pista. O Novo Honda Civic Type R incorpora um chassis leve, altamente rígido, baixo centro de gravidade e um sofisticado sistema de suspensão dianteira de eixo duplo, que reduz a direção de viragem e aperfeiçoa as curvas no limite.

 

#TablierMagazine
Fonte: Honda Portugal

Related posts