MOTOGP: JORGE LORENZO OBTEM POLE-POSITION NO GP DA CATALUNHA

Grande Prémio Monster Energy da Catalunha – Circuito de Barcelona-Catalunha

 

MotoGP: Jorge Lorenzo determinado na qualificação

O MotoGP está de regresso este fim-de-semana com o Grande Prémio Monster Energy da Catalunha, sétima prova do calendário que terá lugar no Circuito de Barcelona-Catalunha. É a sétima prova do calendário. O programa arrancou sexta-feira, prosseguiu este sábado com as qualificações, no circuito com 4,6 km de comprimento e 14 curvas (6 à esquerda e 8 à direita).

Nas qualificações deste sábado Jorge Lorenzo confirmou o que fez esta sexta-feira nos treinos livres, obtendo a pole-position para o GP da Catalunha de MotoGP, que se realiza este domingo.

O piloto da Ducati que venceu a sexta prova do Mundial, em Mugello, Itália, sai deste modo, da primeira linha da grelha de partida afixando 1:38.680 no cronómetro, tendo ao seu lado Marc Marquez (Repsol Honda Team) que fez a volta mais rápida em 1:38.746 e Andrea Dovizioso (Ducati Team) com 1:38.923.

A segunda linha da grelha de partida abre com Maverick Viñales (Movistar Yamaha MotoGP) que tem a seu lado Andrea Iannone (Team Suzuki Ecstar) e Danilo Petrucci (Alma Pramac Racing).

Valentino Rossi (Movistar Yamaha MotoGP) que tinha conseguido a pole-position, em Itália, parte para o GP da Catalunha da terceira linha da grelha. É acompanhado por Johann Zarco (Monster Yamaha Tech 3) e Tito Rabat (Reale Avintia Racing).

A última linha da grelha é constituída por Cal Crutchalow (LCR Honda Castrol); Dani Pedrosa (Repsol Honda Team) e Takaaki Nakagami (LCR Honda Idemitsu).

 

O Grande Prémio Monster Energy da Catalunha realiza-se este domingo, às 13h00, antes tem lugar a prova de Moto3, com início às 10h00 e a prova de Moto2, às 11h20.


Moto2: Miguel Oliveira ressente-se de queda e sai da 6.ª linha da grelha de partida

Miguel Oliveira conseguiu este sábado o décimo sétimo melhor tempo depois de não se sentir totalmente confortável em pista. O piloto da Red Bull KTM Ajo continuou a ressentir-se do cotovelo depois de uma queda sem gravidade sexta-feira na FP2.

Na última sessão de treinos livres do fim de semana (FP3), teve uma atitude cautelosa devido a algumas queixas físicas, mas conseguiu reduzir o seu melhor tempo e terminar em décimo quarto lugar – 1:44.342.

A temperatura de pista de 53°C para a Qualificação dificultou o trabalho do piloto de Almada. Foi necessário modificar a configuração da moto para que pudesse definir o seu melhor tempo, o que aconteceu na última parte da sessão. Miguel Oliveira terminou em décimo sétimo – 1:44.429, a 0,955s da pole-position.

Miguel Oliveira comentou: “A nossa progressão ao longo do fim de semana não foi tão positiva quanto gostaríamos. Os nossos rivais melhoraram muito os seus tempos e nós não o conseguimos fazer com uma margem tão grande. Na qualificação, o maior problema foi a falta de aderência; a moto não virou muito e eu tive que forçar as coisas, o que causou o deslizar para fora. Arranco da 6.ª linha, o que não é ótimo porque estou a meio da grelha de partida. Espero que amanhã [domingo] possamos melhorar a nossa configuração e fazer uma boa recuperação desde o início. A estratégia é ganhar lugares cedo e depois fazer o nosso melhor naquela que será uma corrida dura para todos.

Amanhã [domingo] a corrida começa mais cedo do que a qualificação, e todos os pilotos terão um pouco mais de aderência. Fisicamente não me sinto tão forte, pois tenho um pouco de dor no cotovelo, mas não acho que haverá problemas; veremos como se comporta na corrida. Vamos ver se no warm up conseguimos encontrar o caminho que nos permita sermos mais competitivos. Na corrida vamos lutar muito para estar no topo”.

A corrida de 22 voltas terá início às 11h20, hora de Portugal Continental.

Moto2: Fabio Quartararo consegue pole-position

Fabio Quartararo

Entretanto, Francesco Bagnaia (Sky Racing Team VR46) que esta sexta-feira tinha conseguido o melhor tempo nos tempos livres este sábado consegue o 4.º melhor tempo (1:43.590).

A pole-position foi obtida por Fabio Quartararo (HDR – Speed Up Racing), que terá a seu lado Alex Marquez (EG 0,0 Marc VDS) – 1:43.590 – e Marcel Schrotter (Dynavolt Intact GP) – 1:43.619.

A segunda linha da grelha de partida abre com Francesco Bagnaia, que será acompanhado por Brad Binder (Red Bull KTM Ajo), companheiro de equipa de Miguel Oliveira, e Matia Pasini (Italtrans Racing Team).

Os 10 melhores tempos fecham com Xavi Vierge (Dynavolt Intact GP), Joan Mir (EG 0,0 Marc VDS), Sam Lowes (Swiss Innovative Investors) e Lorenzo Baldassarri (Pons HP40).

Quadro Qualificação MotoGP

Quadro Qualificação Moto2

Quadro Qualificação Moto3

Grande Prémio Monster Energy da Catalunha – Circuito de Barcelona-Catalunha

 

Inaugurado em: 1991

Comprimento: 4,6 km
Curvas: 6 à esquerda; 8 à direita
Largura: 12 m
Reta maior: 1.047 m
Distância prova MotoGP: 111,0 km (24 voltas)
Distância prova Moto2: 101,8 km (22 voltas)
Distância prova Moto3: 97,2 km (14 voltas)
Melhor volta: 1:43.870 – Dani Pedrosa
Velocidade média: – (novo traçado)
Velocidade máxima: 346 km/h

 

Programa para este domingo:

07h40 – Warm Up Moto3
08h10 – Warm Up Moto2
08h40 – Warm Up MotoGP
10h00 – Corrida Moto3
11h20 – Corrida Moto2
13h00 – Corrida MotoGP

 

#TablierMagazine
Fonte: #44 Miguel Oliveira | Fotos: #44 Miguel Oliveira / MotoGP.com / Jorge Lorenzo Twitter

Related posts