O QUE PRECISA SABER SOBRE O NOVO LEXUS RX L #2

Dossier Lexus RX L. Este é o primeiro crossover da marca de luxo da Toyota com 7 verdadeiros lugares. Mas, este produto encerra em si ainda um conjunto de novas tecnologias, um sistema híbrido de última geração, bem como um conjunto de ajudas à condução muito completo, que complementa o Sistema de Segurança Lexus +. Nesse sentido, e devido à muita informação disponível, decidimos dividi-la, numa série de #três artigos onde daremos conta das inovações do RX L. Relembre aqui o Dossier #1.

Lexus RX L: design exterior e interior com elementos específicos

No seu compromisso de produzir uma versão de sete lugares confortável e prática do seu bem sucedido crossover RX, a Lexus decidiu criar o que é efetivamente uma carroçaria específica, em vez de tentar trabalhar dentro das limitações impostas pela versão de cinco lugares.

A sua decisão foi a de projetar uma nova extremidade traseira para este modelo, estendendo o comprimento para trás do eixo traseiro. Embora seja apenas 110 mm mais comprido, o RX L aproveita ao máximo o espaço adicional para garantir que todos os ocupantes a bordo possam viajar confortavelmente e que os lugares da terceira fila tenham acesso fácil e espaço generoso para as cabeças e as pernas.

A altura disponível nos bancos traseiros foi beneficiada pela decisão de tornar o ângulo do óculo traseiro um pouco mais inclinado, para que a linha interior do tejadilho seja mais alta na parte de trás do carro. Ao mesmo tempo, os designers tiveram o cuidado de não desvirtuar o perfil distinto de coupé do RX e o efeito de teto flutuante criado pelos pilares traseiros escurecidos. A atenção cuidada com os detalhes chegou mesmo ao ponto de definir a colocação do motor do limpa para-brisas traseiro que passou da parte de cima para a parte de baixo para maximizar o espaço livre ao nível da cabeça dos ocupantes.

 

Design exterior poderoso

A dianteira do RX L é caraterizada por uma interpretação poderosa da grelha fusiforme assinatura da Lexus, inserida numa estrutura cromada e flanqueada por faróis LED – numa formação em triplo ‘L’ e grupos óticos de faróis de nevoeiro/de curva LED nas versões mais ricas de equipamento.

A forma em fuso da grelha surge igualmente no design da traseira, conferindo ao veículo uma aparência equilibrada e coerente. Os grupos ópticos traseiros LED em forma de ‘L’ estendem-se para a frente a partir do portão para os flancos, enfatizando a ampla largura do veículo e dando uma ampla difusão de iluminação.

Entre os detalhes interessantes destacamos os limpa-lava-faróis embutidos à face bem como as funções de iluminação e de acesso inteligente incorporadas nas maçanetas externas.

O comprimento total do RX L é 110 mm maior do que o RX de cinco lugares (comprimento total: 5000 mm), para garantir o conforto adicional para a terceira fila de bancos. A altura total foi aumentada para 1700 mm e a largura mantida em 1895 mm. Os alargamentos dos flancos dianteiros e traseiros acentuadamente afunilados acrescentam músculo ao aspeto do RX L, enquanto a secção principal da carroçaria exibe um formato de diamante que flui da grelha dianteira até ao portão traseiro. A esculpida linha de cintura tem uma aparência tridimensional ao longo do seu trajeto pelo perfil do veículo, correndo logo acima dos faróis traseiros, através das portas laterais e gentilmente dividindo o espaço entre os faróis e a grelha.

 

Habitáculo exala qualidade de construção

O design do habitáculo estabelece um equilíbrio entre funcionalidade e luxo, com materiais refinados que exalam qualidade de construção e aptidões artesanais. O ambiente consegue ser simultaneamente espaçoso e intimista, com elevados níveis de conforto para condutor e passageiros. Os bancos foram desenhados para oferecer suporte e conforto com um design ergonómico e detalhes de qualidade que incluem um padrão de pesponto vertical distinto e durável. O padrão de acolchoado nas costas dos bancos dianteiros coincide com o dos frisos dos painéis das portas.

Está disponível uma gama de revestimento dos bancos, cores e acabamentos, em pele lisa fornecida no nível Executivo nas cores: Preta, Topaz Brown, Noble Brown e Marfim. De acordo com a escolha de estofos, o forro do teto pode ser em cinza ou marfim, enquanto os acabamentos das inserções são na cor preta. A pele semi-anilina é utilizada nos níveis mais elevados de equipamento, na cores preta com: marfim, ou Topaz Brown, ou Rich Cream, ou ainda com Noble Brown. O efeito de qualidade é reforçado com inserções em alumínio e em madeira escura com detalhes gravados a laser. Uma técnica executada por artesãos da Yamaha que também trabalham em pianos e guitarras de qualidade superior de concerto, que revela uma subcamada de alumínio para criar padrões perfeitos.

