MOTO2: MIGUEL OLIVEIRA NA QUINTA LINHA DA GRELHA EM JEREZ

 

Grande Prémio Red Bull de Espanha – Circuito de Jerez – Angel Nieto – Espanha

MOTOGP: Cal Crutchlow sai da pole-position

O Campeonato do Mundo de MotoGP regressa este fim-de-semana para mais um conjunto de três corridas, desta vez, no recém-renomeado Circuito Jerez-Ángel Nieto, em Jerez (Espanha).

É a quarta prova do calendário. O programa começou sexta-feira e prolongou-se por este sábado com as qualificações, no circuito com 4,4 km de comprimento e 13 curvas (5 à esquerda e 8 à direita).

Cal Crutchlow (LCR Honda Castrol) tirou a “barriga de misérias”, como diz o ditado popular, e conseguiu a pole-position (1’37.653) no Circuito de Jerez, garantindo lugar na primeira linha da grelha de partida. Tempo que também constitui novo recorde da pole-position neste circuito. Esta é a sua primeira pole-position da temporada e quarta da carreira no MotoGP.

Ao seu lado está o espanhol da Repsol Honda Team, Dani Pedrosa (1’37.912) e, em terceiro, a fechar a primeira linha da grelha, Johann Zarco (Monster Yamaha Tech 3), com 1’37.956.

A segunda linha abre com Jorge Lorenzo (Ducati Team), com 1’37.969, e fecha com Alex Rins (Team Suzuki ECSTAR), com 1’37.984. Entre estes está Marc Márquez, segundo no campeonato de pilotos, que abriu a Q2 no topo da tabela mas que, no final, obteve apenas o quinto melhor tempo, 1’37.977.

Andrea Dovizioso (Ducati Team), líder do campeonato de pilotos, com 46 pontos, obteve o oitavo melhor tempo, 1’38.029.

Andrea Iannone (Team Suzuki ECSTAR) ficou em 7.º lugar na lista dos mais rápidos com 1’37.987.

Seguem-se os pilotos Danilo Petrucci (Alma Pramac Racing), com 1’38.086; Valentino Rossi (Movistar Yamaha MotoGP), com 1’38.267; Maverick Viñales (Movistar Yamaha MotoGP), com 1’38.281 e a fechar o top 12, Jack Miller (Alma Pramac Racing), com 1’38.522.

O Grande Prémio Red Bull de Espanha realiza-se este domingo, às 13h00, antes realiza-se a prova de Moto3, com início às 10h00 e a prova de Moto2, às 11h20.


Moto2: Miguel Oliveira terminou qualificação mais cedo

No fim-de-semana que não esquecerá por ter assinado contrato com a equipa Tech3/KTM, que lhe garante um lugar no Campeontao de MotoGP 2019, Miguel Oliveira sofreu alguns revezes na qualificação para o Grande Prémio Red Bull de Espanha, não conseguindo melhor que o 14.º tempo, o que o coloca na quinta linha da grelha de partida.

Este facto não será limitador para o piloto português, já habituado a arrancar do meio do pelotão, e a acabar num lugar do pódio. Por isso devemos esperar este domingo, mais uma corrida cheia de emoção, por parte de Miguel Oliveira.

O melhor tempo que conseguiu 1’42.573 foi obtido no início da qualificação e, acabou por ser o seu melhor tempo nos dois dias de preparação da prova.

Mas, o desaire de Miguel Oliveira não se ficaria por aqui. A poucos minutos do fim do período de qualificação, o jovem viu-se obrigado a regressar à box mais cedo devido a queda na curva 9.

No final da sessão Miguel Oliveira mostrou-se optimista: “Tenho ritmo de corrida para amanhã (domingo, 6 de maio), e posso ser consistente e não cometer muitos erros, mas tenho perdido um pouco de velocidade até agora neste final de semana. A moto está a funcionar muito bem e a equipa ajudou-me muito a melhorar. Se tivesse conseguido ir dois décimos mais rápido teria garantido um lugar três filas mais à frente. Amanhã vamos tentar ganhar o máximo de posições possíveis e evitar incidentes na primeira curva. No final da corrida vai estar muito calor e o nível vai cair muito, penso que é uma questão de ser consistente e fazer o máximo a cada volta, a cada décimo, para subir tantos lugares quanto pudermos. Espero que possamos fazer isso e conseguir um bom resultado”.

A pole-position foi conquistada por Lorenzo Baldassarri, da Pons HP40, com o tempo 1’41.925, que também constitui um novo recorde da pole-position, na pista espanhola. Na primeira linha da grelha estão ainda o espanhol Alex Marquez (EG 0,0 Marc VDS) e o italiano Francesco Bagnaia (SKY Racing Team VR46), todos em Kalex.

A prova de Moto2 tem início marcado para as 11h20.


Quadro Qualificação MotoGP

Quadro Qualificação Moto2

Quadro Qualificação Moto3

Grande Prémio Red Bull de Espanha – Circuito de Jerez – Angel Nieto – Espanha

Inaugurado em: 1986
Comprimento: 4,4 km
Curvas: 5 à esquerda; 8 à direita
Largura: 11 m
Reta maior: 607 m
Distância prova MotoGP: 110,6 km (25 voltas)
Distância prova Moto2: 101,7 km (23 voltas)
Distância prova Moto3: 97,3 km (22 voltas)
Melhor volta: 1:37.910 – Jorge Lorenzo, 2015
Velocidade média: 157,6 km/h
Velocidade máxima: 295,9 km/h

 

#TablierMagazine

Fonte: MotoGP / Ajo Motorsport / Francesco Bagnaia Twitter / Lorenzo Baldassarri Facebook

Related posts