F1: LEWIS HAMILTON VENCE UM INTENSO GP DO AZERBEIJÃO

Lewis Hamilton (Mercedes) venceu este domingo o Grande Prémio do Azerbeijão, uma corrida que desde a primeira à última volta foi a mais intensa das quatro que se realizaram este ano.

Lewis Hamilton

O segundo lugar do pódio coube a Kimi Raikkonen (Ferrari) e o terceiro para ao esforçado Sergio Perez (Force India). Com esta conquista Lewis Hamilton assume a liderança do Campeonato Mundial de Pilotos com 70 pontos, seguido por Sebastian Vettel, com 66 pontos e Kimi Raikkonen, com 48 (ambos em Ferrari).

A atribulada história do Grande Prémio do Azerbeijão

Baku. Luzes vermelhas apagam-se. Acendem-se as verdes. Motores em aceleração e o pelotão arranca para o Grande Prémio do Azerbeijão. Sebastian Vettel ataca e sai na frente. Mais atrás, a meio do pelotão. Nem tudo corre bem. O circuito de Baku é estreito e a vontade da maioria, se não de todos é galgar algumas posições no arranque. Mas, isso às vezes causa alguns dissabores. Foi o que aconteceu. Um toque – após o arranque – entre Esteban Ocon e Kimi Raikkonen. O Force India pára junto às barreiras o Ferrari consegue prosseguir. O Safety Car entra em pista.

Kimi Raikkonen

As ondas de choque deste toque atingem ainda o McLaren Mercedes de Sergey Sirotkin que fica com o carro parado e, tal como Esteban Ocon fica fora da corrida. Entretanto, Kimi Raikkonen vai à box e muda os pneus ultramacios para macios. Ainda devido a este incidente Fernando Alonso fica com dois furos o que o obriga a ir à box trocar de pneus.

Retomada a corrida Sebastian Vettel volta a arrancar bem e mantem a liderança. Carlos Sainz luta com os Red Bull e Kimi Raikkonen surge na 12.ª posição. Muito para palmilhar. [Estava longe de pensar que acabaria no segundo lugar do pódio].

Tudo parece correr bem para o Ferrari #5. Sebastian Vettel domina. Max Verstappen e Carlos Sainz lutam pelo 4.º lugar. Os pilotos da frente destacam-se. Lewis Hamilton faz a volta mais rápida (volta 9), começa a encher os espelhos retrovisores de Sebastian Vettel. E Valtteri Bottas começa a “escavar um fosso” para o 4.º lugar.

O certo é que se aproxima o período de “dança” nas boxes e tudo pode mudar.

A corrida continua, com alterações de posição entre os lugares 6 e 7, ou seja entre Nico Kulkenberg e Daniel Ricciardo.

A sina dos Red Bull

Max Verstappen com 10 voltas concluídas tem problemas no Red Bull. Carlos Sainz e Niko Hulkenberg passam o Red Bull que cai para 6.º. Niko Hulkengerg comete um erro, derrapa com a traseira e bate num muro. Consequência: roda destruída. A corrida para o Renault acabou na volta 11.

As picardias na Reb Bull começam. Daniel Ricciardo e Max Verstappen não se entendem em pista. Ricciardo tenta ganhar posição a Verstappen, mas este inteligentemente “fecha a porta” e as rodas dos Red Bull tocam-se.

Enquanto isso, mais à frente Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas continuam a liderar o grande prémio, com uma curiosidade: os dois primeiros vão alternando nos tempos de volta mais rápida. Ora agora é minha, ora agora é tua.

Mas, Lewis Hamilton soma alguma vantagem e aproxima-se do Ferrari #5. Isto na volta 20. Duas voltas mais tarde… travagem mal calculada e o trabalho realizado pelo inglês para conseguir aproximar-se de Sebastian Vettel cai por terra e de repente surge um “fosso” de 7,6 segundos. Resultado. A Mercedes chama Lewis Hamilton à box para troca de pneus. Sai com macios e cai para a 3.ª posição.

Voltemos (volta 27) a Daniel Ricciardo e Max Verstappen. O primeiro ataca para tentar obter a 4.ª posição, mas o segundo consegue segurar o lugar. Oito voltas passadas Daniel Ricciardo passa finalmente Max Verstappen. Assume a 4.ª posição, mas ainda têm os dois de cumprir paragem na box para troca de pneus. O primeiro a ir trocar pneus é Daniel Ricciardo, sai com ultramacios e Max Verstappen vai logo de seguida e faz a mesma troca, mas a estratégia faz com que regresse à pista em 4.º lugar, logo, à frente do colega de equipa.

E o inesperado acontece (volta 39) os dois Red Bull, chocam e ficam fora de prova. O que aconteceu é que Max Verstappen “fechou a porta” pelos dois lados da pista (fez um pequeno ziguezaguear, puxa o carro ligeiramente à esquerda e depois para a direita), a Daniel Ricciardo que na zona de travagem não consegue abrandar e acaba por bater no colega de equipa. O Safety Car entra em pista pela segunda vez. Mais uma vez os Red Bull não chegam ao fim de uma prova.

Estratégias de ida à box alteram-se

Com o Safety Car em pista as estratégias de troca de pneus, pelas equipas da frente do pelotão, fica na ordem do dia. Sebastian Vettel e Valtteri Bottas são chamados a trocar de pneus e ambos regressam à pista com pneus ultramacios. Só que Valtteri Bottas sai à frente de Sebastian Vettel. Ambos estão atrás do Safety Car.

Nesta altura a tensão é muita. Os carros reagrupam-se e mais uma vez o inesperado acontece. Romain Grosjean (Haas Ferrari) bate numa parede quando ziguezagueava para manter a temperatura nos pneus. Azelhice…

E, quando faltam 6 voltas para o final do Grande Prémio do Azerbeijão, as coisas estão diferentes para o Ferrari #5 que se encontra entre os Mercedes de Valtteri Bottas (1.º) e Lewis Hamilton (3.º). Kimi Raikkonen (Ferrari) é o 4.º.

O Safety Car sai e a corrida recomeça, mais uma vez. Só que agora é Valtteri Bottas que sai na frente de Sebastian Vettel que falha uma travagem. Resultado cai para 4.º lugar, sendo passado por Lewis Hamilton e pelo colega de equipa Kimi Raikkonen.

Mas, mais surpresas acontecem.

A duas voltas do final, quando tudo já parecia adquirido, isto é, com Valtteri Bottas e Lewis Hamilton a segurarem os dois lugares mais altos do pódio, rebenta o pneu traseiro do lado direito do Mercedes de Bottas.

Sergio Perez

Nova reviravolta. Lewis Hamilton assume o comando e Sebastian Vettel, com os pneus ultramacios em muito mau estado acaba por ser ultrapassado por Sergio Perez (Force India) que assume a 3.º posição.

A uma volta do fim Sebastian Vettel tudo faz para recuperar. Mas o carro, ou melhor, a aderência dos pneus não ajuda e o líder do campeonato perde a liderança para Lewis Hamilton, que vence o Grande Prémio do Azerbeijão, e assume o lugar cimeiro da classificação de pilotos, com 70 pontos.

 

Próxima prova: Grande Prémio de Espanha Emirates 2018 realiza-se de 11 a 13 de Maio no Circuito de Barcelona – Catalunha.

 

Classificação Grande Prémio do Azerbeijão

Classificação de Pilotos

Classificação Construtores

#TablierMagazine

Fonte: F1.com / Ferrari / Daimler | Fotos: Mark Sutton / Sutton Images

Related posts