MOTO2: SEGUNDO PÓDIO CONSECUTIVO PARA #44 MIGUEL OLIVEIRA

MOTOGP: Marc Marquez continua o reinado por terras americanas

A corrida de MotoGP teve polémica na fase das qualificações, mas a prova em si conta-se assim: Marc Marquez saiu da 4ª posição da grelha após ter feito a pole position, penalizado devido a um bloqueio a Maverick Vinãles na qualificação. Isso não foi suficiente para quebrar a sua hegemonia de vitórias no COTA (Circuit of the Americas). Arrancou bem, diretamente para a segunda posição, ganhando a primeira ao fim de uma volta atrás de Andrea Iannone. Depois distanciou-se e pode cortar a fazer uma vénia do alto dos seus cerca de 8 segundos de avanço – que manteria se não fosse o teatral final que protagonizou.

No pódio, fizeram companhia Maverick Viñales que largou mal mas conseguiu recuperar até à 2ª posição.

A terceira posição coube a Andrea Iannone que muitos fãs do Valentino Rossi ainda pensaram ver ultrapassado pelo “The Doctor”, mas o esperado ataque não veio a acontecer e o ídolo italiano concluiu em 4.º. Na parte inicial da corrida , Rossi lutou com Zarco, e até com Viñales, e viu-se o ‘rapazinho’ de 39 anos a mostrar que ainda não se entregou.

Andrea Dovizioso, depois de uma árdua batalha com Johann Zarco, passou o xadrez em quinto, mantendo-se agora na frente do campeonato com mais um ponto do que o Rei do COTA, Márquez, que não só pole ‘posicionou-se’ como venceu as últimas 6 vezes em Austin, somando mais 3 vitórias em Indy e uma outra em Laguna Seca perfazendo 10 vitórias consecutivas na América.

Tito Rabat faz uma excelente corrida, terminando em 8.º lugar, imediatamente atrás do compatriota lesionado de ‘fresco’ Dani Pedrosa, que correu com 2 parafusos no pulso, operado há uma semana, e com 2 ‘picas’ antes da corrida para suportar as dores.

O ex-líder do campeonato mundial, Cal Crutchlow, sofreu uma queda sem outras consequências que não cortar em 19º – lutava pelo 6.º quando caiu.

A seguir, o grande circo das motas muda-se para o continente europeu e a próxima etapa acontece, dentro de duas semanas, em Jerez de la Frontera, mesmo aqui ao lado. Muito boas perspetivas, em termos de competição, agora que parece que as Yamaha estão no caminho certo para resolver os seus problemas, as Honda continuam muito fortes, senão as mais fortes máquinas em competição, e a Suzuki volta a aparecer no pódio.

Muito mau foi ver a quantidade de quedas, aparentemente, por problemas de sujidade e falta de aderência, bem como as fortes ondulações em certas zonas da pista – que também provocaram baixas.

Quadro da Classificação MotoGP


#44 Miguel Oliveira: recupera nove lugares e termina no pódio

O “nosso” piloto, na Red Bull KTM Ajo, subiu nove lugares no Circuito das Américas para conquistar o seu segundo 3.º lugar consecutivo. O seu colega de equipa, Brad Binder, reclama um duro 6.º lugar, depois de muita luta e, talvez, algum excesso.

Partindo da quarta e da sexta linhas, Oliveira e Binder não tiveram a vida facilitada. Saíram bem, completando a primeira volta em oitavo e nono lugar, respectivamente. A partir daí, o nosso português começou a ganhar lugares à medida que as voltas passavam. O momento chave na sua corrida, depois de se desembaraçar das habituais picadinhas e ultrapassagens de quem está na luta, chegou a 8 voltas do final, quando o #44 passou para terceiro lugar. Com pista aberta, e a grande distância de Bagnaia e Marquez que viveram um duelo interessante, Oliveira mostrou o que vale, sem estar numa Kalex. Certo como um cronógrafo de precisão preparado pelos melhores artesãos relojoeiros suiços, foi cortando a distância rodando mais rápido que os primeiros. Tivesse a prova mais 2 voltas e, provavelmente, a posição do Miguel seria outra, melhor.

Binder, que chegou a andar na frente de Miguel Oliveira, expôs-se mais, num circuito tremendamente físico e sobre calor elevado. Depois de ultrapassado ainda seguiu o companheiro de equipa, mas acabou por ficar preso na luta pelo quarto lugar com outros quatro pilotos.

Bagnaia soube contrariar a genética de Marquez, que parecia ter tudo preparado para conseguir a vitória, mas a SKY Racing Team VR46 levou a melhor, desta vez.

Previsível e desejável será o apoio a Miguel Oliveira, dentro de 2 semanas, em Espanha, apoio que poderá enfermar da coincidência do calendário com as festas académicas pelo país. Após as três primeiras corridas da temporada, Miguel Oliveira entrará no GP da Espanha da Red Bull, em Jerez, no dia 6 de Maio, na quarta posição geral, com 43 pontos. Força Miguel!


Quadro da Classificação Moto3

#TablierMagazine

Fonte: MotoGP.com
Fotos: MotoGP.comAjo Motosport 

Related posts