Os lendários pilotos de corrida da Jaguar, Andy Wallace e Davy Jones, juntaram-se à equipe de desenvolvimento de operações especiais (SVO) no Goodwood Motor Circuit, declarando o novo Jaguar XE SV Project 8 “absolutamente impressionante” e “vencedor” após teste na rápida e exigente pista do Reino Unido.
“A maioria dos carros homologados para estrada é uma grande decepção, mas o Projeto 8 é realmente algo diferente. É absolutamente surpreendente como está construído, dando sempre a sensação que estamos ao volante de um autêntico carro de corrida. O carro pede para ser puxado com mais força, pede que se continue a puxar mais e mais. As ondulações da pista de Goodwood não perturbam o seu comportamento, ele apenas se agacha, sentindo-se totalmente à vontade, o que nos deixa felizes já que permite calcar o acelerador mais cedo. Isso inspira imediatamente confiança.”
ANDY WALLACE
O Projeto 8 apresenta um novo sistema de Travões Carbono Cerâmicos (CCB – Carbon Ceramic Brakes), incorporando a mais recente tecnologia disponível. Deste modo, proporciona uma sensação consistente no pedal de travagem, sendo resistente e proporcionando eficácia por muito tempo, sob as condições mais exigentes de utilização. Não será alheio a este facto, o recurso a um líquido de travões sintético, adequado para utilização em competição (SRF – Synthetic Racing Fluid).
“O pedal de travão é fantástico. É absolutamente linear e permite sentir tudo o que está a acontecer. A direção também é brilhante. Sinto que estou perante um carro que foi desenvolvido durante dias e dias, horas e horas, de testes. Não é por pura ‘sorte’ que se consegue algo tão bom como isto. Qualquer um pode construir um carro rápido mas construir um carro rápido que seja tão bom – isso é uma grande conquista.”
ANDY WALLACE
“Estou habituado a pilotar carros de corrida poderosos. Mas este parece muito rápido. A aceleração absoluta não me pareceu assim tão diferente da de um protótipo de corrida com 700bhp – e isso, realmente, deixou-me surpreendido. É certamente o melhor carro de corrida da Jaguar que eu conduzi desde os protótipos desportivos da Jaguar nos anos 80 e 90.”
DAVY JONES
Com tecnologia automóvel de topo a nível mundial, o Project 8 possui painéis de fibra de carbono, aerodinâmica ajustável, uma suspensão específica com altura e camber ajustáveis e é o primeiro carro de estrada com rolamentos de cerâmica, como os F1. É também o primeiro Jaguar com um modo Track (Circuito) dedicado que ativa eletronicamente as configurações melhor adaptadas ao uso em pista.
“Não há rolamento da carroçaria, existe sempre muita aderência, a travagem é incrível. Quando abordamos uma curva, a frente aponta para dentro, e logo que pisamos o acelerador todo o carro quer endireitar e sair da curva. Não faz nada imprevisível ou que assuste quem conduz. É um automóvel de condução muito acessível. As [8 velocidades automáticas] são muito precisas e rápidas.”
DAVY JONES
O Jaguar Project 8, homologado para condução em estrada, atingirá 200 mph * e é o três volumes de quatro portas mais rápido do mundo, tendo realizado no Nürburgring Nordschleife o tempo recorde de 7min21s23. Estão previstos testes finais nos circuitos de Portimão, em Portugal e no Motorland Aragón, em Espanha, bem como na pista de Laguna Seca na Califórnia, EUA. A montagem dos Project 8 será manual e limitada a um máximo de 300 carros tendo início previsto para junho, no Centro Técnico de Operações de Veículos Especiais da marca.
O Jaguar XE SV Project 8 estará disponível em duas configurações: Quatro lugares ou Track Pack – com peso aligeirado e configuração de apenas dois assentos (o Track Pack é uma opção não disponível em todos os mercados e tem um custo extra). O Projeto 8 custará £149.995, no Reino Unido, e as entregas terão início no verão de 2018.