O condutor e o passageiro dianteiro sentam-se numa posição baixa, permitindo uma excelente altura para a cabeça. A posição do volante perto do condutor e um ângulo inferior para a coluna de direção criam uma posição de condução mais envolvente.

Os passageiros da segunda fila desfrutam de abundante espaço para cabeça e pernas, graças ao generoso comprimento entre-eixos. Os três lugares em forma de banco dispõem de um generoso ângulo de reclinação e o melhor ajuste de deslizamento de assento nesta classe e são fáceis de reclinar quando é necessário mais espaço para carga, através de pequenas alavancas ao lado dos bancos ou na área da bagagem.

O espaço de carga pode ser aumentado para proporcionar espaço suficiente para quatro malas grandes ou vários sacos de golfe. Uma roda sobresselente e um macaco economizador de espaço são fornecidos de série, estando armazenados numa zona debaixo do piso da mala.

O RX L oferece, opcionalmente, a conveniência de um portão traseiro elétrico inteligente. Se o utilizador estiver carregado com malas ou outro tipo de volumes não há necessidade de procurar a chave ou de tentar chegar ao botão de abertura da porta da bagageira para que esta se abra. Em vez disso basta simplesmente colocar a mão sobre o logótipo da Lexus no portão da bagageira para que esta comece a abrir – e nem precisa de lhe chegar a tocar.

Um sensor reconhece a chave no bolso do utilizador e a sua presença na parte traseira do veículo para iniciar a abertura da porta da bagageira. O sistema funciona mesmo se estiverem a ser usadas luvas e é igualmente iniciado com um movimento de cotovelo, se ambas as mãos estiverem ocupadas.

 

Consola central versátil

A consola central foi concebida com precisão para proporcionar um acesso fácil às áreas de armazenamento, porta-copos e diversos comandos.

As secções de controlo de áudio e de climatização são independentes e claramente definidas, o que as torna fáceis de usar. O sistema de áudio possui botões de alumínio escovado de aparência elegante e agradáveis ao toque. Há um bolsa na consola lateral pensada para guardar tablets ou outros pequenos dispositivos. A existência de um carregador de telefone sem fios na consola central permite que smartphones compatíveis sejam carregados sem uso de qualquer cabo. Há também um espaço debaixo do apoio para as mãos do sistema de controlo de Toque Remoto, que tem o tamanho certo para acomodar um pequeno iPod ou outro dispositivo, com fácil ligação às entradas USB ou de áudio. Um sistema simples e inteligente adapta a profundidade do porta-copos na consola, para que seja totalmente adequado independentemente de estar a ser usado um copo, uma lata ou uma garrafa mais alta. A base desta unidade é equipada com um mecanismo de ajuste de altura de deslizamento: basta pressionar o contentor do líquido para baixo para obter a profundidade máxima ou pressionar o botão de libertação para levar a base até o nível apropriado para um copo ou lata.

A atenção com os detalhes estende-se ao design do relógio analógico montado centralmente, que é fácil de visualizar tanto pelo condutor como pelos passageiros.

Head-up display e ecrã de 12,3 polegadas – O painel de instrumentos pode incorporar um head-up display que projeta informações e dados importantes na base do para-brisas na linha de visão do condutor. A gama de dados inclui o estado do cruise control adaptativo, limites de velocidade e avisos do sistema de pré-colisão. As versões equipadas com o Lexus Premium Navigation dispõem de um ecrã de 12,3 polegadas montado centralmente no painel de bordo (nas restantes versões existe um ecrã de oito polegadas), concebido para uma maior facilidade de uso e excelente visibilidade, quer durante a passagem por menus de funções, como na utilização de mapas ou acesso aos sistemas multimédia e de áudio do RX L.

Quadro de instrumentos – O quadro de instrumentos apresenta grandes mostradores que são fáceis de ler e um visor onde são disponibilizadas múltiplas informações posicionado entre o mostrador da energia e o velocímetro. A iluminação dos mostradores muda de acordo com o modo de condução selecionado – azul para Eco e Normal e vermelho para Sport.

