KIA NIRO EV APRESENTADO NO SALÃO AUTOMÓVEL DE BUSAN

Surpresa. O novo Kia Niro 100% eléctrico foi apresentado hoje no Salão Automóvel de Busan, que está a decorrer na Coreia do Sul. O novo modelo tem estreia na Europa marcada para o próximo Salão de Paris, que se realizará em Outubro. Este é o primeiro modelo da marca sul-coreana concebido de raiz para receber sistema de propulsão exclusivamente elétrico. Atualmente está disponível em versão híbrida e híbrida plug-in.

A Kia Motors revelou o novo Niro EV no Salão Internacional do Automóvel de Busan 2018 que decorre na Coreia. Com autonomia até 380 quilómetros, o Niro EV, totalmente elétrico, combina prazer de condução com design atraente. Trata-se de um crossover com motor de emissões zero.

Além do Niro EV, a Kia Motors também revelou dois outros veículos. O Kia SP Concept – apresentado pela primeira vez na AutoExpo 2018, na Índia – faz a estreia na Coreia e sugere a visão de futuro do SUV da Kia. O Kia Stinger GT Wide Body também faz a sua estreia na Coreia, após a apresentação no SEMA 2017 em Las Vegas, nos Estados Unidos da América.

O Kia Niro EV ocupa uma posição única no mercado como um CUV totalmente elétrico (veículo utilitário crossover). Carroçaria inteligente, alta praticidade e um driving range de longa distância significam que o modelo oferece menos comprometimentos do que outros veículos elétricos. Os compradores também beneficiarão de uma gama de tecnologias exclusivas para automóveis EV, novos recursos de segurança e design de interiores e exteriores elegantes.

Han-Woo Park, presidente e CEO da Kia Motors Corporation, comentou: “O Niro EV será o segundo veículo elétrico vendido pela Kia, seguindo o imensamente popular Soul EV. Ele demonstra o progresso que a Kia fez na entrega de veículos confortáveis, práticos e divertidos de conduzir que lideram o caminho na condução sem emissão de poluentes”.

Após o Salão Automóvel de Busan, o Niro EV estará à venda na Coreia durante o segundo semestre de 2018 e será apresentado, no devido tempo, em outros mercados.

 

Design futurista inspirado no Niro EV Concept

Projetado nos centros de design da Kia na Califórnia, EUA e Namyang, na Coreia, o Niro EV incorpora a praticidade e o apelo de um CUV numa carroçaria elegante e aerodinâmica com superfícies subtilmente esculpidas. Demonstra que, ao buscar maior eficiência na estrada, os compradores de EV não precisam sacrificar o design ou a versatilidade de um crossover. O Niro EV diferencia-se do já existente Niro Hybrid e Niro Plug-in Hybrid por uma série de recursos exclusivos de design.

Inspirando-se no Niro EV Concept revelado na Consumer Electronics Show de 2018 em Las Vegas, o exterior do Niro EV é baseado no conceito de design ‘Clean and High-tech’. A grelha futurista e aerodinâmica designada ‘nariz de tigre’ possui uma porta de carregamento integrada, com o logo Niro gravado. Entradas de ar redesenhadas e novas luzes diurnas LED em forma de flecha combinam com luzes em azul claro para que se destaque ainda mais.

De perfil, a linha fina e as janelas traseiras afiladas enfatizam a elegância do carro, enquanto permitem maior espaço para os arcos das rodas. O Niro EV está equipado com novas jantes de liga leve de alumínio de 17 polegadas com cinco raios e um acabamento em dois tons de diamante, que aloja o sistema de travagem regenerativa.

Na traseira os para-choques redesenhados apresentam destaques semelhantes ao da luz na frente do carro, enquanto as novas luzes traseiras LED dão ao Niro EV a sua própria assinatura de luz.

