MOTO2: FABIO QUARTARARO VENCE GP DA CATALUNHA

Grande Prémio Monster Energy da Catalunha – Circuito de Barcelona-Catalunha

GP Moto2 Catalunha. No final das 22 voltas ao circuito de Barcelona – Catalunha foi um empolgado Fabio Quartararo que venceu a prova. Um fim-de-semana perfeito para o francês de 19 anos, que no final disse “Não acredito que ganhei”, agradecendo também a toda a equipa e à família pelo apoio.

Miguel Oliveira cortou a meta em segundo lugar, ficando a um ponto de assumir a liderança do Campeonato. Em declarações no final da prova e antes de subir ao pódio disse ter sido um fim de semana difícil, mas que estava muito satisfeito com o segundo lugar.

E, a fechar o pódio, em terceiro ficou Alex Marquez, que no final se mostrou também muito agradado com a posição obtida.

A corrida ficará na história, pelo menos para o nosso Miguel Oliveira. Qualquer habitual motociclista que cruze regularmente a ponte 25 de abril, reconhecerá a estratégia do piloto de Almada – perdoem a nossa irreverência. Foi a ‘costurar’ entre os pilotos na sua frente que Miguel faz uma recuperação, no arranque, que pode ter sido fundamental para a sua posição final.

Dada a partida Alex Marques ganha alguma vantagem e segura a primeira posição logo na primeira curva. Fabio Quartararo, o piloto da pole-position, Marcel Schrotter, Francesco Bagnaia, o líder do Mundial vêm atrás. A meio do pelotão surge Miguel Oliveira que salta da 17.ª para a 5.ª posição, ao fim da primeira volta. E rapidamente passa para quarto ao ultrapassar Francesco Bagnaia e faz a melhor volta 1:44.643.

Marcel Schrotter persegue Alex Marquez mas Fabio Quartararo vê-se pressionado por Miguel Oliveira, que volta a fazer a melhor volta 1:44.584.

A pressão de Miguel Oliveira dá resultado e de uma assentada passa Marcel Schrotter e Fabio Quartararo lançando-se em perseguição de #73 Alex Marquez, que estava apenas 2 décimos de segundo à sua frente. Isto quanto estavam apenas corridas 5 voltas, das 22 previstas.

Miguel Oliveira passa Alex Marquez ao fim de três tentativas, quando faltam 14 voltas para terminar a prova. E “abre” um pouco a distância para o piloto espanhol da EH 0,0 Marc VDS, que se vê atacado por Fabio Quartararo. Um Fabio quase ingénuo, que reconhece não ter percebido o que aconteceu para ter feito a pole position – incrédulo quando viu a informação da boxe sobre o tempo em que estava a rodar. Esse conforto da qualificação manteve-se na corrida e, mais uma vez, Miguel Oliveira com o líder do campeonato bem atrás, com uma queda recente a ‘aparecer’ no seu cotovelo, mostrou a maturidade suficiente de aproveitar o 2.º lugar e o ganho de pontos que mereceu.

 

Miguel Oliveira, aplaudido pelos fãs, fica a 1 ponto da liderança do campeonato

O piloto português quando passa na reta da meta é aplaudido de pé pelos fãs, numa manifestação de apoio fantástica. Mas, quando faltam 13 voltas Fabio Quartaro ultrapassa Alex Marquez e, logo de seguida Miguel Oliveira, que ao alargar a trajetória numa curva dá a oportunidade que o piloto francês da HDR – Spedd Up Racing espreitava. Aproveitou, e assumiu a liderança da prova que nunca mais largou, à la Lorenzo, podemos dizer.

Mas, Miguel Oliveira não é dos que deitam a toalha ao chão e lançou-se numa perseguição sem tréguas, consegue nova melhor volta 1:44.171 e continua a pressionar.

Nesta altura, os cinco primeiros são: Fabio Quartararo, Miguel Oliveira, Alex Marquez, Xavi Vierge e Brad Binder. A nove voltas do fim Joan Mir despista-se deixando a mota muito danificada. O piloto levanta-se e abana a cabeça em sinal de desalento.

Na frente Fabio Quartararo, o homem da pole-position, e Miguel Oliveira distanciam-se do resto do pelotão, com o primeiro a ganhar um avanço de 9 décimos sobre o piloto de Almada.

Mattia Pasini, aos 24 minutos de prova, também não tem sorte e cai. Desistindo.

Nesta altura da corrida Fabio Quartararo mostra um andamento superior ao de Miguel Oliveira, mantendo uma distância de 8 décimos de segundo. Francesco Bagnaia, líder do campeonato, está em sétimo à frente de Lorenzo Baldassari e de Simone Corsi, que fechava o top 10.

Aos 32 minutos de prova nova queda. Isaac Viñales sai de pista, passa a zona de areia e embate lateralmente na barreira. Não se registam consequências físicas para o piloto espanhol. A três voltas do fim Miguel Oliveira está a 2.6 segundos de Fabio Quartararo que segue na frente dominando o GP da Catalunha.

Restou ao piloto português assegurar que Alex Marquez não tentaria ultrapassá-lo, segurando o segundo lugar no pódio, que o deixam a 1 ponto do líder do campeonato Francesco Bagnaia (119 pontos).

 

#44 Miguel Oliveira: saltar 12 posições numa volta

Depois de um fim de semana onde o piloto de Almada chegou a sofrer uma queda que o levou ao hospital do circuito, e onde não conseguiu melhor do que o 17º lugar na grelha, voltou a fazer uma recuperação como nos tem habituado. Muito atento ao semáforo e com o tempo de reação à partida soberbo, a sua determinação foi preponderante para um arranque fulminante que lhe permitiu recuperar 12 posições apenas na primeira volta. Chegou a ocupar a primeira posição, mas o francês Fábio Quartararo, autor da pole-position, estava bastante forte e Miguel Oliveira decidiu amealhar os 20 pontos do 2.º lugar, já que Fábio nem está próximo em termos de pontos.

Um fim de semana difícil que terminou com uma corrida positiva, conforme explica Miguel Oliveira: “Foi uma corrida positiva. Sabíamos que seria uma corrida com bastante calor e que iria dificultar bastante aderência durante a corrida tanto à frente como atrás, mas depois do warm up experimentámos uma afinação de amortecedor de trás e felizmente foi uma mudança muito positiva e no bom sentido. O importante para mim era não cometer erros, sair bem e controlar os meus adversários diretos no campeonato. Consegui fazê-lo com sucesso. Não tinha o andamento do Quartararo, aquelas décimas, mas tentei não stressar e gerir a minha distância para o 3.º classificado e no final pude acabar em mais um pódio, o que me deixa muito satisfeito.”

Miguel foi literalmente atirado ao chão por um piloto que não terá, talvez, visto a bandeira de xadrez e embateu na traseira da moto do #44 depois de cruzar a meta.

“Apesar do incidente do final de corrida após a bandeira de xadrez, felizmente parece que ambos estamos bem e sem consequências físicas.

Estou muito contente e agora temos que continuar nesta linha e desenvolver um trabalho que nos permita ser mais rápidos nas qualificações para que não saia tanto atrás na grelha de partida”.

 

A próxima prova, a 8.ª do Campeonato do Mundo de Motociclismo, terá lugar no último fim de semana do mês, a 29, 30 de junho e 1 de julho em Assen, Holanda.

 

Quadro Qualificação Moto2


Quadro Qualificação Campeonato Moto2

#TablierMagazine
Fonte: MotoGP.com / #44 Miguel Oliveira | Fotos: neosportek.blogspot.com / #44 Miguel Oliveira

Related posts