MOTOGP: JORGE LORENZO DOMINA GP DE ITÁLIA

Grande Prémio de Itália Oakley – Autódromo de Mugello

Grande Prémio de MotoGP de Itália. No final das 23 voltas ao Autódromo de Mugello foi um visivelmente satisfeito Jorge Lorenzo quem subiu ao lugar mais alto do pódio.

O piloto espanhol cumpriu a prova em 41’43.230 e alcançou a primeira vitória ao serviço da Ducati – curioso resultado quando os rumores indicam desagrado pela prestação da ‘milionária’ contratação de Lorenzo e se fala em não renovação. Fez o que nos habituou – sentou-se na primeira posição e fez tempos no mesmo segundo, volta após volta, sem oposição. Em segundo lugar no pódio, outra Ducati, de Andrea Dovizioso e a fechar o Top 3 Valentino Rossi (Movistar Yamaha MotoGP), que festejou efusivamente na volta de consagração ao Autódromo de Mugello. Os italianos viram assim a Ducati em dobradinha, em casa, e Rossi – quase uma religião na sua zona natal – de regresso ao pódio.

Quanto ao Mundial de Pilotos, Marc Marquez (que acabou a corrida na 16.ª posição) depois de uma saída de pista, sozinho, continua a liderar a classificação, com 95 pontos, seguido agora de Valentino Rossi, 72 pontos; Maverick Viñales, com 67; Andrea Dovizioso, com 66 pontos e Johann Zarco, com 64. É este o Top 5. O campeonato volta a ‘aquecer’.

Ao contrário da corrida de Moto2, ganha pelo piloto português da Ajo KTM, #44 Miguel Oliveira, que teve muito que contar, a prova rainha de MotoGP conheceu um único líder do princípio ao fim. Jorge Lorenzo mostrou de início que tinha uma palavra a dizer nesta prova. Lutou e venceu. Leia aqui o resumo da prova de Moto2.

Por seu lado Valentino Rossi, que detinha a pole-position, teve de lutar e defender a posição dos ataques frequentes de Andrea Iannonne, mas também de outros pilotos que foram perdendo andamento à medida que a corrida passou.  No final o “Doutor” averbou um importante terceiro lugar que o coloca na segunda posição no Campeonato de pilotos e não só. A escolha de pneus que se viu “obrigado a fazer” – segundo declarações de Rossi logo após terminar a corrida – só lhe trouxeram ritmo nas últimas voltas. Aliás, mais uns metros talvez fossem suficientes para alcançar o 2.º lugar já que Dovi assumiu que estava a ‘perder’ a frente. Ser terceiro não impediu a tradicional invasão de pista pelos fãs que deliraram por ver o “Doutor” no pódio.

Valentino Rossi atingiu, segundo informação do site MotoGP.com no Twitter, 5000 pontos na sua carreira de piloto. É aliás o primeiro a conseguir este feito. Valentino Rossi tem 311 participações em corridas; 89 vitórias e 65 pole-positions. Está também a escassos 6 pódios de conseguir bater o record de 200 idas ao palanque – neste momento conta 194 subidas a um dos 3 primeiros lugares.

Andrea Dovizioso fez uma corrida cuidada, sempre no alcance do companheiro de equipa e em luta com Valentino Rossi e Andrea Iannonne.

Marc Marquez, que ainda comanda o campeonato de pilotos, teve uma corrida algo apagada. Nas primeiras voltas ainda esteve na segunda posição, mas uma queda “arrastou-o” para a cauda do pelotão num quase ‘save’ como já nos habituou. Conseguiu, ainda assim, chegar ao meio do pelotão mas sem pontuar.

A próxima prova, a 7.ª do campeonato de MotoGP, Grande Prémio Monster Energy da Catalunha realiza-se 15 a 17 de junho.

 

Quadro da Classificação MotoGP


Quadro da Classificação Mundial de Pilotos MotoGP


Quadro da Classificação Moto2


Quadro da Classificação Mundial de Pilotos Moto2


Quadro da Classificação Moto3


Quadro da Classificação Mundial de Pilotos Moto3

 

#TablierMagazine
Fonte: MotoGP.com | Fotos: MotoGP.com Twitter

Related posts