O QUE PRECISA SABER SOBRE O NOVO LEXUS RX L #3

Dossier Lexus RX L. Este é o primeiro crossover da marca de luxo da Toyota com 7 verdadeiros lugares. Mas, este produto encerra em si ainda um conjunto de novas tecnologias, um sistema híbrido de última geração, bem como um conjunto de ajudas à condução muito completo, que complementa o Sistema de Segurança Lexus +. Nesse sentido, dada a quantidade de informação disponível, decidimos dividi-la, numa série de artigos onde daremos conta das inovações do RX L. Relembre o Dossier #1 e o Dossier #2.

Segurança e assistência à condução com Sistema de Segurança Lexus +

O RX L está equipado com o Lexus Safety System +, um conjunto de tecnologias de segurança integrada e multifuncional que oferece níveis excecionais de segurança ativa e assistência à condução para ajudar a evitar acidentes.

Na base do Lexus Safety System + (LSS+) está o Sistema de Pré-colisão (PCS) que utiliza uma câmara frontal e um radar de ondas milimétricas para detetar veículos e peões que estejam à sua frente. Se for determinado um risco de colisão, o condutor é automaticamente avisado, sendo fornecida uma força de travagem adicional no momento em que o pedal do travão é pressionado. Se o condutor não reagir e o sistema entender que a colisão está iminente, os travões são automaticamente aplicados para reduzir a velocidade do veículo e a força de qualquer impacto, ao mesmo tempo que os cintos de segurança são puxados.

A mesma unidade de radar é usada para fornecer o Cruise Control de Radar Dinâmico (ACC), que ajuda o condutor a manter uma distância segura para o veículo da frente. Uma vez que o caminho esteja novamente desimpedido, o RX L acelera automaticamente até à velocidade de cruzeiro pré-definida.

O LSS+ também inclui o sistema de Manutenção de Faixa de Rodagem (LKA), que reconhece quando o veículo se está a desviar da sua faixa na estrada e ajuda o condutor a manobrar com segurança de volta à trajetória correta. A Manutenção de Faixa de Rodagem usa uma câmara no para-brisas para rastrear o curso do veículo entre as marcações pintadas na superfície da estrada. Se definir que o RX L está prestes a sair da sua faixa sem que o indicador de direção tenha sido usado, o sistema acende um aviso no visor multi-informações e faz o volante vibrar, sendo igualmente aplicada uma força adequada de controlo da direção para ajudar a levar o veículo de volta à sua trajetória.

O sistema de Manutenção de Faixa de Rodagem fornece uma camada adicional de assistência, gerando automaticamente forças no volante para manter o carro em segurança dentro da sua faixa, especialmente quando o Cruise Control de Radar Dinâmico estiver a ser usado. Em estreia na Lexus, o sistema de Manutenção de Faixa de Rodagem pode ser usado mesmo a velocidades muito baixas, quando o Cruise Control Adaptativo está a funcionar. O condutor pode ainda escolher qual dos alertas prefere (som de advertência ou vibração no volante) e a sensibilidade do aviso, através do ecrã multi-informações.

O sistema também pode ser desligado, se for essa a vontade do condutor.

 

Melhor visibilidade com Sistema de Máximos Automático

O Lexus Safety System + inclui ainda o Sistema de Máximos Automático (AHB), que deteta o trânsito que se aproxima e os veículos à frente e comuta automaticamente os faróis entre médios e máximos. Nas versões de topo de equipamento está disponível o Sistema de Máximos Adaptativo, que proporciona uma iluminação ainda melhor, ajustando a distribuição da luz para evitar o encadeamento dos outros utilizadores da estrada, em vez de alterar o feixe de luzes para os médios.

