TOYOTA ARRANCA NA 1.ª LINHA DA GRELHA PARA AS 24H DE LE MANS

A TOYOTA GAZOO Racing vai partir na 1.ª linha da grelha para a 86.ª edição das 24 Horas de Le Mans. Após as três sessões de qualificação os dois TS050 HYBRID vão partir da 1.ª e 2.ª posição da segunda ronda do Campeonato do Mundo de Endurance da FIA (WEC).

Fernando Alonso (ESP) , Kazuki Nakajima (JPN) e Sebastien Buemi (SUI) celebrando a pole position.
TOYOTA GAZOO Racing.
Corrida 24 Horas Le Mans, 11 a 17 junho 2018
Circuit de la Sarthe, Le Mans, France.

Kazuki Nakajima conquistou a segunda pole position da sua carreira em Le Mans, e a quarta da Toyota, com uma volta em 3m15.377segs obtida no início da terceira sessão de qualificação aos comandos do TS050 HYBRID #8 que divide com os colegas Sébastien Buemi e Fernando Alonso.

Ao lado do Toyota #8 irá arrancar o outro Toyota TS050 HYBRID #7 de Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López que alcançou o segundo lugar graças à volta realizada por Kamui Kobayashi na primeira sessão de qualificação.

Com este resultado perfeito de qualificação, a equipa consegue um ponto extra no Campeonato do Mundo, mas o foco da equipa ao longo dos preparativos tem sido no desempenho consistente e fiável para a corrida, que a Toyota tem por objetivo vencer, naquela que é a sua 20.ª tentativa.

A grelha de partida em Le Mans é definida pela volta mais rápida em qualquer 1 das 3 sessões de qualificação, a primeira sessão teve lugar na quarta-feira e as restantes na quinta-feira. A segunda sessão de qualificação teve poucas oportunidades para melhorar tempos com duas bandeiras vermelhas a limitar a sessão que foi interrompida 24 minutos mais cedo, devido a um acidente com um LMP2.

Mas a terceira sessão de qualificação foi diferente, com ambos os TS050 HYBRID a entrar em pista para lutar pela “pole position”. Uma volta limpa do Kazuki Nakajima melhorou significativamente o tempo de pole position e estabeleceu um novo recorde para a configuração atualizada do circuito de 13.626km, alterada este ano.

Com até 60 carros em pista, as ultrapassagens são sempre um fator desafiante na qualificação e que afetou a qualificação de Kamui, que não conseguiu melhorar seu tempo de quarta-feira.

Durante o tempo restante da sessão, ambos os Toyota prepararam a corrida, ao circular em pista à chuva que começou a cair por volta das 22:30 e que terminou com a luta pelas posições na grelha de partida bem antes da meia-noite.

Sexta-feira não se circula na pista, mas antes das míticas 24 horas de Le Mans não há dias de descanso. Enquanto os mecânicos preparam os dois carros eletrificados coma tecnologia híbrida para a corrida que tem início neste sábado às 14h00 de Portugal, os pilotos vão encontrar alguns dos 250.000 fãs durante o desfile dos pilotos no centro da cidade francesa.

Resultados finais das 3 sessões de qualificação:

1.º #8 TOYOTA GAZOO Racing 3min 15.377segs
2.º #7 TOYOTA GAZOO Racing +2.000segs
3.º #1 Rebellion (Jani/Lotterer/Senna) +4.072segs
4.º #17 SMP (Sarrazin/Orudzhev/Isaakyan) +4.106segs
5.º #3 Rebellion (Beche/Laurent/Menezes) +4.568segs
6.º #10 Dragonspeed (Hedman/Hanley/Van der Zande) +5.733segs

 

#TablierMagazine
Fonte: Toyota Hybrid

Related posts