VOLKSWAGEN APRESENTOU O SUPER DESPORTIVO ELÉTRICO ID R PIKES PEAK

Uma nova era, no automobilismo, começa para a Volkswagen. A marca revelou, este domingo, o super desportivo totalmente elétrico, ID R Pikes Peak. Com 500 kW (680 hp), 650 Nm de binário e menos de 1100 kg, o super desportivo fará a icónica subida de Pikes Peak, em Colorado Springs, EUA, no próximo dia 24 de junho. O objetivo é vencer o atual registo de 8’57.118 minutos para carros elétricos na “Race to the Clouds”.

Para alcançar este objetivo, super desportivo cumpre o sprint 0 a 100 km/h em 2,25 segundos sendo mais rápido que os carros de Fórmula 1 e Fórmula E. O ID R Pikes Peak foi revelado em Alès, França.

 

Atingir o auge da eletromobilidade com a família ID

 

“O objetivo da Volkswagen é atingir o auge da eletromobilidade com a família ID. Como tal, o envolvimento da Volkswagen no Pikes Peak não define apenas a tendência para o nosso futuro no automobilismo”, disse Frank Welsch, membro do Conselho de Administração da Volkswagen, responsável pelo desenvolvimento. “Os clientes sempre beneficiaram das descobertas feitas no automobilismo e esperamos agarrar essas descobertas e usá-las como um ímpeto valioso para o desenvolvimento de futuros modelos. A subida da colina Pikes Peak será definitivamente um verdadeiro teste”.

“O carro parece fantástico e há algumas semanas que atrai o interesse dos media e dos canais de media social”, disse Jürgen Stackmann, membro do Conselho de Administração da Volkswagen Passenger Cars, responsável por Vendas, Marketing e Pós-vendas. “Este projeto mostra mais uma vez que a Volkswagen está no caminho certo com estratégia para a mobilidade eletrónica e a introdução da família ID”.

O objetivo principal ao desenvolver o Volkswagen ID R Pikes Peak foi encontrar o equilíbrio ideal entre capacidade de energia e peso. O foco não era, como é geralmente, no caso dos carros de corrida, o desempenho máximo. O protótipo da Volkswagen traz dois selos de qualidade no seu nome. O “R” que é sinónimo de carros de desempenho. E o “ID – o símbolo da tecnologia inteligente da Volkswagen.

Tal como acontece com o sensacional bimotor Golf que assumiu o desafio Pikes Peak em 1985, 1986 e 1987, os engenheiros optaram por uma solução com duas unidades de potência. O ID R Pikes Peak possui dois motores elétricos, gerando uma capacidade de sistema de 500 kW (680 hp).

O piloto de classe mundial Romain Dumas estará ao volante na tentativa de quebrar o recorde existente de carros elétricos. O francês de 39 anos adora este tipo de desafio. Além de três vitórias em Pikes Peak, também venceu as 24 Horas de Le Mans duas vezes. Coincidentemente, Dumas, que nomeia a lenda do automobilismo Jacky Ickx como seu ídolo, nasceu em Alès.

Pikes Peak começa a 2862 metros acima do nível do mar, tem 1440 metros verticais de escalada, 156 curvas, 100 por cento de asfalto e apenas é permitida uma única tentativa – não apenas a tecnologia e o motorista devem estar na sua melhor forma ao tentar estabelecer um novo recorde para carros elétricos, a 24 de junho de 2018, as condições atmosféricas também têm de ser tidas em conta, num pico que nos finais de junho pode experimentar temperaturas frias.

 

#TablierMagazine

Fonte: Volkswagen

Related posts