O condutor ganha ainda um “segundo par de olhos” quando se trata de sinais rodoviários importantes nas autoestradas e nas vias principais. O sistema de Reconhecimento de Sinais de Trânsito (RSA) utiliza uma câmara frontal para reconhecer os principais sinais de aviso e de instruções, que são depois replicados nos ecrãs de multi-informações e head-up display, reduzindo a possibilidade do condutor não ter conhecimento dos limites de velocidade, encerramentos de faixas e outras informações importantes.

Recursos adicionais de segurança – As câmaras usadas no sistema de Manutenção de Faixa de Rodagem do RX L também fornecem uma função de Aviso de Desvio que monitoriza a posição do carro na sua faixa de rodagem e os movimentos que o condutor efetua com o volante. Se detetar graus de desvio de trajetória do veículo, causados por distração do motorista ou sonolência, o sistema faz soar um alerta e exibe um aviso no visor de multi-informações, recomendando que o condutor faça uma pausa.

Controlo de Suspensão Variável Adaptativa (AVS) – Quando o sistema de pré-colisão determina que existe uma alta probabilidade de colisão, o sistema de controlo de suspensão variável adaptativa ajusta instantaneamente a resposta dos amortecedores dentro da suspensão para melhorar a capacidade de resposta do veículo como auxílio adicional ao condutor (disponível em veículos equipados com AVS).

Monitor Visão Panorâmica – Gerir um espaço de estacionamento apertado ou guiar sobre superfícies deterioradas são desafios de condução quotidianos e podem muitas vezes resultar em amolgadelas, arranhões e nervos em franja.

Esse tipos de tarefas são facilitadas e mais seguras de executar no Lexus RX L graças a um Monitor de Visão Panorâmica (PVM) de 360 graus que utiliza uma série de câmaras que não apenas dão ao condutor uma visão geral da localização do veículo como ainda proporcionam uma visão panorâmica para uma melhor compreensão do que existe nas imediações do veículo.

O Monitor de Visão Panorâmica funciona em conjunto com os sensores e Monitor de Assistência ao Estacionamento, Monitor de Ângulos Mortos e Alerta de Tráfego Transversal Traseiro para alertar o condutor sobre obstáculos, perigos e outros veículos que possam não ser visíveis a partir do seu banco, eliminando quaisquer pontos cegos.

Ao direcionar o carro para estacionamentos paralelos ou em série, o Monitor de Assistência ao Estacionamento pode acrescentar orientações às imagens da câmara em tempo real para ajudar o condutor a guiar com precisão, enquanto os sensores dianteiro e traseiro fazem soar um alerta quando o veículo se aproxima de outro carro ou obstáculo.

O Monitor de Ângulos Mortos (BSM) usa radares montados na parte traseira para detetar veículos em faixas adjacentes ou objetos atrás do RX L durante a marcha-atrás. Os mesmos radares fornecem uma função de Alerta de Tráfego Transversal Traseiro (RCTA), que avisa o condutor sobre a presença de tráfego ou de pessoas em aproximação de qualquer dos lados do veículo quando esta está a movimentar-se em marcha-atrás para dentro ou para fora de um espaço de estacionamento. Funciona em conjunto com o Monitor de Ângulos Mortos, usando o mesmo radar montado na parte traseira do carro.

Os sensores de Alerta de Tráfego Transversal e de Assistência ao Estacionamento incluem uma função de travagem automatizada, proporcionando uma camada extra de proteção de segurança ao manobrar para dentro e fora dos lugares de estacionamento. Quando os sistemas detetam um obstáculo no caminho do veículo, ou aceleração súbita ao manobrar, os travões são aplicados automaticamente para evitar um impacto.

Todos as versões estão equipadas com ABS de quatro canais com assistência à travagem e Distribuição Eletrónica da Força de Travagem, Controlo de Estabilidade do Veículo com controlo de tração, Sistema de Aviso da Pressão dos Pneus e Gestão Integrada da Dinâmica do Veículo. Os recursos de assistência ao condutor incluem o Controlo de Assistência ao Arranque em Subida.

