MOTO2: #44 MIGUEL OLIVEIRA SOMA TERCEIRO PÓDIO DA TEMPORADA EM ESPANHA

MOTOGP: Marc Marquez vence atribulado GP de Espanha

Grande Prémio de MotoGP de Espanha atribulado. No final foi Marc Márquez quem subiu ao lugar mais alto do pódio, na quarta corrida do calendário 2018, amealhando ainda a liderança do Mundial.

Na presente temporada, Espanha, é a segunda vitória do piloto espanhol da Honda, que soma 70 pontos na tabela da classificação de pilotos, com mais 12 do que Johann Zarco, segundo classificado no Mundial de MotoGP, que terminou a corrida em segundo lugar.

O terceiro lugar do pódio foi para Andrea Iannonne (Suzuki). Cal Crutchlow (LCR Honda) que detinha a pole-position acabou por não se classificar.

Mas, vejamos, em síntese, a corrida espanhola. Tudo começa com domínio espanhol. Isto é. Os pilotos espanhóis assumiram o comando das hostilidades, batendo de imediato Cal Crutchlow (LCR Honda). De entre estes, quem mais se destacou foi Marc Márquez que cedo começou a preparar a vitória.

Com Cal Crutchlow (LCR Honda) fora de prova Marc Márquez foi consolidando a sua posição, nomeadamente, ganhando cada vez mais tempo aos adversários diretos. Deste modo, deixou a luta para os lugares subsequentes do pódio a Andrea Dovizioso, Jorge Lorenzo, ambos em Ducati, e a Dani Pedrosa, em Honda.

Com pouco mais de um terço da corrida feita a lista dos primeiros 10 classificados fechava com Valentino Rossi.

Mas, as últimas provas de MotoGP ficaram marcadas por alguns momentos inusitados e, em Espanha não foi diferente. Os pilotos Andrea Dovizioso, Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa na ânsia de conquistarem lugares, entre si, acabaram por protagonizar um “acidente triplo”. Todos caíram e acabaram por não se classificar.

Com este “desfecho” Marc Márquez respirou de alívio e “caminhou” para uma vitória mais que certa.

Beneficiados foram ainda Danilo Petrucci, em Ducati, que terminou em 4.º e Valentino Rossi, em Yamaha, que se posicionou no 5.º lugar.

A próxima prova, a 5.ª do campeonato de MotoGP corre-se de 18 a 20 de maio – HJC Helmets Grand Prix de France, em Le Mans.

 

Quadro da Classificação MotoGP


Quadro da Classificação Pilotos MotoGP

 


Moto2: Miguel Oliveira fez corrida sempre a puxar e arranca incrível 2.º lugar e recorde da pista

Moto2. Surpresa. O que tínhamos perspetivado no sábado, em relação a Miguel Oliveira veio a verificar-se na corrida de domingo de Moto2. Miguel Oliveira, mais uma vez, suplantou-se e após um período de qualificação atribulado, conseguiu o segundo lugar do pódio no GP de Espanha.

A garra que mostrou só veio justificar o que se tinha passado na véspera com o anúncio de que o jovem piloto português, nas próximas duas épocas vai correr na classe rainha: MotoGP.

Com um ritmo de corrida muito forte Miguel Oliveira foi galgando posições ganhando vantagem sobre os adversários e ao longo das 23 voltas da prova, bateu o recorde da pista, perfazendo a volta mais rápida do circuito em Moto2, em 1’42.534s.

No final da prova Miguel Oliveira comentou: “A qualificação foi difícil para mim, não consegui encontrar as trajetórias corretas, estava a sentir um pouco de stress, mas no fundo eu sabia que ia conseguir. Depois da qualificação de ontem fiquei muito desapontado e senti que tudo na corrida teria de ser melhor. Consegui um forte arranque, estava a ver que o grupo não se estava a dispersar, então pensei para mim mesmo que podia ter uma oportunidade ali. Lutar pela vitória foi bastante difícil, o (Lorenzo) Baldassari estava muito forte, mas este 2.º lugar é mais do que uma vitória para mim”.

Com esta posição, Miguel Oliveira ascendeu ao 3.º lugar da classificação geral do campeonato, com 63 pontos, a apenas 10 do topo da tabela.

Resumo da corrida. Largada rápida de Alex Marquez que assumiu logo o comando das operações. Atrás, Miguel Oliveira, no meio do pelotão, foi ultrapassando, aqui e ali, e, no final da primeira volta tinha saltado sete posições. Pelo meio, infortúnio para Luca Marini, em Kalex, que caiu e desistiu. Neste desaire arrastou Jorge Navarro, também em Kalex, que teve melhor sorte e no final, terminou a prova espanhola, na 17.ª posição.

Na cabeça do pelotão Lorenzo Baldassari e Brand Binder tentavam a sorte e pressionavam, como podiam, Alex Marquez. Miguel Oliveira aproximava-se. Sempre a fundo e a procurar as melhores trajetórias. Acabou mesmo por bater o recorde da pista e colar-se a Francesco Bagnaia, que não tardou a ultrapassar.

Daqui a chegar aos dois da frente foi um ápice. Os três pilotos da cabeça da corrida, Lorenzo Baldassari, Alex Marquez e Miguel Oliveira acabam por definir as suas intenções. Baldassari, mais forte passa Alex Marquez. Logo atrás seguiam Miguel Oliveira e Francesco Bagnaia.

Mas, as coisas não iriam terminar sem que se registasse nova reviravolta na corrida. Miguel Oliveira passa Alex Marquez, que mais à frente cai, ficando afastado da contenda pelos lugares do pódio.

Nas últimas voltas assistiu-se à luta desigual entre Lorenzo Baldassari e Miguel Oliveira, com o piloto da KTM a não conseguir diminuir a distância para o primeiro. No final um segundo lugar mais que merecido.

Quadro da Classificação Moto2


Quadro da Classificação Pilotos Moto2


Quadro da Classificação Moto3


 

Quadro da Classificação Pilotos Moto3

 

#TablierMagazine

Fonte: MotoGP.com / #44 Miguel Oliveira / motosport.com / Lorenzo Baldassarri Twitter / Francesco Bagnaia Twitter

Related posts