 

Interior moderno com tecnologias específicas de EV e utilitário crossover

O habitáculo combina um design moderno com espaço generoso e tecnologias que complementam o motor de emissões zero. Revelado pela primeira vez hoje, o interior do Niro EV é diferenciado de outros modelos Niro com uma gama de novos recursos e elementos de design. O painel apresenta um novo acabamento em azul claro, enquanto o design da consola central foi simplificado para acomodar o seletor de direção Shift-by-Wire – o primeiro botão de mudança de estilo “mostrador” da Kia.

O Niro EV apresenta um novo sistema de iluminação ambiente, subtil, que ilumina tanto a consola central quanto a caixa de velocidades. Os ocupantes podem escolher entre seis cores – branco, cinza, bronze, vermelho, verde e azul. O novo acabamento preto e azul de alto brilho também se projeta nas portas, aprimorando ainda mais a atmosfera futurista do habitáculo.

A IHM com tela sensível ao toque de 7 polegadas do Niro (interface homem-máquina) permanece no centro do painel, mas foi atualizada para oferecer uma série de recursos específicos. O novo sistema de infoentretenimento permite que os proprietários localizem os pontos de carregamento nas proximidades e monitorizem o nível de carga e alcance remanescente da bateria. O painel de instrumentos – um visor LCD colorido de 7 polegadas – também é exclusivo do Niro EV, permitindo que o condutor verifique intuitivamente a condução e as informações do motor em movimento. A consola central redesenhada também cria mais espaço para armazenamento na base do painel para objetos mais pequenos – incluindo um carregador de smartphone sem fio. Uma lâmpada é integrada na parte superior do painel, com uma luz indicando se a bateria está sendo recarregada ou totalmente carregada quando conectada.

Quando o Niro foi lançado pela primeira vez em 2016, a nova plataforma foi projetada para acomodar uma variedade de motores. Agora lançado com um elétrico, o Niro EV oferece maior praticidade e versatilidade.

A distância entre eixos de 2.700 mm garante que todos os ocupantes possam desfrutar de generoso espaço para as pernas. Com 1.805 mm de largura e 1.560 mm de altura, garante o máximo espaço para a cabeça e os ombros. Com 4.375 mm de comprimento, oferece mais espaço de carga – 451 litros (VDA).

 

Autonomia até 380 quilómetros

O Kia Niro EV foi projetado para mesclar o design inspirado num crossover desportivo com capacidade de condução de longa distância, zero emissões e desempenho agradável. Ele consegue isso com um motor de próxima geração, usando novas tecnologias de produção destinadas aos Kia EVs.

Equipado com uma bateria de polímero de lítio de 64 kWh de alta capacidade, o Niro EV será capaz de percorrer mais de 380 quilómetros com uma única carga. Conectado a um carregador rápido de 100 kW, leva 54 minutos para recarregar a bateria em 80%. Os compradores também poderão especificar o respetivo Niro EV com um pacote opcional de bateria de polímero de lítio de 39,2 kWh, com um alcance até 240 quilómetros com uma única carga.

A potência é fornecida às rodas dianteiras através de um motor de 150 kW (204 ps), produzindo 395 Nm de binário, permitindo que o Niro EV acelere de 0 a 100 km/h em apenas 7,8 segundos. A bateria está localizada abaixo do piso da bagageira, dando ao CUV um centro de gravidade mais parecido com o de um sedan ou um hatchback, garantindo a máxima estabilidade – e prazer de condução – em estradas sinuosas.

 

Sistemas avançados de assistência à condução

O Niro EV oferece aos condutores uma gama de ‘Advanced Driver Assistance Systems, suportando várias combinações para condução em vários cenários.