Segurança passiva – Todos os RX L estão equipados com 10 airbags: airbags de duplo estágio com dupla câmara para condutor e passageiro dianteiro, airbag de joelho para o condutor, airbag de assento para o passageiro dianteiro, airbags laterais dianteiro e traseiro e airbags de cortina (também instalados na 3ª fila).

Estrutura da carroçaria – A estrutura da carroçaria do RX L oferece maior proteção aos ocupantes graças a vários recursos na sua construção, como é o caso dos componentes da estrutura que proporcionam melhor desempenho na colisão frontal e uma carroçaria de elevada rigidez que suprime a deformação do habitáculo. A proteção em caso de colisão lateral é suportada por medidas eficazes de absorção e dispersão de energia de impacto e os grandes reforços do para-choques traseiro ajudam a dispersar energia em direção aos membros laterais traseiros direito e esquerdo, em caso de colisão. Existem reforços na seção do tejadilho e a proteção contra o impacto dos peões é fornecida por uma estrutura frontal concebida para absorver a energia do impacto, mitigando a gravidade de potenciais lesões na cabeça e nas pernas dos mesmos.

NOTA: A segurança e dispositivos de assistência à condução confirmam a classificação de 5 estrelas EURONCAP do Lexus RX L.

 

Lexus RC L: sistemas de áudio e multimédia de topo

Sistema áudio Pioneer de 12 altifalantes – O sistema de 12 altifalantes da Pioneer, montado nas versões em modelos de nível de equipamento Executive, dispõe de um único leitor de DVD e beneficia da tecnologia CST (Coerent Source Transducer), que proporciona uma reprodução de som extremamente realista e de alta qualidade nas frequências médias e agudas, aumentando a ressonância nos graves. No conjunto de altifalantes estão incluídos subwoofers de 20 cm e woofers de 18 cm nas portas dianteiras.

Mark Levinson Premium Surround System – Os audiófilos irão apreciar o sistema de som surround Mark Levinson Premium de 15 altifalantes com a sua avançada tecnologia de restauração de música comprimida Clari-Fi. Este sistema melhora as caraterísticas de frequências, faixa dinâmica, tons de baixa tensão e reprodução com detalhe de fontes de áudio compactadas, como arquivos MP3.

O sistema Mark Levinson, disponível com o equipamento Luxury, conta ainda a tecnologia Green Edge nos seus altifalantes de elevadíssima eficiência que fornecem mais do dobro da potência de saída de unidades convencionais, usando apenas a mesma quantidade de energia. O sistema Surround 7.1 oferece também uma função de reprodução de DVD.

Sistema de Navegação – O Sistema de Navegação Lexus apresenta mapas e orientações num ecrã LCD TFT de oito polegadas na consola central. O controlo do funcionamento é feito por meio de um comando giratório de toque remoto. O monitor pode ser configurado para exibir uma visualização de painel único (mapa completo), dois painéis (metade mapa, metade informação) ou três painéis (metade mapa, duas ecrãs de informações). O condutor pode definir as suas próprias preferências de informação, incluindo navegação, consumo de combustível, detalhes de áudio e configurações do sistrema de ar condicionado.

Sistema de Navegação Premium – As versões de nível superior beneficiam do sistema Lexus Premium Navigation, acompanhado por um ecrã de 12,3 polegadas e um controlo por sistema de Toque Remoto. Apresenta gráficos nítidos, com notáveis brilho, nitidez e contraste, mesmo sob luz solar direta, graças ao tratamento da superfície da Película de Controlo de Luminosidade. O ecrã permite uma utilização a cheio ou dividida entre um mapa de oito polegadas com um útil sub-ecrã onde podem figurar comandos para cinco funções usadas com frequência.

Preços

Lexus RX 450hL Executive + – 101.390,00 euros;
Lexus RX 450hL Luxury – 107.902,00 euros

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Fonte: Toyota Caetano Portugal

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