NISSAN ULTRAPASSA 5,5% DE QUOTA DE MERCADO EM PORTUGAL

No ano em que comemorou 50 anos de presença comercial em Portugal, a Nissan ultrapassa pela primeira vez os 5,5% de quota de mercado, a mais elevada da marca na Europa para os mercados que vendem mais de 10 mil unidades por ano.

Com 14.553 unidades vendidas no seu ano fiscal de 2017 (AF2017, de 1 de abril de 2017 a 31 de março de 2018), a Nissan alcançou a 6.ª posição no ranking das vendas de automóveis ligeiros de passageiros no nosso país, averbando um novo recorde neste segmento, com 6,2% de quota.

 

Nissan em Portugal: crescimento sustentado

Mas, também a opinião positiva dos clientes sobre a marca é melhor que a média europeia, com todos os indicadores a crescer: intensão de compra, a perceção da Nissan como líder nos crossovers e nos automóveis elétricos. Estes resultados revelam, acima de tudo, que a Nissan é já uma marca consolidada em Portugal.

Há mais de uma década que a Nissan tem vindo a fortalecer sucessiva e ininterruptamente a sua posição no mercado nacional, graças à introdução de produtos pioneiros e tecnologias inovadoras e acessíveis, de que são exemplos os crossover Qashqai e Juke e o automóvel elétrico que lidera as vendas mundiais, o Nissan LEAF.

Esta constante evolução da Nissan em Portugal tem particular expressão nos resultados deste ano fiscal, onde a marca regista um crescimento de 17,1% face ao período homólogo anterior, aproximando-se da fasquia da dezena e meia de milhar de unidades comercializadas em Portugal.

 

Nissan Qashqai continua a bater recordes

Para estes resultados contribui o Qashqai, recentemente renovado e que continua a estabelecer recorde após recorde. No AF2017 regista mais um, com 6.437 unidades comercializadas, ultrapassando pela primeira vez as 6 mil unidades comercializadas num ano em Portugal e consolidando a sua posição como crossover líder em Portugal.

Também o novo Micra está a conquistar um lugar cada vez mais proeminente nas vendas da Nissan, representando já 25% do total do volume da Nissan no AF2017. De facto com 4.200 unidades vendidas no ano fiscal que agora findou, o Micra mais que duplica os registos no AF2016 da anterior geração da Micra e do Note em conjunto!

 

Uma visão para o futuro

Os planos para o futuro da Nissan são de crescimento, num contexto de profunda mudança do mercado automóvel.

O plano estratégico global de médio prazo “Nissan M.O.V.E. to 2022” foi recentemente apresentado e tem 2 objetivos. Primeiro, continuar a crescer de maneira sustentável conseguindo uma melhoria das receitas em 30% vs 2016, uma MOP de 8% e um forte fluxo positivo de caixa; e o segundo objetivo é manter a liderança na evolução tecnológica e no novo modelo de negócio da indústria automóvel, apoiados na visão da Mobilidade Inteligente Nissan.

Para conseguirmos atingir crescimento sustentável num contexto de indústria automóvel em forte mudança, o plano M.O.V.E. significa Mobilidade, Excelência operacional, Valor para o cliente e Eletrificação.

Desta forma a Nissan produz uma forte declaração da sua intenção de continuar a ser líder em soluções de mobilidade alternativas, na conectividade e claramente na condução autónoma. Para isso a Nissan vai expandir a sua liderança na eletrificação com novos modelos e com o desenvolvimento do Ecossistema Elétrico Nissan.

 

Procura de veículos elétricos está a aumentar

A procura de veículos elétricos está em fase de crescimento acelerado em todo o mundo e, segundo a Bloomberg, vai representar em 2040 30% do mercado global.

Para aproveitar todas as oportunidades de mercado, a Nissan vai reforçar a sua gama de automóveis 100% elétricos, mas também expandir as soluções intermédias como sejam as motorizações híbridas e a exclusiva tecnologia Nissan e-Power.

Na solução Nissan e-Power a bateria é carregada exclusivamente através de um pequeno motor a gasolina, sendo a tração 100% elétrica. Esta tecnologia permite obter as vantagens da condução elétrica, como sejam a aceleração, silêncio, baixo nível de emissão e de consumo, para além de uma autonomia equivalente a qualquer motor de combustão. Estreada no Nissan Note e-Power, permitiu a este citadino da Nissan ser atualmente o veículo mais vendido no Japão.