Visibilidade total – O RX L oferece um amplo campo de visão através do para-brisas e do capot, o que melhora a segurança e também ajuda o condutor a ter uma melhor noção da largura do veículo enquanto manobra para um espaço de estacionamento. Essa superior visibilidade é conseguida graças ao posicionamento ligeiramente recuado dos espelhos retrovisores, o que reduz o ângulo morto. Os pilares frontais esguios dão uma aparência mais limpa e minimalista, além de se intrometerem menos na visão do condutor.

 

Motorização Eletrificada – “Self-Charging Hybrid”

A motorização híbrida de auto-carregamento do RX 450hL dispõe de um motor V6 a gasolina de injeção direta de 3,5 litros, com potência máxima de 262 às 6000 rpm e 335 Nm de binário às 4600 rpm. O rendimento total combinado da motorização híbrida (motor a gasolina e motor elétrico combinados) é de 313 cv. O consumo de combustível no ciclo combinado é de 5,9 l/100 km a que correspondem emissões de COde 136 g/km.

 

Sistema de tração às quatro rodas E-Four

O RX 450hL conta com o sofisticado sistema pro-ativo de tração às quatro rodas E-Four da Lexus que utiliza um motor elétrico adicional no eixo traseiro o qual permite reduzir o consumo de energia e de combustível ao limitar o funcionamento em 4×4 somente quando é necessário e permitindo que o motor elétrico traseiro atue como um gerador para carregar a bateria quando o veículo está em modo de travagem regenerativa.

O sistema tem uma engrenagem de redução, uma configuração de três veios e uma caixa e tampa em alumínio que economizam peso. As suas funções de controlo são ajustadas para dar melhor resposta na aceleração em curva. Os níveis de distribuição de binário à frente e atrás e individualmente para cada roda podem ser seguidos no visor de multi-informações do condutor quando o sistema está em funcionamento.

 

Dinâmica de condução

A plataforma do RX L foi projetada para proporcionar um comportamento envolvente em estrada que torne a condução mais comunicativa.

Direção – A direção assistida elétrica foi calibrada para gerar uma sensação de comunicação com o condutor. A rigidez do veio intermediário e do quadro de instrumentos também contribuem para uma boa sensação de condução, com detalhes refinados como a desaceleração do movimento do volante à medida que ele retorna à sua posição central, aumentando a capacidade de controlo geral, a suavidade e a capacidade de resposta. O ângulo da direção foi afinado de modo a que seja fácil para o condutor continuar com as mãos na sua posição mesmo durante curvas fechadas.

O condutor pode aproveitar o aumento do curso de regulação de altura e profundidade da coluna de direção para encontrar a posição ideal, enquanto o reduzido ângulo da coluna de direção ajuda a assegurar uma posição de condução desportiva.

Suspensão e travões – O sistema de suspensão do RX L (do tipo MacPherson à frente e duplos triângulos sobrepostos com braços longitudinais atrás) foi projetado para fornecer estabilidade adicional em curva e um excelente comportamento geral. Uma barra estabilizadora de grande diâmetro proporciona uma boa resistência ao rolamento, proporcionando uma resposta rápida do RX L na entrada das curvas. Dessa forma foi possível uma redução da firmeza das molas helicoidais, garantindo um alto nível de qualidade geral do rolamento. O desenho dos rolamentos do cubo da roda, dos casquilhos da barra estabilizadora e uma série de outras evoluções melhoram a estabilidade e controlo da frente do veículo. As taragens das molas e a rigidez dos casquilhos da suspensão traseira foram calibrados para complementar a robustez da dianteira deste modelo.

O RX L está equipado com um potente sistema de travagem, incluindo discos ventilados dianteiros e traseiros, proporcionando uma excelente capacidade de travagem e resistência à fadiga. O travão elétrico de estacionamento faz parte do equipamento de série.

Suspensão Variável Adaptativa – A Suspensão Variável Adaptativa (AVS), disponível nas versões mais equipadas, confere ao RX L um pouco do caráter de comportamento de um sedan desportivo, juntamente com excelente conforto de rolamento e estabilidade. Esta suspensão controla a força de amortecimento dos amortecedores em cada roda em resposta às condições da superfície da estrada e às solicitações do condutor. Por exemplo, numa estrada de mau pavimento, a AVS muda instantaneamente para uma afinação mais compatível para manter o conforto de condução; nas curvas, a força de amortecimento é estabilizada para ajudar a reduzir o rolamento da carroçaria e permitir um comportamento mais nivelado e orientado para as altas prestações.

