Com a Red Bull frustrada com o funcionamento atual da Renault precisamente quando a Honda se afirma disposta a contratar uma segunda equipa, para tentar acompanhar o ritmo dos motores Mercedes e Ferrari, o esperado confirmou-se.
Após várias semanas de discussões formais, a Red Bull e a Honda chegaram a um acordo para unir forças em 2019 e 2020. A equipa continuará, no entanto, sob o nome de Aston Martin Red Bull Racing. Parte do compromisso garante que a Red Bull e a Toro Rosso, com as quais a Honda assegurou um brilhante quarto lugar no Bahrein no início deste ano, vão usar motores idênticos.
“Ficamos impressionados com o compromisso da Honda com a F1, com a rápida progressão que proporcionaram nos últimos tempos com a nossa equipa irmã, Scuderia Toro Rosso, e pelo âmbito da sua ambição, que combina com a nossa”, disse o chefe da equipa Christian Horner. “Este contrato de dois anos com a Honda sinaliza o início de uma nova e empolgante fase nos esforços da Aston Martin Red Bull Racing para competir não apenas pela vitória nos grandes prémios, mas pelo que é sempre o nosso objetivo – títulos de campeonato.”
A iniciativa marca a primeira vez que a Honda fornecerá mais de uma equipa desde que o fabricante japonês regressou à F1 em 2015 com a McLaren. A Honda tem, nas instalações no Reino Unido, em Milton Keynes, espaço para receber uma segunda operação por vários anos e, portanto, tem a capacidade de fornecer tanto a Red Bull quanto a Toro Rosso, a partir de 2019.
“Ter duas equipas significa que podemos aceder ao dobro dos dados que tinhamos anteriormente”, comentou Takahiro Hachigo, presidente e diretor representante da Honda Motor Co., Ltd. “Acreditamos que trabalhar com a Toro Rosso e a Red Bull Racing nos permitirá obter mais rapidamente o nosso objetivo de ganhar corridas e campeonatos, construindo duas fortes parcerias”.
A decisão da Red Bull de trabalhar com a Honda encerra um relacionamento de 12 temporadas com a Renault, que rendeu 57 vitórias, quatro campeonatos de pilotos e quatro construtores.
“Sempre tomamos decisões como esta de forma desapaixonada e com apenas um critério em mente – acreditamos que o resultado permitirá competir num nível mais alto”, acrescentou Horner. “Após cuidadosa análise e avaliação, estamos certos que esta parceria com a Honda” é a direção certa para a equipa.
Red Bull Racing agradece à Renault pelos últimos 12 anos de parceria
“Gostaríamos de agradecer à Renault pelos últimos 12 anos, período em que vivemos momentos incríveis, juntos. Algumas vezes tivemos as nossas diferenças, mas a Renault sempre trabalhou incansavelmente e com o melhor da sua capacidade para nos fornecer um motor competitivo”.
“Esse ainda é o caso hoje e gostaríamos de agradecer à equipa da Renault, e particularmente aos mecânicos, pelo firme compromisso e estamos ansiosos para encerrar a nossa parceria em alta no final desta temporada. O nosso foco para o resto deste ano ainda é conseguir os melhores resultados possíveis no campeonato de 2018 e desejamos à Renault Sport o melhor para o futuro”.
A Renault fornecerá agora apenas duas equipas – a sua própria equipa e a McLaren – em 2019.
“Dois anos após o regresso da Renault como uma equipa de trabalho, consideramos que esta é uma evolução natural para a Renault e a Red Bull Racing, conhecidas as respetivas aspirações”, disse a Renault sobre a notícia.
“Num ambiente extremamente exigente e competitivo, estamos orgulhosos dos resultados obtidos com a Red Bull Racing nas últimas 12 temporadas”. “Depois de duas temporadas, estamos totalmente focados na forte progressão do Renault Sport Formula Team, enquanto continuamos a promover o novo relacionamento com a McLaren Racing”.