Os sistemas de segurança ativa disponíveis incluem o Alerta de Colisão Direta com Assistência de Prevenção de Colisão Frontal; Controle de Velocidade de Inteligente com o Intelligent Stop & Go e o Assistente de Acompanhamento de Faixa. O Lane Following Assist é uma tecnologia de condução autónoma de ‘Nível Dois’ que rastreia veículos em frente ao carro no trânsito e deteta marcações de estradas para manter o Niro EV na sua faixa. O sistema controla aceleração, travagem e direção, dependendo do ‘comboio’ de veículos que seguem na frente, usando sensores externos para manter uma distância segura. O Lane Following Assist funciona entre 0 e 130 km/h.

 

Estreia coreana do Kia SP Concept

Apresentado pela primeira vez na AutoExpo de 2018 em Nova Delhi, na Índia, o Kia SP Concept sugere a futura visão de design para os SUVs da Kia e fez a sua estreia hoje no mercado coreano. O estilo robusto do SP Concept e a ampla carroçaria combinam com as linhas desportivas, capot longo e detalhes técnicos.

A secção frontal chama a atenção para a nova interpretação da grelha exclusiva ‘nariz-de-tigre’ da Kia, com uma ampla linha horizontal correndo ao redor da base do longo capot, ligando os faróis à grade cromada acetinada. Uma lâmpada adicional fica abaixo dos faróis, estendendo-se para o interior para uma assinatura única de iluminação. De perfil, uma única linha estende-se do capot para a seção traseira, combinando com painéis de corpo liso para uma aparência desportiva. A guarnição cromada acetinada estende-se pela parte traseira do carro, fundindo-se com as lâmpadas LED.

O habitáculo do SP Concept apresenta um amplo sistema de infoentretenimento LCD que se estende desde a consola central até o painel de instrumentos. Materiais transparentes são usados ​​em várias secções do habitáculo, iluminados por trás com iluminação ambiente para um ambiente altamente tecnológico.

 

Da SEMA a Busan – o Stinger GT Wide Body

Apresentado pela primeira vez no SEMA (Specialty Equipment Market Association) de 2017, em Las Vegas, o Stinger GT Wide Body fez hoje a sua estreia na Coreia no Salão Automóvel de Busan. Encomendado pela Kia Motors America, o carro – uma reinterpretação do sedan desportivo fastback da Kia – foi criado pelo lendário workshop de tuning da West Coast Customs na Califórnia e foi inspirado nos carros GT de corrida da década de 1970.

Com suspensão que foi rebaixada em 36 mm na dianteira e 31 mm na traseira, o Stinger GT Wide Body monta jantes da Keen de 21 polegadas, com pneus de alto desempenho. Um kit aerodinâmico leve de fibra de carbono e um difusor traseiro mantêm o Stinger agarrado à estrada em alta velocidade, enquanto as ponteiras de escape quad-port proclamam que este não é um típico carro desportivo.

O exterior do Stinger GT Wide Body é acabado em camadas de tinta metálica azul pérola. No interior, apresenta bancos personalizados em couro azul, um painel de instrumentos em couro cinza costurado à mão, um volante envolto em Alcântara e uma consola central em preto brilhante. Esta peça de arte automóvel da West Coast Customs é a expressão definitiva do alto desempenho do Kia Stinger.

 

Sobre o Busan Motor Show

O tema do Salão Internacional do Automóvel de Busan 2018 é “Além da Inovação, no Futuro”, sob o qual a Kia Motors expõe os seus carros na primeira sala de exposições da BEXCO. O salão de 2.500 metros quadrados possui um total de 22 veículos Kia, incluindo o Niro EV, o SP Concept e o Stinger GT Wide Body. A exposição da Kia também inclui o Salão K9, uma exposição da coleção de mercadorias e de marca da empresa, uma zona de associação e uma área que celebra o envolvimento global da Kia com o desporto, incluindo futebol e ténis. A Kia também permite ainda que os visitantes usem alguns dos seus carros e tecnologias mais recentes, como um simulador de condução autónomo Niro EV e um teatro de realidade virtual Stinger.

 

#TablierMagazine
Fonte: Kia

Related posts