Seletor de Modo de Condução – Todos os RX L estão equipados com o sistema Seletor de Modo de Condução que permite ao condutor escolher entre diferentes configurações – Eco, Normal e Sport – para se adequar às condições da condução. Nas versões equipadas com AVS, o modo Sport é substituído por Sport S e Sport S +. Cada configuração regula a força de amortecimento da suspensão, a potência do motor, a resposta do acelerador e outros parâmetros do motor e do chassis.

O modo Eco modera a resposta do acelerador e a potência do motor e regula o funcionamento da climatização para contribuir para uma superior economia de combustível.

O modo Normal estabelece um equilíbrio ainda maior entre as prestações do motor e o consumo de combustível. Tal como no modo Eco, define uma regulação da suspensão que dá prioridade ao conforto.

Em Sport as prestações são potenciadas através de uma resposta mais rápida do acelerador, ao mesmo tempo que a direção se torna mais pesada.

O modo Sport S estabelece um nível de desempenho ainda mais elevado, com mapeamento de aceleração revisto e resposta mais rápida da motorização. No RX 450h L, o sistema híbrido permite uma melhoria da resposta do acelerador e uma sensação de aceleração mais potente.

O Sport S + combina os melhoramentos da motorização no modo Sport S ao mesmo tempo que torna mais direta a resposta da direção elétrica e aumenta a rigidez da suspensão para proporcionar curvas com menos movimento lateral da carroçaria.

O condutor tem igualmente à disposição um modo de EV que força o veículo a trabalhar em modo 100% elétrico, desligando o motor a gasolina até que os limites de carga da bateria e de velocidade do veículo sejam alcançados.

Estrutura rígida da carroçaria – A plataforma do RX L usufrui de várias tecnologias de ponta que ajudam a obter a melhor integridade estrutural e rigidez geral possíveis. As juntas do painel são reforçadas com tecnologicamente avançados adesivos de carroçaria e por soldadura de parafusos a laser e é aplicada uma grande quantidade de aço de elevada rigidez em todo o veículo, incluindo áreas-chave como os membros transversais da parte inferior e as secções dos pilares frontal e central. Uma técnica de construção com estrutura anelar reforça a rigidez às secções da estrutura em torno das portas dianteiras e traseiras, enquanto as áreas ao redor da estrutura traseira da carroçaria contam com numerosos pontos de soldadura para garantir uma maior rigidez e superior estabilidade de comportamento dinâmico.

Além de contribuir para a qualidade de comportamento e um habitáculo mais silencioso, esses recursos técnicos contribuem ainda para um reforço da segurança, aumentando a rigidez estrutural da plataforma do veículo.

 

Habitáculo silencioso com baixos níveis de ruído

A estrutura da carroçaria/chassis de elevada rigidez do RX L inclui vários recursos de design e de engenharia que ajudam a proporcionar um silencioso ambiente no habitáculo.

Os detalhes na frente do veículo incluem o redirecionamento do fluxo de vento em torno dos espelhos retrovisores nas portas, o que reduz o ruído do vento. Uma placa de blindagem de uretano dentro dos flancos do veículo ajuda a evitar que o ruído do motor entre no habitáculo e um material aplicado nas cavas das rodas dianteiras reduz a quantidade de ruído causado pela estrada e por detritos que dela ressaltem – “salpicos de gravilha”. Há ainda um isolamento espesso debaixo do capot e outro na capota com uma extensa área de superfície.

O habitáculo está dotado de vidro acústico, portas com reforçado isolamento sonoro e materiais de absorção de ruído e de amortecimento de vibrações posicionados estrategicamente. A aplicação de fitas para calafetagem das portas e a selagem das portas também foram estudadas para um excelente desempenho no isolamento do habitáculo.

A estrutura traseira da carroçaria foi posicionada dentro das secções do pilar traseiro e da carroçaria em torno do portão traseiro. Desta forma se suprimem grande parte das vibrações laterais geradas a partir das cavas das rodas traseiras. Foi igualmente colocada espuma dentro dos pilares traseiros para reduzir o ruído do vento.

 

Sustentabilidade ambiental: uma preocupação constante

Além da qualidade e desempenho excepcionais, a plataforma do RX L foi projetada para contribuir proativamente para a conservação ambiental e sustentabilidade, graças à utilização de componentes do motor sem chumbo nem crómio hexavalente (eliminação de materiais nocivos) e à utilização de plástico Polímero Super Olefin facilmente reciclável em toda a carroçaria.

Na publicação O QUE PRECISA SABER SOBRE O NOVO LEXUS RX L #3 abordaremos a segurança e os sistemas de condução e, também, o capítulo sistemas de áudio e multimédia do Lexus RX L.

 

#TablierMagazine
Fonte: Toyota Caetano Portugal

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