Numa altura em que a sinistralidade nas estradas assume, infelizmente, novo protagonismo – conhecidos que são os aumentos do número de acidentes e do número de baixas decorrentes, em Portugal, comparando com igual período no ano anterior – não se descortinam medidas importantes para combater a situação. Parece-nos que resta a tecnologia para minimizar estas perdas, já que muitos dos que conduzem continuam a desrespeitar os outros, as leis e até o bom senso.
A visibilidade é, desde sempre, um elemento crucial em termos de segurança. Ver e ser visto pode ser “a diferença”, sobretudo se for atempadamente. Quantos de nós, sobretudo de mota, não sentiram já calafrios quando o veículo que circula em frente não sinaliza a mudança de direção, ou quando não tem os sinais de stop funcionais e trava, ou mesmo quando circula em condições de fraca visibilidade sem qualquer preocupação com a iluminação adequada. Convenhamos que a maioria dos condutores tem preguiça e não usa o pisca, sobretudo em rotundas, e não é comum autoridades preocuparem-se em demasia com essa fiscalização. Acreditamos que alguns condutores nem saberão que podem ser autuados por não fazer uso desse recurso.
E, se durante a condução é fácil encontrar comportamentos relaxados, em termos de prevenção, estamos ainda mais longe do que seria desejável. Um exemplo: quantos condutores, em Portugal, possuem um conjunto de lâmpadas de substituição de acordo com a sua viatura – mesmo sabendo que, alguns automóveis, complicam o que devia ser uma tarefa fácil, tornando inútil o dito kit sem ferramentas adequadas. Felizmente, os avanços na tecnologia de iluminação são elevados, a duração destes sistemas tem aumentado e muitas outras ajudas ao condutor têm surgido. Sendo certo que as novidades equipam em primeira-mão os modelos de topo, também sabemos que rapidamente se tornam opções nas gamas mais acessíveis e todos lucramos com isso.
Os modelos da Maserati Ghibli GranLusso e GranSport estão agora equipados com novos faróis completamente em LED que acentuam ainda mais a impressionante aparência da Maserati, melhorando significativamente a visibilidade e oferecendo uma vida útil notavelmente mais longa. Iluminação adaptativa, consoante as condições meteorológicas, a velocidade ou o tipo de via, são funcionalidades que fazem uma enorme diferença. Comparando com a iluminação bi-xenon, a visibilidade foi melhorada em 20%, a iluminação em estrada foi aumentada em 55 metros e a longevidade das lâmpadas garante agora, aproximadamente, o dobro da duração – além de consumirem menos e, portanto, contribuírem para menos emissões poluentes, neste caso. Os novos faróis LED MATRIX incluem ainda uma tecnologia anti-encadeamento, que permite todos os benefícios indicados sem afetar os condutores dos veículos que se aproximam.