Prestes a chegar também ao mercado nacional está a nova Nissan e-NV200 com bateria de 40kWh. Este automóvel comercial elétrico da Nissan quase triplicou o volume de vendas no AF2017 face ao período homólogo anterior; mas será com a chegada desta nova gama que este outro modelo de Zero Emissões da Nissan irá alterar as “regras do jogo” da distribuição nos centros das cidades.

“Aquilo que ainda há muito pouco tempo era apenas uma visão está a tornar-se uma realidade. Vivemos uma época com um novo conceito de mobilidade; uma mobilidade sem emissões e, ao mesmo tempo, mais entusiasmante; uma mobilidade mais segura e confortável, graças às tecnologias de condução autónoma; e, enfim, uma mobilidade mais integrada com as pessoas e com a sociedade”, refere António Melica. “Pioneira neste novo mundo do automóvel, a Nissan está a transformar, com a sua visão de Mobilidade Inteligente, a maneira como conduzimos, mas também a forma como vivemos. Os novos LEAF e e-NV200 serão os vetores mais visíveis desta mudança! Para o ano fiscal 2018 prevemos que a nossa gama elétrica represente 15% do total das vendas da Nissan em Portugal”.

 

Um mercado cheio de desafios e oportunidades

O contexto de mercado vai ser o mais complexo dos últimos anos. O AF2018 será um ano cheio de mudanças que vão representar grandes desafios mas também excelentes oportunidades para a Nissan.

A enorme pressão para se reduzir drasticamente o nível de emissões de COé acompanhada de fortes restrições, como por exemplo o acesso ao centro das cidades pelos veículos mais poluentes e uma crescente pressão para reduzir o volume de vendas de motorizações a gasóleo.

A recente entrada em vigor das normas WLTP em conjugação com o E6C/D tem várias implicações para a indústria, nomeadamente no aumento dos valores homologados das emissões de CO2, o que se traduz na maioria dos países num aumento direto dos impostos, logo do preço dos automóveis.

Neste contexto de mudança a Nissan tem uma vantagem, pelo facto de, já hoje, as suas soluções de automóveis de Zero Emissões serem reconhecidas pelos clientes nacionais como verdadeiras alternativas às motorizações tradicionais.

“As expectativas do cliente continuam a mudar”, comenta António Melica. “Os consumidores querem uma experiência personalizada e procuram serviços sempre mais conectados através de plataformas digitais. Neste particular, antevejo uma grande oportunidade para a Nissan. A procura de uma mobilidade mais sustentável está a acelerar e nós somos os principais drivers dessa tendência com o novo Nissan LEAF.

Muda o contexto competitivo. De mercado automóvel passamos a falar do mercado mais alargado da mobilidade, mobilidade elétrica, mobilidade partilhada, mobilidade autónoma, mobilidade inteligente… Em Portugal estamos bem posicionados, já temos na Nissan um forte plano para continuarmos líderes na Mobilidade Inteligente”.

“Outro fenómeno positivo é o contínuo crescimento do parque circulante Nissan, uma oportunidade para consolidar o nosso negócio na área da após-venda, onde queremos continuar com um crescimento de dois dígitos, e por isso os nossos objetivos para o ano fiscal 2018, continuam a ser objetivos de crescimento na maioria das áreas do nosso negócio. Num contexto de mercado basicamente em linha face ao ano anterior, esperamos manter a nossa quota de mercado, sem considerar as vendas de rent-a-car”, continuou.

“Manteremos também um forte foco no crescimento da opinião positiva da marca. Creio que nas áreas da qualidade de serviço ao cliente as nossas concessões já estão num patamar elevado e vamos continuar a trabalhar em 2018 para elevar ainda mais estes altos níveis de qualidade em serviços de vendas e após-venda”, concluiu o diretor-geral da Nissan em Portugal.

 

Novo Nissan Leaf mostra o caminho…

E o novo LEAF já está a mostrar o caminho… Em apenas 7 meses as encomendas de clientes em Portugal acabam de superar as 1.000 unidades, tantas quantas a primeira geração vendeu em 7 anos. Com este resultado e a chegada da versão de 40kWh do seu comercial 100% elétrico e-NV200 a Nissan espera conseguir vender no seu ano fiscal 2018 um volume de 1.800 unidades de automóveis 100% elétricos, o que representará quase 15% do volume da marca no mercado nacional.

 

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Fonte: Nissan

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