Catalunha. A quinta prova do Campeonato Mundial de Fórmula 1 desenrola-se este fim-de-semana no Circuito de Barcelona-Catalunha, em Espanha. Após as sessões de treinos livres de sexta-feira tiveram lugar este sábado, as sessões qualificação.
A primeira prova do Mundial de Fórmula 1 a realizar-se no continente Europeu dita Lewis Hamilton como protagonista. Isto é, o piloto da Mercedes conquistou a pole-position com 1:17.633 partindo deste modo, da primeira linha da grelha de partida. Ao seu lado tem o companheiro de equipa Valtteri Bottas, cuja volta mais rápida ao circuito foi realizada em 1:17.674. Esta é a primeira dobradinha da época, numa qualificação.
Mas, os pares de pilotos prosseguem. Na segunda linha posicionam-se os Ferrari de Sebastian Vettel, conseguiu o terceiro melhor tempo na Q3.
E o de Kimi Raikkonen que obteve o quarto lugar.
O terceiro par surge, curiosamente, na terceira linha da grelha de partida, com os dois Red Bull: Max Verstappen e Daniel Ricciardo. Após as contrariedades registadas nas últimas corridas e, principalmente, na última prova em que um embate entre os dois carros da Red Bull ditou o abandono dos dois pilotos, esperamos que a corrida deste domingo seja mais pacífica para Vertstappen e Ricciardo,
Para estes seis pilotos tudo se resume a tirarem o melhor partido dos pneus que têm à disposição e que acabaram por ser decisivos na qualificação. Uma coisa é certa os compostos mais moles beneficiam no traçado espanhol os Mercedes. Veremos se a Ferrari conseguirá contrariar esta tendência e de alguma forma, na corrida, obter melhor resultado.
A fechar o top 10 da qualificação estão o Haas de Kevin Magnussen, o McLaren de Fernando Alonso, o Renault de Carlos Sainz e o Haas de Romain Grosjean. Este quarteto de pilotos aguerridos será de ter em conta, pois costumam ser protagonistas de lutas acesas na conquista dos lugares do meio do pelotão.
O GP de Espanha de Fórmula 1 realiza-se neste domingo às 14h10 (hora portuguesa).
Grande Prémio de Espanha Emirates 2018 – Circuito de Barcelona – Catalunha
Primeiro Grande Prémio: 1991
Número de Voltas: 66
Comprimento do circuito: 4,655 km
Distância da Corrida: 307,104 km
Volta Record: 1:21.670 – Kimi Räikkönen (2008)